Cultura
Festival de vinhos e abraços promete agitar Iriri neste fim de semana

Festival que vai reunir os amantes do vinho na Praia Costa Azul, no litoral de Iriri
Para os amantes de vinho e de uma boa gastronomia, o fim de semana vai ser agitado. Começa nesta sexta-feira (23) e segue até domingo (25), no litoral de Iriri, a terceira edição do “Festival Iriri Vinhos e Abraços”. O evento que promete harmonizar vinho com a gastronomia da região, será realizada na Praça de Eventos da Praia Costa Azul. A entrada é gratuita.
Com mais de 300 rótulos de vinhos provenientes de países como Romênia, Eslovênia, Macedônia, Chile, França, Argentina, Portugal e Brasil, o festival tem a finalidade de propor uma harmonização perfeita entre bebidas de qualidade, boa música e a gastronomia. Os visitantes poderão degustar vinhos acompanhados de queijos finos e apreciar apresentações musicais ao longo de todo evento.
Um dos destaques da programação fica por conta da aula-show com o chef Gilsom Surrage, que vai preparar um prato surpresa, em conjunto com o sommelier Pablo Mansk. O prato será harmonizado com champagne e espumante que será aberto na sabragem, técnica utilizada para abrir a garrafa com um sabre. Além disso, no sábado a aula especial vai falar sobre como degustar e harmonizar vinhos. Esse brinde é para os convidados que vão participar do festival.
Os visitantes do Festival Iriri Vinhos e Abraços terão a oportunidade de degustar uma seleção sofisticada de pratos harmonizados com vinhos de diversas partes do mundo. Entre as opções, destacam-se os espetinhos de frutos do mar com manteiga de ervas (camarão, polvo e salmão), combinados com vinhos como o VM blanc de blancs e o Seven Numbers Pinot Grigio, além do cupim e costela assados no bafo, servidos com os vinhos Sin Rodeo Malbec e La Chapelle.
Para os fãs de pizza, a Legusti Pizzaria oferecerá a clássica pizza marguerita, harmonizada com o vinho VM blanc de blancs, e a pizza quatro queijos, acompanhada do vinho Obediente.
Outras delícias incluem a massa preparada na panela de parmesão com bechamel, assinada por Silvana Alves, harmonizada com Lauca Cabernet Sauvignon, além de uma tábua de frios com opções de vinhos Lauca Cabernet Sauvignon e Le Moulin de Reaud.
O restaurante Califas servirá o delicioso espaguete de frutos do mar, harmonizado com VM blanc de blancs e Seven Numbers Pinot Grigio, e a tábua Vinhos e Abraços, com as mesmas opções de vinhos.
O cardápio ainda conta com os risottos da Buena Onda: o risotto de funghi, harmonizado com La Cacciatora Cuvee e La Chapelle, e o risotto de limão siciliano, que acompanha os vinhos French White e Lauca Sauvignon Blanc.
Fer Braga também marcará presença com suas empanadas argentinas de pernil e carne, harmonizadas com Lauca Cabernet Sauvignon, além de uma versão com camarão, frango e abacaxi, combinada com o vinho VM blanc de blancs.
Segundo Sirlene Ferreira Meleipe, presidente da Associação Iriri Vivo, a programação foi pensada para proporcionar uma experiência completa para toda a família, combinando gastronomia, música e diversão em um ambiente acolhedor.
“Teremos gastronomia, música e chefs do nosso litoral que vão ensinar a fazer diversos pratos, num local montado para receber toda a família”, disse.
O diretor-geral da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, ressaltou que os festivais desempenham um papel fundamental no apoio aos empreendedores locais, impulsionando a economia regional. “Nosso objetivo é estimular o empreendedorismo e, por isso, apoiamos os pequenos negócios. Esses eventos permitem que diversos pequenos empreendedores aumentem suas vendas e divulguem seus produtos”, afirmou Gavini Filho, destacando a importância dessas iniciativas para o fortalecimento dos negócios na região.
O diretor da Ferrari Eventos, Rafael Ferrari, destacou que o balneário de Iriri um destino ainda mais encantador, com suas belas praias e atmosfera acolhedora.
Segundo ele, o festival vão enriquecer a gastronomia local com apresentações musicais, aulas-show e muita diversão.
“Vamos realizar o festival Iriri vinhos e abraços com uma estrutura linda, que reunirá gastronomia, música, dança e muito mais. São eventos alegres, projetados para proporcionar conforto e agradar aos gostos mais exigentes”, ressaltou Ferrari.
O evento é uma realização da Associação Iriri Vivo e da Ferrari Eventos, com o apoio da Prefeitura de Anchieta e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes).
