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Microturnos: A Tendência da Geração Z para Equilíbrio no Trabalho

Redação Informe ES

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no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

A Geração Z está definindo mais uma tendência no mundo do trabalho: os microturnos. Jornadas de até seis horas ganham espaço como uma forma de oferecer flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, permitindo aos profissionais conciliar demandas como cuidados com a família, estudos ou múltiplos empregos.

Um novo relatório da Deputy, plataforma global de gestão de trabalho que usa inteligência artificial para otimizar escalas, controle de ponto e produtividade, revela que a demanda por esse tipo de flexibilidade é mais forte entre os jovens. A maioria dos adeptos aos microturnos pertence à Geração Z (51,5%), segundo o levantamento, que analisou 41 milhões de turnos e 278 milhões de horas trabalhadas por quase 430 mil profissionais por turno.

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Embora os dados indiquem uma maioria jovem entre os adeptos desse modelo, a tendência vai além da Geração Z. “Estamos vendo turnos mais curtos também entre os Baby Boomers. Isso indica que os microturnos não são apenas uma moda passageira, mas uma mudança geracional”, diz Silvija Martincevic, CEO da Deputy. Para a executiva, jornadas mais curtas não significam menos trabalho. “Trabalhar com microturnos é trabalhar de forma mais inteligente.”

Entre os adeptos da tendência, as mulheres são maioria, mas continuam concentradas em empregos de menor remuneração. Jovens mulheres (68% da Geração Z e 25% de Millennials) são as que mais acumulam empregos, tentando equilibrar as contas em meio a pressões econômicas e necessidades familiares.

O relatório indica que os microturnos são mais populares nos setores de hospitalidade e serviços, onde há menos restrições regulatórias em comparação com áreas como a saúde. Os dados também indicam que as mulheres estão migrando para setores tradicionalmente masculinos, como logística.

Por que os microturnos ganham força

Três grandes fatores explicam a ascensão dos microturnos, explica a CEO. O primeiro é a pressão econômica em diferentes países ao redor do mundo, que leva mais pessoas a acumularem empregos. “Um em cada cinco profissionais da Deputy tem mais de um emprego. Isso mostra que os turnos curtos e flexíveis não são apenas convenientes, são essenciais.”

O segundo fator é a tecnologia, que finalmente começa a se alinhar com a realidade da vida moderna. “Hoje, as empresas podem oferecer jornadas personalizadas em larga escala”, afirma. A IA tem um papel central nesse processo. “Nossos dados mostram que 45% dos profissionais dizem ter mais equilíbrio entre vida pessoal e trabalho graças à automatização com IA.” No varejo e na logística, 82% das grandes empresas já usam ferramentas para otimizar operações e aumentar a satisfação dos colaboradores.

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O terceiro impulsionador é a crescente demanda por serviços presenciais e de cuidado humano — como saúde (+8,9%), cuidados com idosos (+3,8%) e hospitalidade (+5,2%) — especialmente entre famílias de alta renda. Esse cenário abre espaço para funções que vão além da instabilidade dos “bicos” da Gig Economy (que contempla formas flexíveis de trabalho, como freelancers e trabalhos mediados por plataformas). “Essas mudanças criam novas possibilidades para cuidadores, pais, estudantes e qualquer pessoa que queira ter mais controle sobre seu tempo.”

Microturnos em tech

No setor de tecnologia, os microturnos já existem há algum tempo, embora com motivações diferentes. “Profissionais bem-sucedidos da área de tecnologia sempre adotaram algo semelhante”, afirma Paul Farnsworth, presidente da Dice, plataforma de carreiras em tech. “Eles envolvem mudanças intencionais e pontuais na carreira, seja aprendendo uma nova habilidade ou ajustando hábitos de trabalho.”

Farnsworth destaca que, há décadas, profissionais do setor vêm atualizando suas habilidades continuamente para acompanhar o ritmo acelerado da indústria. “Isso vale especialmente para os que estão começando na área — recém-formados ou egressos de bootcamps — que precisam lidar com pressões financeiras, aprendizado contínuo e a necessidade de experiência prática.”

