Ligue-se a nós

Geral

“Estou tornando públicas, neste momento, todas as imagens. São 160 horas de gravações”, diz Cappelli

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Interinamente no comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República desde a renúncia do general Gonçalves Dias, Ricardo Cappelli afirmou neste sábado (22) à TV 247 que está disponibilizando as 160 horas de gravação feitas no dia 8 de janeiro – dias dos ataques terroristas bolsonaristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília – no interior do Palácio do Planalto.

Segundo Cappelli, a “edição temporal” feita pela CNN Brasil na divulgação das imagens, que mostram Gonçalves Dias circulando entre os terroristas, “colaborou para construir uma pseudo-narrativa de que o governo estaria escondendo algo ou que o general Gonçalves Dias teria sido conivente com algumas das práticas inaceitáveis que aconteceram aqui no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro”.

Ricardo Cappelli (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

“O general Gonçalves Dias é um homem honrado, um general do Exército brasileiro com décadas de serviços prestados ao país. E como homem honrado que é decidiu se afastar para que as investigações e todo o processo corresse e para que não houvesse qualquer dúvida sobre a conduta dele”, esclareceu.

O ministro interino ainda afirmou que “o que a revelação das imagens , e a própria CPMI, se for instalada, vai deixar claro é que houve uma tentativa de golpe no dia 8, comandada por setores extremistas da política brasileira que se recusaram e se recusam a aceitar o resultado das urnas. [Foi] uma manobra da oposição, não há crise no governo”.

Fonte: Brasil247

Anúncio

Geral

Frente fria provoca temporais e chuvas fortes no Espírito Santo

Redação Informe ES

Publicado

no

O deslocamento lento de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil colocou o Espírito Santo em alerta para temporais ao longo deste fim de semana. A instabilidade promete trazer volumes significativos de chuva, especialmente para a capital, Vitória, onde os acumulados previstos são elevados.

A frente fria avança devagar e, além de prolongar as condições instáveis, atua em conjunto com o transporte de umidade vindo da faixa norte do Brasil, intensificando ainda mais as chuvas no estado. Outro fator que potencializa a instabilidade é a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera, que favorece a formação de nuvens carregadas.

Acumulados expressivos já registrados no estado

Na última quinta-feira (21), algumas áreas do estado já registraram acumulados significativos de chuva. Em Alegre, foram 70 mm, enquanto Alfredo Chaves acumulou 50 mm entre a madrugada e as 15h. As chuvas continuam a preocupar nesta sexta-feira, com todo o estado em alerta para temporais, segundo o mapa de risco. Além da chuva, há previsão de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h durante todo o dia de sexta-feira. Esses ventos podem agravar os transtornos, como quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e danos em estruturas.

Figura 1 – Mapa de risco para esta sexta-feira 22 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo.

Previsão para o fim de semana: chuva generalizada

Para o fim de semana, a expectativa é de que a chuva seja bem distribuída em todo o Espírito Santo. Na maior parte do estado, a chuva deve passar de 60 mm. Algumas áreas da Grande Vitória e do litoral norte podem ter mais de 80 mm, de acordo com as previsões mais recentes.

Figura 2 – Acumulado de chuva esperado entre 22 de novembro de 2024 e 25 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo.

ClimaTempo

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Alerta para chuva persistente no ES e RJ nos próximos dias

Publicado

no

A temperatura cairá a partir desta quinta(21). A chuva deve ganhar força sobre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo ao longo dos próximos dias, destacando-se pela sequência de dias chuvosos que irá impactar os estados. O cenário de instabilidade será resultado de uma combinação de sistemas meteorológicos que atuarão de forma intensa na região.

Combo de sistemas meteorológicos

Nesta quinta-feira (21), uma frente fria se formará no litoral do Sudeste, associada a um cavado – sistema que intensifica a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera. Esse conjunto será responsável por trazer instabilidade significativa ao Rio de Janeiro e Espírito Santo. Além disso, a passagem da frente fria pelo litoral redirecionará o transporte de umidade da faixa norte do Brasil para a faixa sudeste, potencializando ainda mais as condições para chuvas volumosas.

