Segurança Pública
Governo do Estado do ES entrega 115 novas viaturas semiblindadas à Polícia Militar

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, realizou, na manhã desta terça-feira (05), a entrega de 115 novas viaturas semiblindadas à Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Com investimento total de R$ 21 milhões, a aquisição fortalece o policiamento ostensivo e amplia a proteção das guarnições nas regiões capixabas. A entrega faz parte de um conjunto de ações do Governo voltadas à renovação e ampliação da frota da corporação, contribuindo para um Espírito Santo cada vez mais seguro.
“Esse é um momento em que reafirmamos nosso compromisso com um Espírito Santo cada vez mais seguro, para que as pessoas possam viver em paz e realizar seus sonhos. Vamos continuar dando às nossas forças de segurança valorização e fortalecimento, para que possam seguir liderando esse processo que vivemos em nosso Estado. Quero agradecer a todos os praças e oficiais da Polícia Militar e também às demais forças de segurança pelo melhor mês de abril da nossa história, com redução em todos os crimes. Isso é resultado de muito trabalho e investimento”, afirmou o governador.
Os novos veículos, modelo Renault Duster 1.3 TCe, são equipados com motorização turbo de até 163 cavalos de potência e transmissão automática CVT, oferecendo melhor desempenho nas respostas operacionais, especialmente em ocorrências que exigem deslocamento rápido e atuação em áreas de difícil acesso. As viaturas também contam com proteção balística semiblindada e um pacote ampliado de segurança, sistema de sinalização de emergência, compartimento de custódia para conduzidos e preparação para equipamentos de comunicação.
Para o comandante-geral da PMES, coronel Ríodo Rubim, a entrega fortalece a presença das forças de segurança no Espírito Santo. “São investimentos constantes do Governo do Estado na modernização da nossa Polícia Militar. Quando oferecemos mais segurança aos policiais e melhoramos as condições de trabalho, ampliamos também a eficiência dos atendimentos prestados à população e a capacidade de resposta às ocorrências. É a presença ostensiva da PMES nas ruas”, destacou.
As novas viaturas serão distribuídas entre batalhões e companhias independentes da PMES em diferentes regiões do Estado, incluindo unidades operacionais da Grande Vitória, do interior e especializadas, como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher (CIMU).

Rio Doce
Do total de novas viaturas, 62 foram adquiridas por meio de recursos provenientes do acordo judicial de reparação dos danos causados pelo Desastre de Mariana, com aporte de R$ 11,3 milhões. Os veículos auxiliarão os trabalhos de segurança em 11 cidades capixabas diretamente impactadas pelo rompimento da barragem: Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Serra e Sooretama.
Esses recursos foram repassados ao Estado, e sua aplicação é coordenada pela Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd). O investimento amplia a cobertura do policiamento motorizado em áreas urbanas e rurais, inclusive em locais de difícil acesso, promovendo maior proximidade com a comunidade, prevenindo delitos e reforçando a sensação de segurança da população.
“Além destes recursos, a Serd e a Sesp já firmaram termos de cooperação, em 2025, para a aquisição de novos veículos para atuação na Bacia do Rio Doce. São viaturas para o Corpo de Bombeiros, para a Polícia Militar, para a Polícia Ambiental e para a Polícia Civil. Além da segurança pública, são investimentos para potencializar a fiscalização ambiental e o atendimento a emergências”, comentou a secretária de Estado de Recuperação do Rio Doce, Margareth Saraiva.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Foto: Cid Costa/Governo-ES
Segurança Pública
Linhares: Governo do ES inicia implantação de Totens de Segurança em cidades do norte e sul do estado

O Governo do Estado ampliou, nesse domingo (14), o uso de tecnologia na segurança pública com a inauguração dos primeiros Totens de Segurança no interior capixaba. Os equipamentos foram instalados em Linhares, nos pontos da Linha Verde, no bairro Lagoa do Meio, e do Mercado Municipal, no Centro da cidade.
Estes são os primeiros equipamentos implantados fora da Região Metropolitana da Grande Vitória. A iniciativa integra as ações do programa Estado Presente em Defesa da Vida e reforça a estratégia de uso de inteligência, videomonitoramento e tecnologia para proteção da população.
“Essa é uma tecnologia que deu muito certo. Inicialmente pode parecer um poste, mas é uma torre de segurança que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, com reconhecimento facial e monitoramento de placas de veículos, ampliando a presença do Estado em áreas de grande movimentação. É uma tecnologia que consolidamos na Grande Vitória e que agora estamos expandindo para o interior”, destacou o governador Ricardo Ferraço.