O que esperar dessa tendência

Para ele, o modelo de jornada reduzidas permite que profissionais adquiram novas competências, testem diferentes áreas e ganhem experiência prática, sem abrir mão da flexibilidade necessária no início da carreira. “Com o avanço da IA, essa necessidade de aprendizado contínuo e de adaptação constante se tornou mais relevante do que nunca.”

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À medida que o conceito de trabalho evolui, Martincevic, CEO da Deputy, prevê que empresas que adotarem modelos mais flexíveis estarão melhor preparadas para atrair e reter os talentos do futuro. “Além de responder à demanda crescente por flexibilidade, os microturnos podem gerar um impulso de 5% a 10% na economia americana — cerca de US$ 2,1 trilhões (ou R$ 12 trilhões) — com o aumento da participação da força de trabalho.”

A executiva acrescenta que profissionais remotos já operam com essa lógica: levantam da mesa para colocar roupas na máquina de lavar, pegam os filhos na escola e depois voltam ao computador para encerrar o expediente. “Com uma mudança nas regulamentações e no sentimento dos profissionais em relação a turnos mais previsíveis e estáveis, as empresas que adotarem esse modelo mais personalizado poderão acessar um pool de talentos até então inexplorado.”

*Bryan Robinson é colaborador da Forbes US. Ele é autor de 40 livros de não-ficção traduzidos para 15 idiomas. Também é professor emérito da Universidade da Carolina do Norte, onde conduziu os primeiros estudos sobre filhos de workaholics e os efeitos do trabalho no casamento.

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Home Office Eleva Produtividade para Quase Metade dos Profissionais

Redação Informe ES

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Trabalhar de casa significa mais produtividade para cerca de metade dos profissionais brasileiros. De acordo com um novo levantamento da consultoria Michael Page, especializada em recrutamento de média e alta gerência, 48,6% afirmam render mais trabalhando de casa. Longe do barulho dos escritórios abertos, das reuniões desnecessárias e do trânsito, eles se consideram mais focados e eficientes.

A pesquisa ouviu em torno de 6,8 mil profissionais no Brasil. Entre eles, apenas 10,8% dizem que seu desempenho piora fora escritório. Para 40,5% dos entrevistados, a produtividade independe do local de trabalho.

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Os dados indicam que o modelo presencial, ainda visto por empregadores como sinônimo de comprometimento, agora disputa espaço com a crescente valorização da flexibilidade. “O grande desafio das organizações é conseguir equilibrar os objetivos e resultados esperados pela empresa com as expectativas e demandas dos profissionais”, afirma Lucas Oggiam, diretor-executivo da Michael Page.

Profissionais querem 2 dias de home office na semana

Apesar de se considerarem mais produtivos em casa, 43,2% dos profissionais seguem trabalhando presencialmente. Outros 37,8% trabalham em modelo híbrido, enquanto apenas 19,9% atuam de forma totalmente remota.

No entanto, se pudesse escolher, a maioria dos profissionais optaria por uma divisão mais equilibrada. Para 27% dos entrevistados, o modelo ideal é o híbrido, com dois dias de home office na semana. Em seguida, as preferências são trabalhar 100% remoto (24,3%) e ter três dias fora do escritório (21,6%). O modelo totalmente presencial (o mais adotado atualmente) é o que menos agrada: apenas 8,1% querem estar no escritório todos os dias. Uma pesquisa de 2024 da Deel, plataforma de contratação global, mostra que 54% dos brasileiros que trabalham presencialmente gostariam de migrar para o modelo híbrido ou remoto.

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional continua sendo um desafio, especialmente para quem vai ao escritório cinco dias na semana. Apenas 32,4% dos profissionais dizem conseguir respeitar seus próprios horários, cuidar da saúde e lidar bem com o estresse. Trabalhar de casa ajuda — apesar de não ser uma solução completa.

Presencial, híbrido ou home office: quem decide?

Entre os líderes ouvidos — 97 executivos em cargos de diretoria, presidência e C-level —, ainda persiste o impasse sobre qual é o modelo de trabalho ideal. Manter a cultura organizacional é o principal argumento para 35% dos que defendem o presencial. Já entre os adeptos do híbrido, 46% também veem benefícios da presença física para o fortalecimento das relações profissionais.

