Tecnologia
Governo do Estado lança projeto piloto de reconhecimento facial em câmeras de monitoramento
O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (9), o projeto piloto da nova tecnologia de reconhecimento facial que foi instalada em câmeras de videomonitoramento. Os equipamentos, que já estão funcionando em todo o Estado, serão testados, com objetivo de identificar, por meio de inteligência artificial que vai ler as faces das pessoas, a presença de criminosos, pessoas com mandado de prisão em aberto, além de foragidos e desaparecidos.
A nova ferramenta é mais um investimento, dentro das diretrizes do programa Estado Presente em Defesa da Vida, para aumentar a eficiência do trabalho policial e acrescentar tecnologia de ponta à Segurança Pública do Espírito Santo. As câmeras que vão dispor da licença de leitura facial estão instaladas em ônibus do sistema Transcol e nos equipamentos do Cerco Integrado e Inteligente situados em pontos estratégicos em todo o Estado.
“Esse é mais um instrumento que teremos agora à disposição da área da segurança pública. Com o programa Estado Presente em Defesa da Vida, estamos avançando no uso da tecnologia no combate ao crime e em busca da paz social. Migramos de um sistema analógico para um mais adequado aos nossos tempos. Criamos um banco de dados civil e criminal, além do Cerco Inteligente, que hoje é uma grande fonte para investigação policial e elucidação de crimes. O reconhecimento facial vai acrescentar a esse trabalho”, afirmou o governador Renato Casagrande, durante a apresentação da iniciativa.
A tecnologia vai utilizar, como parâmetro de comparação, os bancos de dados da base de desaparecidos, da base de procurados, do Sistema Integrado de Inteligência da Segurança Pública (Sispes), da Secretaria da Justiça (Sejus), que administra o sistema prisional, além da base do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).
“Temos diversas câmeras espalhadas por todo o Espírito Santo e um banco de dados capaz de fazer a identificação de procurados pela Justiça, os tirando das ruas, ou até mesmo pessoas desaparecidas, as devolvendo ao convívio de familiares e amigos. A ferramenta também tem as condições para elucidar crimes. Por exemplo, caso uma pessoa com mandado de prisão em aberto entre em um ônibus do Transcol, é expedida uma notificação na mesma hora para que as forças policiais a prenda. Caso a pessoa cometa um crime e ainda não esteja na lista de procurados, podemos localizá-la por meio de banco de dados civil”, completou o governador.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) vai instituir um grupo de gestão do projeto piloto para elaborar todas as normas e protocolos de uso da ferramenta pelas forças de segurança, com objetivo de dar governança à tecnologia. Todas as informações coletadas serão mantidas em um banco de dados seguro e com total respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, destacou que a ferramenta vai contribuir de maneira significativa com o trabalho policial e também ajudará no trabalho de localização de pessoas que estão desaparecidas, situação que causa extrema angústia aos familiares.
“Esse é mais um investimento do Governo do Estado em tecnologia para nossas polícias. É um passo importante na modernização que o Governo vem realizando desde 2019, quando passamos a focar em transformar nossa Segurança Pública do analógico para o digital. A tecnologia de reconhecimento facial passa a agregar o nosso parque tecnológico, que já conta com o Cerco Inteligente, que tem demonstrado um resultado excepcional. Com isso, esperamos resultados, tanto no combate à criminalidade, quanto na questão das pessoas desaparecidas”, afirmou Damasceno.
A implantação da tecnologia de reconhecimento facial em ônibus e demais pontos, também busca aumentar a sensação de segurança da população, principalmente de quem necessita usar o transporte público diariamente, dando mais eficácia à atuação do poder público.
O Cerco Integrado e Inteligente foi lançado em 2022 e consiste no monitoramento veicular com uso da inteligência artificial realizada pelo Detran|ES e diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado, além de secretarias municipais, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O subsecretário de Transformação Digital da Secretaria do Governo (SEG), Victor Murad, explica que a plataforma de monitoramento dispõe de 290 pontos de coleta, com 1160 câmeras e 90 balanças, distribuídos em todo território capixaba, tendo como objetivo o cerco aos municípios e rodovias.
Os pontos de coleta não estão instalados no interior das áreas urbanas e sim no entorno dos municípios, proporcionando um “cercamento” das vias de entrada e saída das cidades. “No pacote adquirido pelo Governo do Estado para a realização do monitoramento veicular também constam licenças para o reconhecimento facial, ferramenta tecnológica de grande importância que passa a integrar a atividade de segurança pública estadual”, explicou Murad.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572
comunicasespes@gmail.com
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Pássaros com três personalidades: gene revela segredo da super testosterona; entenda
Cientistas da Universidade de Simon Fraser (Canadá) publicaram estudo na Science sobre único gene que regula os níveis de testosterona de espécie de ave que intriga a biologia há tempos. Essa espécie intrigante chama-se Combatente, pássaros que contém característica peculiar: três tipos de machos completamente diferentes um dos outros, conhecidos como morfos.
Esses morfos se diferem em dois pontos principais: a aparência, tanto a coloração, quanto a organização das penas se diferem para cada tipo de macho; e o comportamento quanto ao acasalamento. O novo estudo descobriu a super enzima HSD17B2, que corre no sangue desses pássaros. Ela é capaz de regular os níveis de testosterona nessas aves e pode ser a resposta para existência desses diferentes morfos.
Diferenças de cada tipo de macho com testosterona alterada
“Independentes”
A maioria dos machos são conhecidos como “independentes“. Eles possuem plumagem escura e densa para reprodução e defendem pequenos territórios para acasalamento de forma agressiva para impressionar as fêmeas.
