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Prefeitura de Anchieta conquista premiação ouro em dois projetos

Redação Informe ES

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A Prefeitura de Anchieta é ouro! A instituição acaba de conquistar 02 troféus de primeiro lugar na 12ª edição do prêmio “Prefeitura Empreendedora”, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), ocorrido na última quarta (08). Anchieta foi classificada como Ouro em duas categorias: Sala do Empreendedor – com a implantação do Pavilhão do Empreendedor e Compras Governamentais – com o Observatório de Compras Públicas.

O objetivo do programa Prefeitura Empreendedora é identificar, divulgar e difundir boas práticas da administração pública municipal que tenham contribuído para a criação e aprimoramento de um ambiente de negócios favorável ao crescimento e à consolidação das micro e pequenas empresas e ao desenvolvimento dos municípios brasileiros. Destacam-se as prefeituras que conseguem demonstrar que estão implementando iniciativas e tendo bons resultados na consolidação de micro e pequenas empresas.

E foi assim que Anchieta conseguiu tal mérito, com iniciativas inovadores que estão mudando para melhor a vida das pessoas e fomentando o desenvolvimento local.

O Prêmio é dividido em dez categorias: Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora e Governança Territorial.

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“O reconhecimento é fruto do resultado que os projetos estão alcançando, pois essas iniciativas fortalecem o empreendedorismo em nossa cidade, criam um ambiente favorável para novos negócios e para o desenvolvimento local”, destaca o prefeito Fabrício Petri.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento, Integração e Gestão de Recursos, Paula Louzada, no dia 11 de junho Anchieta disputa a premiação nacional, em Brasília.

Sobre os projetos vendedores:

Pavilhão do Empreendedor

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Tornar um centro estratégico de referência ao empreendedorismo, conectando os serviços da Sala do Empreendedor a outros serviços e setores, para fortalecer a economia local, tornando o município de Anchieta mais próspero, atrativo e competitivo.

Atualmente o Pavilhão do Empreendedor oferta/ disponibiliza mais de 60 serviços presenciais e on-line ao empreendedor, sendo, 25 exclusivos à Micro e Pequenas Empresas e 40 para todos os portes. Em 2023 foram implantados 18 serviços digitais, com alteração de fluxo. Somente a Sala do Empreendedor, em 2023, realizou mais de 3.000 atendimentos, sendo reconhecida com o prêmio Sebrae Selo Ouro Referência em Atendimento, na etapa estadual. A adesão ao Simplifica ES e implantação do Governo Digital diminuiu a burocracia e deu celeridade, reduzindo o tempo de abertura da empresa de 74,1h, em 2019 para 6,9h, em 2023.

Observatório de Compras Públicas

O Observatório de Compras Públicas, vinculado à Sala do Empreendedor, foi criado para pensar estrategicamente as compras governamentais, para além de um simples processo licitatório de aquisição de bens e serviços.

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A ideia surgiu a partir do Plano de Plano de Fomento à participação das MPEs nas compras públicas que, após diagnóstico do perfil das compras públicas constatou-se que: no ranking das compras governamentais, Anchieta comprava mais de outros municípios, do que dele mesmo; havia pouca participação do empreendedor local nos certames; não eram ofertadas orientações e capacitações aos empreendedores saberem como participar das compras governamentais, não existiam indicadores e padronização dos procedimentos. Além disso, as compras eram vistas apenas como aquisição de produtos e serviços sem nenhuma associação ao poder de desenvolvimento socioeconômico.

Com a articulação com outros setores, capacitações, orientações e divulgação das oportunidades, o Observatório surgiu com o objetivo de ser um instrumento estratégico de fomento do desenvolvimento econômico local, contribuindo para a geração de emprego e renda, por meio de processos de compras governamentais inovadores, eficientes e diversificados, buscando assegurar a participação dos empreendedores locais, em especial as MPEs, nas compras públicas, implementar projetos inovadores de aquisição de produtos e contratação de serviços, diversificando os segmentos participantes e implementar estratégias de comunicação que fortalecessem a transparência das compras públicas, gerando mais oportunidade, informação e segurança na participação dos empreendedores locais.

Alguns resultados de 2023:

Nas contratações normais:

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  • 171 empreendedores locais participaram das licitações comuns e desses, 66 foram vencedores;
  • 65 outros fornecedores foram contratados na áreas culturais e artísticas;
  • 22 agricultores familiares puderam fornecer seus produtos para a alimentação escolar;
  • Mais de R$29.000.000,00 circulando na economia local.

Nos projetos especiais:

  • Manutenção da frota e gestão de combustível: saímos de 5 fornecedores locais para 17, como aproximadamente R$ 5.300.000,00 injetados na economia de Anchieta;
  • Programa Autonomia Financeira das Escolas-PAF e os Projetos Meu Uniforme e Meu Material Escolar: mais de 30 fornecedores locais participando num montante aproximado de R$ 2.300.000,00 pagos a estes;
  • Gestão de Aquisição de Insumos para Construção Civil: implantado em setembro de 2019, 17 empresas locais estão credenciadas, 7 já conseguiram vender para o município, girando aproximadamente R$ 290.000,00 em apenas 3 meses.