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Para Lucas Oggiam, a escolha e o sucesso de cada um dos modelos de trabalho depende de escuta ativa e adaptação das empresas: “Cabe aos líderes analisarem qual a real necessidade do trabalho presencial e encontrar soluções que engajem os colaboradores e mantenham um bom ambiente para qualquer modelo escolhido.”

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Semanas de Trabalho de 100 Horas Levam Funcionários de Bancos ao Limite

Redação Informe ES

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Wall Street, o maior centro financeiro do mundo, é um dos melhores destinos para quem tem a ambição de fazer dinheiro. Além dos salários robustos e bônus generosos, há também o prestígio de poder afirmar que se é funcionário de um banco de investimento em uma das principais instituições financeiras do mundo.

Mas esse status tem um preço: em um ambiente extremamente competitivo, jovens profissionais enfrentam a pressão constante por resultados — a ponto de trabalharem mais de 100 horas por semana para manter o emprego e se destacar.

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Apesar do prestígio e do dinheiro, para muitos, o custo mental e físico é alto. Não é incomum que trabalhem quase todos os dias da semana até tarde da noite. A atmosfera lembra um trote: alguns resistem, outros saem traumatizados.

Recentemente, uma equipe de analistas juniores do banco de investimento Robert Baird vinha trabalhando até as 4h da manhã por semanas, segundo a imprensa americana. Mas nem isso era suficiente. Os gestores disseram aos funcionários que era preciso aumentar a produtividade. Alguns se opuseram, mas foram instruídos a serem mais eficientes.

Longas jornadas para alcançar o sucesso

Em Wall Street, assim como em muitas instituições financeiras no Brasil e em outros cantos do mundo, impera a cultura do exagero: longas horas de trabalho são a norma. A pressão leva muitos profissionais, especialmente os mais jovens, ao limite —  e os resultados podem ser trágicos. Analistas já disseram que suas queixas são ignoradas. Em resposta, alguns dos maiores bancos dos EUA começaram a implementar medidas para proteger seus jovens funcionários, incluindo limitar a carga semanal a cerca de 80 horas.

Conquistar uma vaga em bancos globais como Goldman Sachs ou Morgan Stanley sempre foi uma meta cobiçada por estudantes ambiciosos e talentos em início de carreira. É tido como um passaporte certo para acumular riqueza e alcançar um elevado status social. Para muitos, atuar com fusões e aquisições, IPOs ou negociação de ações e títulos é algo estimulante e recompensador. Mas também existe um outro lado.

Noites, finais de semana e feriados no escritório

Alguns anos atrás, o Goldman Sachs foi acusado por analistas juniores de impor condições de trabalho abusivas. Na época, o New York Times relatou que 13 analistas do primeiro ano, insatisfeitos, montaram uma apresentação profissional nos moldes da empresa sobre suas experiências no banco. A pesquisa sobre “Condições de Trabalho” viralizou nas redes sociais. Os jovens afirmaram trabalhar cerca de 100 horas semanais e muitos se sentiam vítimas de abuso corporativo.

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Consequências sérias

A discussão sobre jornadas extremas e desequilíbrio entre vida pessoal e profissional ganhou força após a morte de dois funcionários do BofA (Bank of America). Leo Lukenas, um ex-militar de 35 anos e associado do banco, morreu no ano passado por uma “trombose aguda na artéria coronária”, segundo o Instituto Médico Legal de Nova York. Embora o laudo não tenha ligado diretamente a morte à carga de trabalho, um recrutador afirmou à Reuters que Lukenas dizia estar trabalhando mais de 100 horas por semana.

Outro caso foi o de Adnan Deumic, de 25 anos, operador de crédito e algoritmos do BofA em Londres. Ele sofreu um ataque cardíaco durante uma partida de futebol organizada pela empresa. Foi a segunda morte jovem no banco em poucas semanas. No entanto, também não se confirmou relação direta com o trabalho. “A morte do nosso colega é uma tragédia. Estamos abalados com a perda repentina de um jovem tão querido”, declarou um porta-voz do Bank of America. “Estamos comprometidos em apoiar totalmente a família de Adnan, seus amigos e todos os colegas que estão de luto.”

