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Desenvolvimento

Porto Central inicia obras da FASE 1 em Presidente Kennedy (ES) no próximo dia 4

Redação Informe ES

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O Porto Central, em Presidente Kennedy (ES), dará início à execução do projeto no próximo dia 4 de dezembro de 2024. Com um investimento inicial de cerca de R$ 2,6 bilhões e todas as licenças ambientais emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – LP 498/2014 e LI 1436/2023 -, a Fase 1 contemplará a construção da infraestrutura portuária necessária para acomodar um terminal de granéis líquidos de águas profundas. O terminal será dedicado ao transbordo de petróleo entre navios (ship-to-ship), em área protegida, oferecendo segurança e eficiência para operações com embarcações de grande porte, como os Very Large Crude Carriers (VLCCs).

A primeira intervenção será a supressão vegetal, com a remoção de cerca de 65 hectares, parte de um total de 2 mil hectares licenciados para o projeto. Para chegar a esse momento, desde 2020, medidas compensatórias vêm sendo implementadas, como o plantio de mais de 12 mil mudas nativas nas áreas de compensação florestal, com a meta de atingir 100 mil mudas plantadas ao longo da Fase 1. O resgate de fauna terrestre, iniciado em novembro de 2024, integra o plano ambiental e inclui parcerias com instituições como o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Alegre, e a realocação de espécies em áreas protegidas.

O cronograma da primeira fase do porto prevê a conclusão das obras até meados de 2027, com início das operações em dezembro do mesmo ano. As etapas incluem a conclusão da supressão vegetal, seguida pelas obras civis de terraplanagem e implantação do canteiro de obras. Também estão previstos a produção, transporte e armazenagem de rochas para o quebra-mar sul, a instalação da central de fabricação dos elementos de concreto e a dragagem do canal de acesso. Um destaque desta fase é a adoção do Programa de Dragagem Adaptativa (PGDA), iniciativa pioneira no Brasil, que utiliza alta tecnologia para minimizar os impactos ambientais durante as obras marítimas.

No pico das obras da Fase 1, devem ser empregados até 1.295 trabalhadores diretos, sendo a meta que 70% seja proveniente da mão de obra local. Existe prioridade por fornecedores e trabalhadores das áreas de influência do porto e o empreendimento tem desencorajado fortemente que trabalhadores de outras regiões migrem em busca de oportunidades.

Reconhecido como um projeto estruturante e prioritário no Espírito Santo e parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o Porto Central conta com uma localização estratégica no centro da costa brasileira próxima às bacias do Pré-sal, aos principais mercados e às principais rodovias e ferrovias, o que coloca o empreendimento em posição de destaque no cenário nacional. “O Porto Central será um complexo portuário multiuso, com forte enfoque na sustentabilidade, que será capaz de atender às demandas mais otimistas de crescimento econômico do Brasil, fortalecendo a competitividade nacional, gerando empregos e renda, impulsionando oportunidades e novos negócios e melhorando a posição do país no ranking de infraestrutura portuária em relação a outros países no mundo”, declarou o CEO Salomão Fadlalah.

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Ainda segundo a direção do Porto Central, o projeto posiciona-se estrategicamente no contexto logístico nacional, atendendo à crescente demanda por infraestrutura portuária moderna e eficiente. “Estamos prontos para contribuir com o desenvolvimento do setor portuário brasileiro e a crescente demanda para exportação de petróleo, oferecendo capacidade adicional para exportação de petróleo e reduzindo custos logísticos”, afirmou o diretor Angelo Santos.

Outro diferencial é sua integração com a malha logística nacional. Além do modal rodoviário já consolidado, existem projetos para conectar o porto à Ferrovia EF-118, que ligará o Espírito Santo ao Centro-Oeste com as ferrovias existentes EFVM e FCA, e à EF-352, planejada para expandir as rotas de escoamento de cargas agrícolas e industriais.

Com a obra prestes a começar, o Porto Central já articula os próximos passos para consolidar sua posição estratégica no setor portuário brasileiro. Segundo a Gerente Comercial Jessica Chan, além do transbordo de petróleo viabilizado para a Fase 1, o complexo portuário está estruturado e licenciado para permitir expansões futuras e a diversificação de operações. “Já estamos em negociação e com estudos técnicos necessários para o desenvolvimento dos próximos terminais, em destaque o estaleiro de descomissionamento e reciclagem sustentável de navios em parceria com a M.A.R.S e um hub de movimentação de contêineres que será capaz de receber navios de até 25.000 TEUs”.