Orientações e capacitações:

  • Mais de 80 empreendedores foram orientados e capacitados;
  • Mais de 63 servidores orientados e treinados;
  • 29 diretores/coordenadores da rede municipal de ensino participaram de encontros formativos sobre a utilização do PDDE e PAF no comércio local.

Direta e indiretamente, foram de mais de 35 milhões de reais em contratações com empreendedores locais, o que representa maios de 30%, sendo de empreendedores de Anchieta o maior percentual de aquisições e contratações municipais realizadas em 2023.

Texto: Dirceu Cetto – Foto: Flávio Simões – Gerência de Comunicação Social – E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com

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Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três

Redação Informe ES

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A Serra vai ganhar seis novos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e realizar a ampliação de três unidades já existentes. Os novos Cmeis vão proporcionar a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil, garantindo mais cuidado e tranquilidade para centenas de famílias da cidade. O investimento, de R$ 44 milhões, foi conquistado por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes) do Governo do Estado. O anúncio do investimento foi realizado na última sexta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do Prefeito Weverson Meireles, da Secretária Municipal de Educação, Mayara Candido, de autoridades estaduais e de outros municípios.  

“Essa é uma notícia que enche os nossos corações de alegria. São seis novos Cmeis e três ampliações que vão gerar mais vagas, mais conforto e mais oportunidade para quem mais precisa: pais e mães que trabalham o dia inteiro e sonham com um lugar seguro, digno e perto de casa para cuidar dos seus filhos”, ressalta o prefeito Weverson Meireles. 

A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou a importância desse investimento para a ampliação da rede e também para a população serrana. “Esse é um momento histórico para a educação da Serra. Quando a gente fala de novos Cmeis, estamos falando de mães que poderão trabalhar com mais tranquilidade e crianças que terão, desde cedo, cuidado, estímulo e amor. Seguimos construindo uma educação pública que valoriza cada etapa da trajetória educacional das nossas crianças, com foco na equidade e no desenvolvimento integral”, ressalta a secretária. 

Maior rede pública municipal do Espírito Santo, a Serra conta atualmente com 70 mil crianças e estudantes em 147 unidades de ensino. Dessas, 78 são Centros Municipais de Educação Infantil. A localização das novas unidades será anunciada em breve pela prefeitura da Serra.

Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Hélio Filho/Secom ES

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Serra lidera geração de empregos no Espírito Santo em junho de 2025

Redação Informe ES

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A cidade da Serra mais uma vez é protagonista na geração de empregos formais no Espírito Santo. De acordo com os dados de Junho de 2025 do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o município registrou saldo positivo de 586 vagas com carteira assinada em junho de 2025, ocupando o primeiro lugar entre todas as cidades capixabas no período.

Segundo o levantamento, no primeiro semestre de 2025, a Serra figura como segundo município do Estado com maior geração de postos formais, totalizando 2.773 novas vagas. O mesmo posicionamento se repete no recorte dos últimos 12 meses, em que o saldo acumulado é de 4.206 postos de trabalho. Este resultado reforça a economia da Serra e a efetividade das políticas públicas voltadas à empregabilidade.

Cidade que atrai grandes investimentos

Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram Serviços, Comércio e Indústria, refletindo os investimentos contínuos em qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo local e atração de novos empreendimentos no município.

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A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Márcia Lamas, comenta: “Este resultado reforça o nosso compromisso com um ambiente de negócios dinâmico e atrativo. Com a gestão do prefeito Weverson Meireles, estamos construindo uma cidade que não apenas atrai grandes investimentos, mas também garante oportunidades de trabalho qualificado para nossa população”, pontua.

O Novo Caged é a principal fonte oficial de informações sobre o emprego formal no país e considera o saldo entre admissões e desligamentos com base nas declarações feitas pelas empresas via eSocial.

Fonte: Secom-PMS Texto: Eduardo Barreto 

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Servidor público de Marataízes é destaque no evento “Transformar Juntos”, em Brasília

Redação Informe ES

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O servidor público municipal Pablo Alves da Silva, que atua na Sala do Empreendedor de Marataízes, foi escolhido pelo Sebrae Nacional para palestrar sobre excelência no atendimento ao empreendedor.

Com 10 anos de carreira no serviço público municipal, sendo 8 anos dedicados à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Pablo tem contribuído diretamente para o fortalecimento dos pequenos negócios no município.

O reconhecimento do Sebrae é reflexo do trabalho inovador e de impacto realizado em Marataízes, destacando a Sala do Empreendedor como a mais completa do Espírito Santo.

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