Serviço
Evento: 3º Festival Iriri Vinhos e Abraços
Local: Praça de Eventos, Praia Costa Azul, Iriri – Espírito Santo
Data: 23 a 25 de agosto de 2024
Entrada: Gratuita
Programação
Sexta Feira (dia 23 de agosto)
17h00 – Abertura do evento
18h00 – Maestro Mauro (instrumental)
19h30 – Aula Show com Chef Gilson Surrage e Davi Pires – Prato Surpresa
20h00 – Chorinho com grupo Sambachoro
22h00 – Show com Serginho (MPB, pop rock, rock internacional)
01h00 – Encerramento evento
Sábado (dia 24 de agosto)
17h00 – Abertura do evento
18h00 – Soul jazz Blues connection.
19h30- Palestra com o sommelier Vinícius Mezadri com o tema: Como degustar vinhos sem frescura e sem enrolação.
20h00- Chorinho com Vinícius Herkenhof
22h00- Show Wavilla Acústico
Domingo (dia 25 de agosto)
17h00 – Abertura do evento
19h00- Show com Léo Zanon
22h00- Encerramento do evento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Por: Thauane Lima
27 988111560
Cultura
Serra: caminhada noturna recorda Insurreição de Queimado neste sábado(22)

No próximo sábado (22) acontece a 13ª edição da Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos, evento que celebra os 176 anos da Insurreição de Queimado. Os participantes se encontrarão em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na Serra Sede, às 23h59 de onde seguirão até as ruínas de Queimado, percorrendo um trajeto de cerca de 16 km.
As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas no link: https://encurtador.com.br/12ge3. A caminhada deve reunir 300 participantes.
Durante o percurso haverá uma parada no Recanto Morro do Céu, das 2 às 3 horas, em que os caminhantes farão um momento para descanso, lanche e hidração. A chegada ao destino final, nas Ruínas da Igreja de São José do Queimado, deve acontecer por volta das 6 horas.
A atividade é realizada pelo Fórum Chico Prego e conta com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra, por meio da secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) e Secretaria de Direitos Humanos (Sedir).
O titular da Setur, Anderson Madeira, destaca a importância do evento. “Incentivar e apoiar as tradições culturais e religiosas de nosso municipio, contribuindo para o fortalecimento e preservação da cultura é um dos compromissos de nossa gestão”, afirma.
Celebração Inter-religiosa
Após a caminhada, acontece a 26ª Celebração Inter-religiosa e apresentações culturais no Sítio Histórico de Queimado.
A celebração relembra a trajetória dos escravizados da antiga Vila do Queimado, destacando os movimentos de resistência que surgiram durante o período escravista. Um desses movimentos foi liderado pelos próprios escravizados, que manifestaram sua revolta após uma promessa não cumprida. Na época, o Frei Gregório José Maria de Bene havia prometido a alforria aos escravizados em troca da construção de uma igreja. No entanto, após a conclusão da obra, a liberdade não foi concedida, resultando em uma revolta que, infelizmente, levou punições severas aos participantes.
História
A caminhada faz parte dos eventos para celebrar os 176 anos da Insurreição de Queimado, que aconteceu no dia 19 de março de 1849 e que é conhecido como o principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo. Ainda faz parte da programação da Insurreição, apresentações culturais, uma sessão solene e uma corrida.
“A Insurreição de Queimado é um dos marcos mais importantes da resistência negra no Espírito Santo, e a Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos tem o papel fundamental de manter viva essa memória e no domingo a celebração inter religiosa pelos 176 anos da insurreição. Centenas de pessoas vão refazer o caminho dos nossos ancestrais, reafirmando o compromisso com a luta por igualdade racial e justiça. A Celebração Inter-religiosa reforça o caráter espiritual e cultural desse momento” declara o representante do Fórum Chico Prego, Ivo Lopes.
Via: Secom-PMS – Texto: Roberta Pelissari – Foto: Edson Reis
Cultura
“Ainda Estou Aqui” vence Oscar de melhor filme estrangeiro

O cinema brasileiro fez história na noite de hoje (3) na 97ª edição do Oscar, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi o grande vencedor na categoria de melhor filme internacional. Uma conquista inédita para o cinema brasileiro.
O filme brasileiro superou Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), A Garota da Agulha (Dinamarca) e Flow (Letônia).
Walter Salles dedicou a conquista para Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva desaparecido na ditadura, cuja busca em saber o destino do marido norteou o roteiro do filme. Em seu discurso de agradecimento, o cineasta brasileiro também ressaltou os trabalhos de Fernanda Torres, e sua mãe, Fernanda Montenegro.