Modelo multipropósito

O masterplan abrange uma área de 2.000 hectares, com profundidades marítimas de até 25 metros, e 54 berços destinados a operações que vão além do setor de petróleo e derivados. O projeto foi planejado para acomodar terminais e indústrias multipropósitos, incluindo movimentação e armazenagem de granéis líquidos (como bunker e combustíveis), granéis sólidos, grãos, fertilizantes, minerais, contêineres, cargas gerais, gás natural, apoio offshore e estaleiros.

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Com enfoque na sustentabilidade, o Porto Central se posiciona como uma infraestrutura estratégica para integrar operações de energias renováveis, como parques solares e eólicas offshore, e para apoiar estratégias de descarbonização e transição energética, incluindo projetos ligados ao hidrogênio. Seu desenvolvimento será implementado em fases, alinhado às demandas do mercado e às necessidades dos clientes, garantindo flexibilidade, eficiência e alinhamento estratégico ao crescimento do empreendimento.

A localização privilegiada no centro da costa brasileira, em águas profundas, próximo aos grandes centros produtores do Brasil e um mercado com mais de 100 milhões de consumidores, consolida o complexo como um hub global para diversos negócios, capaz de receber os maiores navios do mundo. Isso coloca o projeto na vanguarda, em destaque como um dos maiores e mais importantes projetos portuários do país do momento. “Contribuirá para ampliar o acesso nacional a uma infraestrutura portuária de qualidade e eficiente, proporcionando excelência logística e maior competitividade do país”, pontua Angelo.

Transparência

A política de direitos humanos do Porto Central abrange iniciativas como igualdade de oportunidades, combate ao trabalho infantil e escravo, e inclusão social. Além disso, o empreendimento tem promovido diálogo contínuo com as comunidades locais, estabelecendo programas para mitigar riscos e fortalecer relações baseadas na transparência e respeito. 

O empreendimento disponibiliza um canal de denúncias para funcionários, prestadores de serviços e a comunidade local. Operado por uma empresa especializada e independente, o serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo anonimato, confidencialidade e proteção contra retaliações. O acesso pode ser feito pelo número 0800 591 2683 ou pela página de web: https://www.contatoseguro.com.br/pt/portocentral/

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site do Porto Central também conta com uma seção de Fale Conosco, onde os cidadãos podem registrar dúvidas, sugestões ou comentários relacionados ao empreendimento, ampliando os canais de comunicação com a comunidade e reforçando o compromisso com a transparência e o diálogo aberto.

Assessoria: Porto Central

Desenvolvimento

Porto Central vai interditar trecho entre praias das Neves e Marobá nesta segunda(10)

Redação Informe ES

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A partir desta segunda-feira (10), um trecho de 3,1 quilômetros da orla de Presidente Kennedy, no litoral Sul do Espírito Santo, passará a ter acesso restrito. Com o avanço do projeto do Porto Central, a área entre as praias de Marobá e Neves não vão ter acesso permitido ao público.

Segundo a Prefeitura de Presidente Kennedy, a mudança está prevista no planejamento do Porto Central e em conformidade com o licenciamento ambiental e tem como objetivo prevenir os riscos de acidentes, tanto para os trabalhadores quanto para os frequentadores na região. 

Para reforçar essa mudança, a partir da próxima semana, o local contará com sinalização adequada e monitoramento contínuo, garantindo que a população esteja devidamente orientada. A Prefeitura de Presidente Kennedy reforça que essa ação é fundamental para a execução segura e eficiente das obras, bem como para a preparação da operação plena do Porto Central.

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Desenvolvimento

Porto Central assina contrato com a norueguesa Equinor

Redação Informe ES

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Impulsionado pelo crescimento da produção de petróleo no Brasil, a demanda por infraestrutura para operações de transferência de petróleo entre navios (conhecida como “Ship-to-Ship” ou “STS”) deve aumentar significativamente nos próximos anos. 

Com previsão de início de operação até dezembro de 2027, o Porto Central está construindo uma infraestrutura moderna, com capacidade licenciada para na sua Fase 1 até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia. O terminal de granéis líquidos, que teve suas obras iniciadas em dezembro de 2024, permitirá a atracação de navios de grande porte, como os Very Large Crude Carriers (VLCCs).

Essa estrutura proporcionará ganhos de escala e redução de custos logísticos, além de maior previsibilidade e confiabilidade nas operações, resultando em maior eficiência e segurança para os clientes. 

