Segurança
Rio tem 44 agentes de segurança mortos e 56 feridos em 2023

Desde o início de 2023, 100 agentes de segurança pública foram baleados na região metropolitana do Rio de Janeiro. Desse total, 44 morreram e 56 ficaram feridos. Segundo mapeamento feito pelo Instituto Fogo Cruzado, o caso mais recente ocorreu no dia 9 deste mês. Um policial militar de folga foi baleado durante tentativa de assalto na Avenida Brasil, na zona norte. Em média, é como se um agente fosse baleado a cada dois dias na cidade. Em 2022, o número foi alcançado no dia 7 de setembro.
Segundo o instituto, os policiais militares – responsáveis pelo policiamento ostensivo e repressivo – foram os mais atingidos, representando 77% dos agentes baleados no período: 33 deles morreram e 44 ficaram feridos.
“Quando o Estado prioriza o confronto ao invés da inteligência, infelizmente o que vemos como resultado é o elevado número de seus servidores vítimas da violência. É fundamental que políticas de preservação da vida dos agentes de segurança sejam colocadas em prática”, explicou o coordenador regional do Instituto Fogo Cruzado, Carlos Nhanga.
Mais mortes
Os números também revelam que um policial civil foi morto e seis ficaram feridos. Quatro militares do Exército morreram e um foi ferido. Os dados informam ainda que dois policiais penais morreram e três foram feridos. Dois militares do Corpo de Bombeiros morreram e um guarda municipal morreu e outro ficou ferido. Um militar da Aeronáutica também foi morto e um policial rodoviário federal acabou baleado.
A maioria dos agentes baleados estava de folga (24 mortos e 21 feridos) ou já tinham sido aposentados ou exonerados do cargo (10 mortos e dois feridos). Outros três mortos e dois feridos não tiveram o status de serviço revelado.
Carlos Nhanga disse, também, que “o estado não produz estatísticas sobre o número de agentes vítimas da violência quando estão fora do horário de trabalho e esses dados são fundamentais para entender o contexto da violência que atinge esses agentes de segurança quando estão fora das corporações”, finalizou o coordenador do Fogo Cruzado.
Fonte: AgenciaBrasil – Edição: Kleber Sampaio
Geral
Espírito Santo encerra abril com recorde histórico e menor marca de homicídios desde 1996