Um analista da Goldman Sachs foi encontrado morto horas depois de desabafar com o pai sobre jornadas de 100 horas semanais. Segundo o jornal Independent, Sarvshreshth Gupta, de 22 anos, morreu no estacionamento ao lado de seu apartamento, em São Francisco. As autoridades acreditam que ele tirou a própria vida após trabalhar a noite inteira e se sentir sobrecarregado pelas exigências.

Formado pela Universidade da Pensilvânia e nascido em Nova Délhi, na Índia, ele disse ao pai: “Esse trabalho não é para mim. É trabalho demais e tempo de menos.”

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Problemas de saúde crescentes

A competição acirrada, os prazos constantes, o clima agressivo e o estresse elevado têm sido associados a transtornos mentais e burnout entre profissionais do setor financeiro, com muitos considerando deixar o emprego por causa do impacto à saúde.

O Business Insider relatou casos de jovens funcionários de bancos hospitalizados por problemas cardíacos. O cardiologista londrino Arjun Ghosh disse ter observado um aumento de 10% em paradas cardíacas entre profissionais do setor com menos de 30 anos na última década.

Para lidar com o estresse e a privação de sono, alguns recorrem ao uso de substâncias, o que agrava ainda mais os problemas de saúde. Essa cultura de trabalho também dificulta a retenção de talentos, já que muitos procuram ambientes mais saudáveis e com melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Após as mortes no BofA, Jennifer Piepszak, copresidente do banco comercial e de investimentos do JPMorgan, disse aos investidores: “Nada, absolutamente nada, é mais importante do que a saúde e o bem-estar dos nossos funcionários. Estamos cientes desses casos e eles são trágicos e profundamente tristes.”

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Medidas em andamento

Em resposta às crescentes preocupações com a cultura de trabalho abusiva no setor financeiro, gigantes como JPMorgan e Bank of America implementaram medidas para conter as jornadas excessivas.

O JPMorgan limitou a carga semanal a 80 horas para a maioria dos analistas juniores. Já o BofA passou a usar uma nova ferramenta de controle de ponto para monitorar o volume de horas trabalhadas, segundo o Wall Street Journal.

“Reconhecemos que nossos profissionais estão muito ocupados, pois o volume de negócios está em níveis históricos”, comentou um porta-voz do Goldman Sachs.

De acordo com a Reuters, a liderança do JPMorgan se reuniu com o RH para tratar do tema, e o CEO Jamie Dimon reforçou o foco do banco em iniciativas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

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*Jack Kelly é colaborador sênior da Forbes USA. Ele é CEO, fundador e recrutador executivo da WeCruitr, uma startup de recrutamento e consultoria de carreira.

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Ex-Presidente do BC, Campos Neto Será Vice-Chairman do Nubank

Redação Informe ES

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

O Nubank anunciou nesta terça-feira (6) a nomeação de Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central, como vice-chairman da companhia e chefe global de políticas públicas.

O executivo assumirá os cargos em 1º de julho, após cumprir os seis meses de quarentena previstos pela legislação brasileira.

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Campos Neto irá se reportar diretamente a David Vélez, fundador e CEO do Nubank. Entre suas atribuições, será responsável por apoiar a expansão internacional da fintech, fortalecer o relacionamento com reguladores financeiros ao redor do mundo, representar a Nu Holdings em fóruns e conselhos internacionais e aprimorar a análise econômica e de risco nas operações do banco digital no Brasil e na América Latina. Ele também deve contribuir na formulação da estratégia de longo prazo da companhia.

Além da função executiva, Campos Neto ocupará uma cadeira como membro não independente no conselho de administração da Nu Holdings. O executivo já comunicou à CEP (Comissão de Ética Pública) sua intenção de integrar o Nubank após o término da quarentena.

Com bacharelado e mestrado em economia pela UCLA (Universidade da Califórnia), Campos Neto tem mais de duas décadas de experiência no setor financeiro. Foi presidente do Banco Central de 2019 até o fim de 2024 e, antes disso, atuou em cargos de liderança em instituições como Santander, Claritas Investments e Bozano Simonsen.

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