Cidades
Projeto de reutilização da Ferrovia Leopoldina avança no Espírito Santo

Em uma reunião realizada nesta sexta-feira (23), na Secretaria do Turismo (Setur), o Governo do Espírito Santo deu mais um importante passo em direção à devolução antecipada da concessão da Ferrovia Leopoldina. O encontro contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos; do secretário de Cultura e Turismo de Viana, Leandro Tedesco; e do representante da VLI, Fernando Kunsch, empresa responsável pela administração da ferrovia.
No encontro, foi destacado o compromisso do Governo do Estado com a revitalização e a reutilização dessa infraestrutura histórica. Abrangendo 257 quilômetros e conectando 11 municípios capixabas, a Ferrovia Leopoldina está prestes a se tornar um dos maiores atrativos turísticos do Estado.
Com o retorno da concessão ao poder estadual, a Setur planeja implementar um projeto de reutilização que transformará trechos desativados em espaços multifuncionais para turismo, cultura e lazer. A iniciativa visa beneficiar diretamente as cidades de Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul.
Entre as propostas apresentadas, destacam-se a criação de ciclovias e trilhas para caminhadas ao longo da ferrovia; a conversão de vagões em bistrôs temáticos que promoverão a culinária local; a transformação de estações em museus e centros culturais, além da instalação de mirantes e parques lineares.
O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, ressaltou a importância do projeto. “A devolução da concessão da Ferrovia Leopoldina nos dá a oportunidade de resgatar uma parte importante da nossa história, ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento econômico e cultural das cidades envolvidas. Queremos que cada município se sinta parte desse processo e que juntos possamos transformar trechos da ferrovia em um dos maiores atrativos turísticos do Brasil, beneficiando não apenas a economia local, mas também preservando o patrimônio e a identidade da nossa região”, pontuou Lemos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Leonardo Sales
(27) 3636-8009
imprensa@turismo.es.gov.br
Cidades
Novos agentes do Departamento de Trânsito tomam posse na Serra

O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra ganhou um reforço estratégico para garantir ainda mais segurança nas ruas e avenidas do município. Em solenidade realizada na noite de quinta-feira (12), no Parque da Cidade, em Laranjeiras, a Prefeitura da Serra oficializou a posse de 29 novos agentes.
A chegada dos novos profissionais ocorre em um momento estratégico para a cidade, que avança no processo de municipalização do antigo trecho urbano da BR-101, agora denominado Avenida Mestre Álvaro, além de investir na modernização tecnológica da fiscalização viária.
Devidamente empossados, os agentes atuarão diretamente no patrulhamento ostensivo, em operações de fiscalização e em ações educativas, com foco na redução de acidentes e na melhoria da fluidez nos principais corredores logísticos do município.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, destacou que o reforço no quadro é fundamental para consolidar a Serra como uma cidade cada vez mais inteligente e segura.
“A posse desses 29 agentes representa nosso compromisso inegociável com a preservação da vida. O DOT não atua apenas na fiscalização, mas na proteção do cidadão, seja por meio de ações educativas, no apoio a grandes interdições e eventos ou no dia a dia do trânsito serrano. Agora, temos mais presença nas vias para garantir que o trânsito seja um ambiente de respeito e segurança para pedestres e condutores”, afirmou.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, ressaltou que a ampliação do DOT integra o planejamento estratégico da gestão diante dos novos desafios de infraestrutura.
“Estamos investindo em grandes obras estruturantes e nos preparando para assumir novos desafios, como a gestão da Avenida Mestre Álvaro. Fortalecer o DOT é garantir que o crescimento da Serra venha acompanhado de organização e eficiência técnica. Esse planejamento permite que nossa cidade continue sendo a locomotiva do Estado, mas com um trânsito humanizado e focado em salvar vidas”, pontuou.
O diretor do DOT, Fábio Alves, também destacou o caráter estratégico da medida para a coordenação do intenso fluxo de veículos do município, que é rota de passagem para quem se desloca entre cidades da Grande Vitória e para estados vizinhos.
“A chegada desses 29 novos agentes representa um salto qualitativo para nossa operação diária. Com esse reforço, chegamos a 83 profissionais e ampliamos nossas frentes de atuação simultâneas, desde o suporte a grandes obras de infraestrutura até o atendimento ágil de ocorrências e a fiscalização preventiva. Nosso foco é garantir que o DOT seja uma força presente e eficiente, preparada para os desafios de mobilidade que uma cidade do porte da Serra exige”, destacou.
Fonte: Secom/PMS – Texto: João Barbosa – Foto: Samyr Dionízio
Cidades
Operação Carnaval 2026 é discutida em reunião com forças de segurança e secretarias