O Espírito Santo registrou 253 homicídios dolosos nos quatro primeiros meses de 2025. O número representa uma redução de 21% com relação a 2024, que registrou 320 casos e era, até então, o melhor resultado desde 1996. Com isso, 2025 passa a ocupar a posição de menor número de homicídios dos últimos 29 anos. Apenas no mês de abril, o Espírito Santo registrou 52 homicídios, contra 89 em 2024.
Com este resultado, o mês de abril de 2025 não só supera abril de 2024 como se torna o segundo mês com o menor número de homicídios em 29 anos, considerando todos os meses de todos os anos. O desempenho reflete uma trajetória consistente de redução da violência letal no estado, fruto das ações e investimentos realizados pelo Governo do Estado desde 2019, por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
“Estamos no caminho certo, reduzindo homicídios mais uma vez. Nesse primeiro quadrimestre, reduzimos o índice em 21%, mostrando que, com o trabalho do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e a dedicação das nossas forças de segurança, estamos alcançando nossos objetivos. Ainda temos muito desafios, mas toda conquista deve ser comemorada”, disse o governador Renato Casagrande.
A realização de concursos para recomposição de efetivo, aliada à aquisição de novos equipamentos, armamentos e viaturas e o robustecimento do parque tecnológico que trouxeram os processos investigativos para o século XXI fazem do Espírito Santo um destaque nacional na redução de homicídios.
“Seria impossível manter esta curva de redução por tanto tempo sem a atenção que o nosso governador dedica à área de Segurança Pública. É ele quem conduz pessoalmente este trabalho e o resultado é este que vemos hoje: capixabas mais seguros. Hoje temos uma polícia tecnológica, com recursos que nos colocam em posição de enfrentar e coibir a criminalidade violenta de forma eficaz. Este trabalho é contínuo e planejado, portanto, continuamos trabalhando diariamente com certeza que este é o caminho. O Espírito Santo é o Brasil que dá certo”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
Outro marco relevante é a redução da taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Em 2009, o Espírito Santo enfrentava uma taxa alarmante de 58,3 homicídios por 100 mil habitantes, uma das maiores do País à época. Em 2025, o estado rompeu uma barreira histórica: a taxa parcial calculada para o primeiro quadrimestre aponta para 18,5 homicídios por 100 mil habitantes, um novo patamar que consolida o avanço das políticas públicas de prevenção à violência.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc, destacou os motivos que levam o Espírito Santo a indicadores tão promissores na Segurança Pública. “Esses resultados são frutos da atuação conjunta e eficaz das nossas forças policiais, mas também de muito planejamento e organização da máquina pública. Um processo liderado pelo governador e que nos permite realizar investimentos robustos na infraestrutura, no aparelhamento e recomposição do nosso efetivo e em tecnologia, ampliando o tempo de resposta das nossas polícias e garantindo, cada dia mais, a melhoria da segurança pública capixaba”, afirmou.
Duboc prosseguiu: “Além disso, o avanço nos resultados também está diretamente relacionado às ações do eixo de proteção social do Programa Estado Presente, que vem sendo estruturado a partir da compreensão das condicionantes de vulnerabilidade de jovens em territórios conflagrados. A partir desse diagnóstico, temos implementado políticas integradas de prevenção à violência, fortalecimento da rede de proteção e ampliação das oportunidades para a juventude, com foco na transformação de realidades e na construção de um futuro mais seguro e justo para todos.”
Redução por regiões
Todas as cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) apresentaram redução nos registros de homicídios no mês de abril:
- Região Metropolitana: 26 homicídios em abril (contra 47 em 2024). No acumulado do ano, a região soma 117 homicídios, 26% a menos que os 158 de 2024.
- Região Norte: 9 homicídios em abril (contra 10 em abril de 2024). No acumulado, são 57 casos, contra 62 registros no mesmo período de 2024, uma redução de 8,1%. Destaque para Linhares, com 3 homicídios no mês.
- Região Sul: 3 homicídios em abril (contra 6 em abril de 2024). No acumulado do quadrimestre foram 24 homicídios, contra 33 no mesmo período de 2024 — redução de 27,3%. Alegre, Itapemirim e Anchieta não registraram nenhum homicídio no mês.
- Região Noroeste: 11 homicídios em abril, contra 17 no mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, são 44 casos, contra 47 em 2024 – redução de 6,4%. Colatina também não teve registros em abril.
- Região Serrana: 3 homicídios em abril (contra 9 em abril de 2024). No quadrimestre, 11 casos, contra 20 no ano anterior — queda expressiva de 45%. Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá zeraram os registros de homicídio em abril.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
Segurança
Projeto Recupera manda intimação e localiza suspeito de envolvimento em homicídio na Bahia

No último sábado (12), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) realizou mais uma etapa do Projeto Recupera, do Governo do Estado, recuperando mais 29 celulares e devolvendo 18 aparelhos aos seus verdadeiros donos. Com esses, o Projeto totaliza 473 celulares recuperados e 402 devolvidos aos proprietários.
O Projeto Recupera é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da PCES, dedicada à recuperação de aparelhos telefônicos roubados e furtados. Os objetivos são restituí-los aos seus legítimos proprietários, bem como combater o furto, roubo e receptação de celulares.
Os celulares roubados ou furtados são identificados por meio de ferramentas tecnológicas e localizados após o cruzamento de dados disponibilizados pelas empresas de telefonia. A partir da identificação, o usuário atual do aparelho recebe uma intimação para devolver o celular.
Entre os intimados estava um homem de 20 anos, com mandado de busca e apreensão por envolvimento em um homicídio ocorrido no Estado da Bahia. Ele compareceu à Delegacia Regional de Vitória e, durante o atendimento, a ordem judicial foi encontrada. O aparelho que estava com ele, um Iphone 13 com restrição de furto/roubo, foi recolhido.
O mandado de busca e apreensão de menor (correspondente ao mandado de prisão para pessoas maiores de idade) foi expedido pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude de Itabuna (BA), no dia 05 de fevereiro deste ano, e refere-se a um homicídio cometido quando o homem ainda era menor de idade.
O suspeito foi conduzido à Delegacia do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), onde a ordem foi cumprida. Em seguida, ele foi encaminhado ao Instituto Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A Justiça da Bahia será comunicada e decidirá se cabe transferência.
Também no último sábado (12), uma pessoa compareceu à Delegacia Regional de Vitória após receber uma notificação do Programa Celular Seguro, do Governo Federal. O usuário foi atendido pela equipe do Projeto Recupera, que confirmou que o telefone tinha registro de furto/roubo. O aparelho foi recolhido e a Polícia Civil do Espírito Santo está em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para localizar a origem do celular e providenciar a devolução ao verdadeiro dono.
Redução de roubos e furtos de celulares no Espírito Santo
O Projeto Recupera foi lançado em julho de 2024, consistindo em uma operação permanente de recuperação de aparelhos telefônicos roubados e furtados, com o objetivo de restituí-los aos seus legítimos proprietários. Em outubro de 2024, o Governo do Estado inaugurou uma sala na Delegacia Regional de Vitória destinada a atender pessoas intimadas pelo Projeto.
As ações investigativas, alinhadas ao planejamento estratégico de combate aos crimes patrimoniais, tem gerado resultados importantes na redução de roubos de celulares, com queda de quase 32% no primeiro trimestre deste ano, com relação ao ano passado. De janeiro a março de 2025, 2.338 celulares foram roubados em todo o Estado. Em 2024, foram 3.433 registros no mesmo período.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
Cidades
Ações integradas de segurança reduzem homicídios na Serra