Acumulados esperados

De acordo com o mapa de acumulados de chuva entre quinta-feira (21) e segunda-feira (25), os volumes variam entre 60 mm e 80 mm na maior parte dos territórios carioca e capixaba. O destaque fica para o sul do Espírito Santo, onde os acumulados podem ultrapassar 150 mm – faixa identificada em vermelho no mapa. Este cenário requer atenção especial devido ao risco de alagamentos e deslizamentos.

Figura 1- Acumulado de chuva prevista entre 21 de novembro de 2024 e 25 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo.

Previsão para a capital: Vitória

Em Vitória, o cenário também será de instabilidade, com destaque para volumes expressivos de chuva no sábado:

Anúncio
  • Quinta-feira (21): Muita nebulosidade e chuva, com acumulado de 15 mm. A temperatura máxima será de 31°C.
  • Sexta-feira (22): O sol aparece pela manhã, mas a chuva retorna com força na tarde e noite (15 mm). A temperatura máxima será de 28°C.
  • Sábado (23): O dia será crítico, com acumulado previsto de 80 mm. Nebulosidade predominante e chuva constante, sem aberturas de sol. A temperatura máxima será de 25°C.
  • Domingo (24): O sol volta a aparecer, mas o tempo permanece instável, com pancadas isoladas na parte da tarde (2 mm). A temperatura máxima será de 26°C.

Previsão para a capital: Rio de Janeiro

A chuva na capital carioca será progressiva ao longo dos próximos dias:

  • Quinta-feira (21): Nebulosidade predominante, com breves aberturas de sol e acumulado de 15 mm. A temperatura máxima será de 28°C.
  • Sexta-feira (22): Chuva ganha força com alerta para temporais; acumulado esperado de 40 mm. Dia de muita nebulosidade. A temperatura máxima será de 24°C.
  • Sábado (23): Chuva começa a diminuir, mas ainda será presente, com acumulado esperado de 15 mm. O dia seguirá nublado. A temperatura máxima será de 23°C.
  • Domingo (24): O sol volta a aparecer, mas o tempo permanece instável, com previsão de pancadas isoladas de chuva (5 mm). A temperatura máxima será de 25°C.

ClimaTempo

Continuar Lendo

Geral

PF prende militares suspeitos de planejar matar Lula e Alckmin em 2022

Redação Informe ES

Publicado

no

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação para desarticular organização criminosa responsável por planejar um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o pleito de 2022. O plano incluía o assassinato de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

“Foi identificada a existência de um detalhado planejamento operacional, denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria executado no dia 15 de dezembro de 2022, voltado ao homicídio dos candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República eleitos”.

Os criminosos também planejavam restringir o livre exercício do Poder Judiciário. “Ainda estavam nos planos a prisão e a execução de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que vinha sendo monitorado continuamente, caso o golpe de Estado fosse consumado”, destacou a PF.

Em operação deflagrada em fevereiro, a PF já investigava um grupo que atuou na tentativa de golpe de Estado e que monitorava o ministro Alexandre de Moraes.

“O planejamento elaborado pelos investigados detalhava os recursos humanos e bélicos necessários para o desencadeamento das ações, com uso de técnicas operacionais militares avançadas, além de posterior instituição de um ‘gabinete institucional de gestão de crise’, a ser integrado pelos próprios investigados para o gerenciamento de conflitos institucionais originados em decorrência das ações.”

Anúncio

Mandados

A Operação Contragolpe já cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, e cumpre ainda três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares diversas, que incluem a proibição de manter contato com demais investigados; a proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes no prazo de 24 (vinte e quatro) horas; e a suspensão do exercício de funções públicas.

O Exército Brasileiro acompanhou o cumprimento dos mandados, que estão sendo efetivados nos estados do Rio de Janeiro, de Goiás e do Amazonas, além do Distrito Federal.

“As investigações apontam que a organização criminosa se utilizou de elevado nível de conhecimento técnico-militar para planejar, coordenar e executar ações ilícitas nos meses de novembro e dezembro de 2022. Os investigados são, em sua maioria, militares com formação em forças especiais”, destacou a PF em nota.

Os fatos investigados, segundo a corporação, configuram crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Anúncio

Agencia Brasil

Continuar Lendo

Em Alta