A Prefeitura de Presidente Kennedy realizou, nesta quarta-feira (11), reunião estratégica para definir as ações da Operação Carnaval 2026. O encontro reuniu representantes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Corpo de Guarda-Vidas, Departamento de Tecnologia da Informação (TI) e contou ainda com a participação da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.
Durante a reunião, foram estabelecidas as diretrizes operacionais e as condicionantes para a realização dos eventos, com foco na manutenção da ordem pública, na prevenção de ocorrências e na promoção de um ambiente seguro para moradores e visitantes.
Todos os eventos, tanto diurnos quanto noturnos, contarão com reforço no efetivo das forças de segurança, com atuação integrada entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. A estratégia prevê presença ostensiva nos principais pontos de concentração de público, garantindo respostas rápidas a qualquer eventualidade.
A operação também contará com o suporte de recursos tecnológicos disponibilizados pela administração municipal. O sistema de videomonitoramento será intensificado, assim como o uso de drone equipado com tecnologia de leitura de placas de veículos e captação de imagens em tempo real, permitindo maior agilidade nas ações das equipes de plantão. O equipamento possui ainda dispositivo com câmera térmica, capaz de localizar pessoas em áreas com pouca ou nenhuma iluminação.
A Defesa Civil permanecerá de plantão ininterrupto durante todo o período festivo, pronta para atuar em situações emergenciais. Já o Corpo de Guarda-Vidas reforçará a segurança nas praias do município, garantindo tranquilidade aos banhistas.
Com planejamento, integração e investimento em tecnologia, a Prefeitura de Presidente Kennedy reafirma o compromisso de manter a tradição de um Carnaval familiar, organizado e marcado pela paz e segurança, fortalecendo o evento como um momento de lazer e celebração para toda a população kennedense.
Por: Comunicação/PMPK
Cidades
Defesa Civil da Serra alerta para previsão de chuvas e ventos intensos

A Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes), por meio da Defesa Civil municipal, alerta para o risco moderado de chuvas intensas até a noite de quarta-feira (11).
De acordo com a previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (10), há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos que podem variar de 40 a 60 km/h.
Ainda segundo o Inmet, o cenário apresenta baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Para garantir a segurança, a orientação é que a população busque abrigo em locais seguros e evite trafegar por vias inundadas. Em caso de rajadas de vento, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou painéis de propaganda.
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os comunicados oficiais e priorizar a autoproteção em situações de risco.
Equipes do órgão permanecem de prontidão 24 horas para prestar assistência e realizar vistorias técnicas.
Em emergências, o morador pode entrar em contato imediatamente pelos telefones 199, (27) 3338-1756, (27) 99938-9500 ou (27) 99949-8612. No município, o atendimento também pode ser solicitado de forma digital pelo link:
Fonte: Secom/PMS Texto: João Barbosa – Foto: Gemini VIA: bit.ly/DefesaCivilSerra.
-

Política2 dias atrásRicardo Ferraço é homenageado em sessão solene da Câmara dos Deputados
-
Negócios2 dias atrás
Fundador da Smart Fit Deixa o Cargo de CEO e Passa Bastão para o Filho
-

Cidades2 dias atrásOperação Carnaval 2026 é discutida em reunião com forças de segurança e secretarias
-

Geral16 horas atrásGoverno do Estado entrega viaturas e equipamentos para Corpo de Bombeiros e Polícia Científica
-

Geral15 horas atrásCidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde
-

Tecnologia21 horas atrásX estaria burlando sanções dos EUA e vendendo contas premium a líderes do Irã
-

Tecnologia2 dias atrásTikTok apresenta feed que usa localização exata do usuário
-

Política15 horas atrásCâmara de Anchieta aprova reajuste salarial de 5,5% para servidores municipais