Foram registrados apenas três homicídios na Serra em março deste ano. Em 2024, foram 14. A redução é de 78,57%
A Serra, maior cidade do Espírito Santo, conquistou um avanço histórico na segurança pública: o município teve apenas três homicídios registrados no mês de março deste ano, uma redução de 78,57% em relação ao mesmo período do ano passado. O número representa o menor índice mensal de assassinatos desde 1996, início da série histórica.
A conquista demonstra a importância do trabalho estratégico e integrado das forças de segurança da Serra e do governo do Estado para combater a criminalidade e promover a cultura de paz.

Entre as estratégias da segurança, estão o uso de tecnologia avançada, como o videomonitoramento, o foco na prevenção, a integração do trabalho entre a Guarda Civil Municipal e outros órgãos municipais de segurança com a Polícia Militar e a Polícia Civil, e o combate à impunidade.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, comemora o avanço histórico na segurança pública e reforça o compromisso da gestão em atuar de forma cada vez mais inteligente, estratégica e integrada contra a criminalidade.
“A segurança pública se constrói com presença do Estado, políticas sociais e, acima de tudo, respeito pela vida. Vamos trabalhar cada vez mais e de forma incansável para espalhar a cultura da paz e a favor da vida. Seguiremos firmes, fortalecendo parcerias, investindo em prevenção e avançando com responsabilidade. A Serra está no caminho certo, e isso é mérito de todos que acreditam e trabalham por ela”, afirma.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, argumenta que o resultado é um marco importante para a segurança da Serra. Ela defende que o trabalho das forças de segurança é direcionado a tornar a Serra cada vez mais segura e acolhedora.
“Uma boa notícia para a Serra: o menor índice de homicídios foi registrado neste mês de março. Isso é fruto do trabalho incansável das forças policiais, do Ministério Público e do Poder Judiciário, associado ao empenho das nossas Secretarias Municipais, atuando nos territórios mais vulneráveis. A segurança pública tem sido tratada com muita responsabilidade e reforçamos: a tolerância é zero contra o crime e o criminoso”, afirma.
O diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, analisa que o investimento da Serra em segurança pública, com o fortalecimento da Guarda Civil Municipal e o diálogo para integrar ações com o governo do Estado, proporcionou a conquista de redução no índice de homicídios.
“O município de Serra vem alcançando resultados históricos na redução dos crimes nos últimos anos. Em março de 2025, Serra registrou o menor número de homicídios em toda a série histórica, o melhor resultado das últimas 3 décadas. Isso é produto da responsabilidade da Prefeitura que dialoga e integra ações com o Programa Estado Presente. Além disso, a Prefeitura vem realizando o maior investimento na segurança pública, com o fortalecimento da Guarda Municipal e modernização dos mecanismos de segurança pública e comunitária! Vale lembrar que a Serra há 20 anos chegava a registrar mais de 100 assassinatos por mês”, pontua.
Os dados de segurança do mês de março estão disponíveis no Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP).
Fonte: Secom – PMS
-
Geral3 dias atrás
Espírito Santo gera 1,8 mil empregos com carteira assinada em março
-
Tecnologia3 dias atrás
Quais os drones mais rápidos do mundo e a que velocidade podem chegar?
-
Geral2 dias atrás
Espírito Santo encerra abril com recorde histórico e menor marca de homicídios desde 1996
-
Negócios3 dias atrás
Dia do Trabalho: 10 Filmes e Séries para Maratonar no Feriado
-
Tecnologia2 dias atrás
Trump faz corte histórico na NASA visando viagem a Marte
-
Geral2 dias atrás
6 leis de trânsito que quase ninguém conhece, mas que são proibidas
-
Negócios2 dias atrás
México Vai Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030
-
Negócios19 horas atrás
Para Startups de IA, Semana de Trabalho de 7 Dias Não É Suficiente