“Satélites”
Existem também os “satélites“, que são menores e têm plumagens de cores mais claras. Eles formam alianças entre si para se co-exibirem para as fêmeas. Porém, cada um tem o objetivo de acasalar com o maior número possível de fêmeas.
“Travestis”
O terceiro tipo são os “travestis”, que adotam abordagem criativa. Eles não contêm plumagem nem comportamento exibicionista. Na verdade, eles se disfarçam de fêmeas para enganá-las e poderem entrar tranquilamente nas áreas de acasalamento.
“A espécie é louca, com três tipos de machos de aparência e comportamento estranhos”, diz David Lank, biólogo da SFU que estuda essas aves há 40 anos e cuja equipe foi a primeira a descobrir as diferenças de testosterona entre os morfos, ao Phys.org. “Esse artigo explica muito sobre os processos genéticos e fisiológicos que controlam o desenvolvimento dos três tipos.”
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Influência dessa super enzima nos machos e na testosterona
- Com isso, é perceptível grande diferença comportamental do primeiro morfo que citamos para os outros dois;
- O primeiro tem seu comportamento baseado na agressividade, o que convém dado o excesso de testosterona que os outros dois não possuem;
- Isso é comprovado por meio de estudos anteriores, que mostram que os dois últimos tipos de machos têm muito menos testosterona que o primeiro em seu sangue;
- Já esse novo artigo identifica o gene exato que produz a super enzima que controla esses diferentes níveis de testosterona por todo corpo, exceto os testículos, pois a testosterona é necessária nos órgãos reprodutores para a formação dos gametas.
Lank diz ainda que a forma especial que o gene se relaciona com o esteroide poderia, até, ser usado para questões terapêuticas em humanos. Mas, para isso, é preciso mais estudos. “O HSD17B2 é de três a quatro vezes mais eficiente na conversão de testosterona em androstenediona”, prossegue o pesquisador. “Isso levanta a possibilidade de tratar pessoas com alguns distúrbios de hipertestosterona com essa forma de enzima, ou uma enzima sintética projetada com base em sua estrutura.”
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Engate: o que é e para que serve o acessório em um carro?
Muito comum em carros no Brasil, o engate é um componente que pode ser instalado na parte de trás ou de baixo do para-choque do automóvel e serve para puxar veículos, como outros carros, jetskis, motocicletas, pequenos barcos e até transportes de animais.
Por conta dessa aplicação, esse componente se tornou um item muito importante para as pessoas que desejam aumentar a capacidade de carga do próprio carro, sendo útil em viagens, mudanças e reboques de automóveis.
Como funciona o engate?
O engate funciona como um conector entre o carro rebocador e o veículo rebocado. Dessa forma, o primeiro puxa o segundo. O item geralmente possui uma esfera metálica, que pode ser simples ou dupla. Ela serve para conectar um veículo ao outro.
Além disso, o conector realiza o acionamento das luzes de freio, repetidores de direção e lanternas do veículo rebocado, proporcionando maior segurança durante o transporte.
Tipos de engate
O engate pode ser encontrado em diferentes tipos no mercado. Cada um deles possui características e funcionalidades específicas. A seguir, conheça os tipos do componente.
1 – Engate-bola
Este acessório é colocado no para-choque traseiro, mas é um dos tipos de engates mais polêmicos, pois em casos de batidas, ele pode deformar a carroceria do automóvel. Por isso, especialistas indicam a utilização de engates embutidos. Inclusive, fabricantes de carros atuais, como o Toyota Corolla, Chevrolet Onix e Tracker, proíbem a instalação do engate-bola.
2 – Engate Multi-Fit
Este tipo de engate é produzido com um design adaptável e flexível para facilitar a instalação. Com ele, o motorista pode colocar mais do que um veículo, inclusive de diversos modelos.
3 – Engate do receptor
Um dos engates mais comuns utilizados em veículos, ele pode ser dividido em classes conforme a carga máxima permitida. Quanto maior ela for, mais peso o item suporta.
4 – Engate de pescoço de ganso
Excelente para trabalhos mais pesados, esse acessório possui diversas medidas de segurança para funcionar adequadamente em potência máxima de reboque.
5 – Engate de roda
Ótimo para ser instalado em picapes com um acoplador potente, ele faz com que o veículo consiga realizar grandes reboques, como puxar trailers.
6 – Engate de RV
Colocado na parte traseira de um RV ou motorhome, este tipo de engate facilita o transporte de grandes veículos.
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7 – Engate de para-choques
Instalado no para-choque, o componente possui um tubo receptor padrão, mas tem capacidade de peso limitada somente ao para-choque.
8 – Engate de distribuição de peso
Esta peça foi fabricada com o objetivo de realizar a distribuição de peso da lingueta do reboque, dando maior controle ao veículo.
Quais automóveis podem utilizar o componente?
Automóveis como carros de passeio, caminhões, SUVs e vans geralmente podem utilizar o engate, mas é importante certificar-se de que o modelo conta com a aprovação do Inmetro para rebocar de forma segura.
Também é fundamental verificar a capacidade de carga do veículo e as normas de trânsito para garantir a sua segurança e a de outras pessoas durante o transporte de cargas.
Carros de passeio costumam suportar entre 400 e 500 kg. Por outro lado, picapes chegam a aguentar até 6 toneladas, somando tudo que está no carro mais o reboque.
Há ainda as regras da Resolução 197, de 25 de julho de 2006 sobre a instalação e utilização do engate. Nela, além da autorização do Inmetro, consta que é necessário o motorista ter CNH tipo B para a condução de veículos com peso de até 3.500kg. Já para automóveis que pesam entre 3.500kg e 6.000kg, o condutor precisa ter a CNH tipo C.
As informações, junto com o nome do fabricante, CNPJ e registro de aprovação pelo Inmetro, devem estar registradas em uma plaqueta junto ao engate do carro.
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