Indicado também para a estatueta de melhor filme, Ainda Estou Aqui perdeu para Anora, maior vencedor da festa com cinco estatuetas no total.
Fernanda Torres, indicada ao prêmio de melhor atriz, não levou a estatueta, que acabou nas mãos de Mikey Madison, de Anora. Mesmo assim Fernanda Torres entra na história do cinema repetindo sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada na edição de 1999 do Oscar como melhor atriz, mas a laureada foi a estadunidense Gwyneth Paltrow.
Clima de Copa do Mundo
A coincidência das datas da maior premiação do cinema com o carnaval brasileiro acabou em clima de torcida da Copa do Mundo. Máscaras de Fernanda Torres e de Selton Mello (intérprete de Rubens Paiva), fantasias da estatueta dourada do prêmio, boneco gigante de Olinda, entre outras referências ao Oscar, estiveram presentes em desfiles e blocos carnavalescos pelo país inteiro.
Com suas indicações, o filme de Walter Salles sobre o desaparecimento do deputado Rubens Paiva (1929-1971) e a saga de sua esposa Eunice Paiva (1929-2018) já chegou vitorioso à festa da indústria cinematográfica.
Especialistas consultados pela Agência Brasil disseram que, entre as qualidades do filme, estão a capacidade de abordar o passado de uma forma diferente e a maneira como a obra conseguiu dialogar com os tempos atuais.
O livro autobiográfico que nomeia o filme, de autoria de Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens e Eunice, foi para o topo das listas dos mais vendidos. O próprio caso Rubens Paiva ganhou novos desdobramentos recentemente. Por determinação da Justiça, em janeiro deste ano a certidão de óbito do ex-deputado foi corrigida. Na versão original do documento, ele foi tido como “desaparecido político”. Na nova redação, consta agora que sua morte foi violenta, causada pelo Estado brasileiro.
Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu analisar se a Lei da Anistia, adotada com o fim do regime de exceção, se aplica ou não a crimes de sequestro e cárcere privado cometidos na época da ditadura militar brasileira.
Os premiados nas 23 categorias foram:
Ator coadjuvante – Kieran Culkin, em A verdadeira dor
Animação – Flow
Curta-metragem animado – In The Shadow of Cypress
Figurino – Wicked
Roteiro original – Anora
Roteiro adaptado – Conclave
Maquiagem e penteado – A substância
Edição – Anora
Atriz coadjuvante – Zoe Saldaña, por Emília Pérez
Design de produção – Wicked
Canção original – El Mal, de Emilia Pérez
Documentário de curta-metragem – A única mulher na orquestra
Documentário – No other land
Som – Duna: Parte 2
Efeitos visuais: Duna: Parte 2
Curta-metragem em live-action – I´m not a robot
Fotografia – O Brutalista
Filme internacional – Ainda estou aqui
Trilha sonora – O Brutalista
Ator –Adrien Brody, em O Brutalista
Direção – Sean Baker, de Anora
Atriz – Mikey Madison, em Anora
Filme – Anora
Agencia Brasil
Cultura
Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em Ainda Estou Aqui

O cinema brasileiro vive um momento histórico. A atriz Fernanda Torres recebeu nesta segunda-feira (6), em Los Angeles, nos Estados Unidos, o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama.
A premiação, entregue pela primeira vez a uma brasileira, é um reconhecimento ao trabalho de Fernanda no filme Ainda Estou Aqui. Na produção, ela interpreta a advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar em 1971.
Fernanda concorria com grandes estrelas de Hollywood como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet.
Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria pela atuação em Central do Brasil. Ela não venceu, mas o filme ganhou o Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro.
“Isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Golden Globes”, disse Fernanda, ainda durante o discurso de agradecimento.
Tanto Ainda Estou Aqui como Central do Brasil foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles.
Este ano, na categoria de melhor filme estrangeiro, o Globo de Ouro ficou com a produção francesa Emilia Pérez.
Agencia Brasil
-
Entretenimento4 dias atrás
Festival Gastronômico “A Moqueca é Aqui” celebra a cultura capixaba com entrada gratuita em Guarapari
-
Geral2 dias atrás
Câmara da Serra terá Feirão do Dia do Consumidor para negociação de dívidas
-
Saúde15 horas atrás
Governo do Estado inicia novo serviço para pessoas com Doença Renal Crônica
-
Geral24 horas atrás
Sistema Transcol e Aquaviário terão programação especial para Festa da Penha
-
Internacional2 dias atrás
Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano
-
Cidades1 dia atrás
Serra é a primeira no ranking de investimentos no Estado
-
Geral19 horas atrás
Justiça determina afastamento do presidente do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Como remover o Gemini do seu Gmail para aumentar sua privacidade