Além de atender às operações de transbordo de petróleo, o Porto Central está sendo projetado como um hub de energia diversificado. O complexo contará com infraestrutura para tancagem e movimentação de outros granéis líquidos, além de áreas dedicadas ao desenvolvimento de projetos em energia renovável, ampliando sua relevância como um ponto estratégico para diferentes segmentos do setor energético no Brasil e no mercado global.

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Sobre a Equinor 

A Equinor é uma empresa global de energia com sede na Noruega e está presente no Brasil há mais de 20 anos. No Brasil, a empresa tem um portfólio sólido e diversificado de petróleo e gás natural e tem expandido seus investimentos em energias renováveis.

Mais informações em: https://www.equinor.com.br/

Sobre o Porto Central

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Com mais de 20 milhões de metros quadrados, o Porto Central será um dos maiores complexos portuários e industriais do país, atuando no eixo multipropósito no Litoral Sul do Espírito Santo, Brasil. O empreendimento terá águas profundas de até 25 metros, podendo acomodar os maiores navios do mundo e movimentar diversos tipos de carga, incluindo petróleo, gás natural, geração de energia, apoio offshore, grãos, fertilizantes, minérios, contêineres e carga geral, entre outros. 

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Desenvolvimento

Governo do Estado inaugura pavimentação de trecho da Rodovia ES-060 em Guarapari

Redação Informe ES

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A pavimentação facilita o acesso que liga a Rodovia do Sol a BR-101

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, neste sábado (08), as obras de pavimentação do trecho da Rodovia ES-060, ligando a Rodovia do Sol à comunidade de Amarelos (Entroncamento da BR-101), no município de Guarapari. Foram investidos quase R$ 40 milhões nas melhorias operacionais da via, conhecida como “Estrada do Flamboyant”. O trecho é um importante destino turístico da região, ligando as duas principais rodovias que cortam a cidade.

“Estamos inaugurando esta obra maravilhosa que conecta o bairro Village do Sol e liga essas duas importantes rodovias. O investimento não é apenas uma melhoria na infraestrutura, mas um passo importante para transformar a vida das pessoas que vivem aqui.  Também estamos estimulando o turismo, um setor importante para o crescimento econômico do nosso Estado. Já observamos um aumento no número de pessoas praticando esportes, como ciclismo, corrida e caminhada. Nosso compromisso é com o desenvolvimento sustentável dessas comunidades. Vamos colher ainda mais frutos desse trabalho no futuro”, afirmou o governador.

As obras de reabilitação e melhorias da ES-060 contemplam um trecho de quase 7,80 quilômetros de extensão e foram realizadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). As intervenções foram iniciadas em abril do ano passado e incluíram serviços como terraplenagem, pavimentação, construção de pontes e outras obras complementares, além de sinalização horizontal e vertical, serviços ambientais, hidro-semeadura, além do monitoramento e resgate de fauna.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, também participou da inauguração. “Com essa nova estrada, novas paisagens e oportunidades vão se desenvolver em Guarapari. A conexão do rural e do agroturismo com o lindíssimo litoral. Um investimento que terá capacidade de fomentar o desenvolvimento da região como um todo. Há poucos dias estivemos aqui para acompanhar o funcionamento do novo Hospital Cidade Saúde, para inaugurar novas estruturas de saneamento no sul do município e por aí vai. Nosso Governo, equilibrado, segue investindo. Semana que vem estaremos em Aracruz, inaugurando a nova estrada que liga o município a Fundão, via Santa Rosa. Vamos em frente!”, destacou.

Para o diretor geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, as obras de reabilitação visam melhorar a mobilidade do capixaba: “O Governo do Estado tem sido um grande parceiro dos municípios, olhando por todos de forma igual, de norte a sul do território capixaba. Estes serviços de reabilitação e melhorias nas rodovias, como nesse trecho que liga Amarelos à Rodovia do Sol. São quase oito quilômetros que irão proporcionar mobilidade e flexibilidade aos moradores e comerciantes da região de Guarapari. Com essa revitalização, estamos recuperando para a população um trecho já quase totalmente sem uso. Esse é o dever do Estado: chegar aos locais onde o cidadão mais necessita.”

Também estiveram presentes o prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges; os deputados estaduais Fabricio Gandini e Zé Preto; além dos secretários de Estado, Fabio Damasceno (Mobilidade e Infraestrutura) e Junior Abreu (Casa Civil).

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Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação do DER-ES
Jaldecy Pereira / Flávia Simões
(27) 3636-4404 / 4452
comunicacao@der.es.gov.br

Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

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