O primeiro Totem de Segurança do Espírito Santo foi inaugurado em julho de 2025, no município de Cariacica. Em seguida, os equipamentos foram expandidos para toda a Grande Vitória, totalizando 40 unidades em funcionamento.
Desde a implantação do projeto até a última quinta-feira (11), os Totens registraram 2.749 acionamentos por meio do botão de emergência e 73 ocorrências iniciadas pelos operadores do sistema. Nesse período, foram contabilizadas 1.061 ocorrências, incluindo casos de tentativa de homicídio, acidentes de trânsito, violência doméstica e tráfico de drogas.
Agora, o Governo do Estado dá mais um passo na construção de um Espírito Santo cada vez mais seguro, levando a tecnologia para os municípios do interior. Nesta nova etapa, serão instalados 20 Totens de Segurança nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Aracruz, São Mateus e Linhares, sendo quatro equipamentos em cada cidade.
“Os Totens de Segurança mostraram sua eficácia na inibição de crimes patrimoniais, no reforço da sensação de segurança da população, na ampliação da presença ostensiva do Estado, na comunicação direta com o cidadão e na resposta mais rápida às emergências. Agora, o governador Ricardo Ferraço leva essa tecnologia para o interior do Estado, promovendo mais segurança para os capixabas de norte a sul”, explicou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
A definição das cidades contempladas levou em consideração critérios técnicos, como densidade populacional, análise criminal e fluxo urbano. Os Totens do interior funcionam da mesma forma que os instalados na Região Metropolitana, conectados ao Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR), do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), central que funciona 24 horas por dia monitorando, analisando e processando as informações geradas pelo parque tecnológico da Segurança Pública.
Os Totens de Segurança são estruturas com quatro metros de altura, equipadas com giroflex, comunicadores de alta potência, câmeras 360 graus com transmissão em tempo real e botão de acionamento com canal direto para o Ciodes. Os equipamentos contam ainda com Inteligência Artificial capaz de realizar reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares, detecção de aglomerações, contagem e rastreamento de pessoas e objetos, entre outras funcionalidades.
Mais entregas
Durante a agenda em Linhares, o governador Ricardo Ferraço também assinou a Ordem de Início dos serviços de pavimentação em blocos intertravados no trecho entre o acesso à Rua Cataguases, a Avenida Marginal e a Penitenciária Regional de Linhares. Além disso, realizou visitas técnicas às obras da futura base do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) e da sede do 12º Batalhão da Polícia Militar.
“Também assinamos a ordem de serviço para a pavimentação de uma importante via de Linhares, melhorando a mobilidade e a segurança para quem circula pela região. Além disso, acompanhamos de perto as obras da futura base do Notaer, que será estratégica para ampliar a capacidade de resposta das nossas forças de segurança e dos serviços de emergência no norte do Estado. Visitamos ainda a construção da sede do 12º BPM, uma estrutura que vai oferecer melhores condições de trabalho aos nossos policiais e reforçar o atendimento à população. São investimentos que fortalecem a presença do Estado e contribuem para a segurança e a qualidade de vida dos capixabas”, afirmou o governador.
A obra de pavimentação contará com investimento de R$ 2,4 milhões e contemplará uma extensão de 1,68 quilômetro, contribuindo para melhorar as condições de mobilidade e segurança viária na região. As intervenções incluem pavimentação em blocos de concreto, implantação de meio-fio e obras de drenagem superficial, como bueiros, caixas coletoras e dispositivos para escoamento das águas pluviais. A execução ficará a cargo do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
Cidades
Serra amplia efetivo da Guarda Municipal; 37 novos agentes tomaram posse nesta segunda(01)

A Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra ganhou um importante reforço nesta segunda-feira (1º). A corporação recebeu 37 novos agentes, que tomaram posse para ampliar a capacidade de patrulhamento, prevenção e proteção à população em todas as regiões do município.
Com a chegada dos novos profissionais, a Guarda Municipal fortalece sua presença em diferentes frentes de atuação, como a Patrulha Escolar, a Patrulha Maria da Penha e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), além de ampliar o apoio às ações integradas com as forças de segurança estaduais.
A cerimônia, realizada nesta manhã no pátio da Prefeitura da Serra, reuniu familiares, amigos e autoridades ligadas à segurança pública e marcou mais uma etapa do processo de fortalecimento da estrutura de proteção da cidade.
O prefeito Weverson Meireles destacou que a posse integra um conjunto de investimentos realizados pela gestão municipal para ampliar a segurança e a qualidade de vida dos moradores.
“Esse é mais um passo em prol da segurança da cidade da Serra. Estamos fortalecendo nossa Guarda Municipal para ampliar cada vez mais as ações de proteção à população, com responsabilidade, planejamento e compromisso com quem vive na nossa cidade. A Guarda Civil Municipal da Serra é motivo de orgulho para todos nós. São profissionais que atuam com coragem, diálogo, acolhimento e profundo compromisso com a população”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, ressaltou que a ampliação do efetivo é resultado de planejamento e investimentos contínuos realizados pelo município.
“A Guarda é uma força essencial na proteção dos nossos bairros, escolas, espaços públicos e, acima de tudo, dos nossos moradores. Nos últimos anos, realizamos investimentos em equipamentos, viaturas, capacitações e estrutura para oferecer melhores condições de trabalho aos nossos agentes. Tudo isso é fruto de planejamento e de uma gestão comprometida com a aplicação responsável dos recursos públicos e com a segurança da população”, destacou Gracimeri.
Laís Araújo, comandante da Guarda Civil Municipal, aproveitou a solenidade para dar as boas-vindas aos novos agentes e destacou a responsabilidade da missão assumida pela nova turma.
“Essa posse marca um momento muito importante para a cidade da Serra. Os novos guardas chegam para reforçar uma corporação muito demandada pela população. A partir de agora, vocês carregam não apenas o brasão da Guarda Municipal, mas a confiança de toda a sociedade serrana. A cidade espera compromisso, responsabilidade e honra no exercício da função pública”, afirmou Laís.
Representando os guardas municipais e agentes de trânsito do Espírito Santo, o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito (Sigmates), Manoel Luís Abreu, destacou a importância da ampliação do efetivo para o fortalecimento da segurança pública municipal.
“Esse reforço é muito importante para a Guarda Municipal da Serra e para toda a população. A ampliação do efetivo faz parte de um planejamento necessário para fortalecer ainda mais a segurança da cidade e garantir melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam diariamente nas ruas”, pontuou.
A agente Marinna Bellotti, uma das novas integrantes da GCM, celebrou a conquista ao lado dos colegas e destacou a vontade de iniciar a carreira na segurança pública.
“É um momento de muita felicidade e realização profissional. Estou muito honrada em fazer parte da Guarda Municipal da Serra e contribuir com o compromisso diário de servir à população, ajudando a garantir segurança, ordem e proteção para os moradores da cidade”, disse.
Investimentos e fortalecimento da segurança
A posse dos novos agentes ocorre em um momento de ampliação da estrutura da segurança pública municipal. Recentemente, a Guarda Municipal recebeu novas viaturas para reforçar o patrulhamento e ampliar a cobertura em diferentes bairros da cidade.
A corporação também passou a contar com a Patrulha Maria da Penha, criada para fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência, e ampliou as ações da Patrulha Escolar, que atua na promoção da cultura de paz e na segurança das unidades de ensino do município.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura da Serra também reforçou o quadro do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) com a posse de 33 novos agentes, fortalecendo as ações de mobilidade urbana e segurança viária.
Fonte: Secom/PMS – Texto: João Barbosa – Foto: Samyr Dionízio
Cidades
Serra reforça capacitação de agentes de trânsito com novos equipamentos

Agentes do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra participaram, neste mês de maio, de um curso de formação para utilização de Dispositivos de Condução Eletro Incapacitante (DCEs), conhecidos popularmente como armas de choque.
A capacitação, que contemplou cerca de 40 profissionais, integra as ações de fortalecimento operacional das equipes que atuam diariamente nas ruas e avenidas do município. Com o novo curso, todos os agentes de trânsito da Serra estão aptos a operar os equipamentos.
Durante o treinamento, os agentes receberam orientações sobre o manuseio correto do equipamento, técnicas de abordagem, controle emocional e uso proporcional da força em situações de conflito.
A agente Giselly Manhães, uma das participantes da nova turma capacitada, destacou a importância da formação para a atuação dos profissionais no dia a dia.
“O curso representa um avanço importante para o trabalho do agente de trânsito nas ruas. Ele prepara o profissional para atuar em situações de conflito com mais técnica, controle emocional e segurança, tanto para a equipe quanto para a população”, afirmou.
Fábio Alves, diretor do Departamento de Operações de Trânsito, ressaltou que a qualificação amplia a capacidade de resposta das equipes em ocorrências que exigem preparo e equilíbrio.
“Esse tipo de capacitação garante que nossos agentes estejam cada vez mais preparados para atuar com responsabilidade, dentro dos protocolos operacionais. O objetivo é preservar vidas, oferecer melhores condições de trabalho para as equipes e, acima de tudo, garantir mais proteção para a população”, destacou.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, reforçou que o investimento em treinamento e tecnologia faz parte do processo contínuo de modernização do município.
“Estamos fortalecendo nossas equipes com capacitação e equipamentos adequados para que os agentes possam atuar de forma técnica e cada vez mais segura. Isso reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado à população e na proteção dos servidores”, afirmou.
O prefeito Weverson Meireles, que realizou a entrega dos novos dispositivos ao DOT, também destacou que o investimento em segurança passa pela valorização e preparo dos profissionais que atuam diretamente nas ruas.
“Estamos avançando com planejamento, tecnologia e responsabilidade para garantir uma cidade cada vez mais preparada. Investir em treinamento, estrutura e qualificação dos nossos agentes é investir em mais proteção, tranquilidade e segurança para a população da Serra”, afirmou.
Fonte: Secom/PMS – Texto: João Barbosa – Foto: Leandro Pereira

Cidades1 dia agoCariacica 136 anos: Alexandre Pires anima festa nesta sexta-feira (26)

Esporte2 dias agoSeleção do Japão é a próxima adversária do Brasil na Copa

Educação1 dia agoDesenrola: R$ 5,5 bilhões de dívidas foram renegociadas pela Caixa

Negócios2 dias agoNeymar na Copa: A Trajetória do Craque Entre Recordes e a Busca pelo Título

Negócios17 horas agoA Engenharia Por Trás da Nova Gestão de Benefícios

Geral6 horas agoSegundo avião da FAB decola neste sábado com ajuda para a Venezuela

Esporte6 horas agoInédito! Cabo Verde se torna a menor nação do Mundo a disputar mata-mata de Copa







































