Desenvolvimento
Porto Central vai interditar trecho entre praias das Neves e Marobá nesta segunda(10)

A partir desta segunda-feira (10), um trecho de 3,1 quilômetros da orla de Presidente Kennedy, no litoral Sul do Espírito Santo, passará a ter acesso restrito. Com o avanço do projeto do Porto Central, a área entre as praias de Marobá e Neves não vão ter acesso permitido ao público.

Segundo a Prefeitura de Presidente Kennedy, a mudança está prevista no planejamento do Porto Central e em conformidade com o licenciamento ambiental e tem como objetivo prevenir os riscos de acidentes, tanto para os trabalhadores quanto para os frequentadores na região.
Para reforçar essa mudança, a partir da próxima semana, o local contará com sinalização adequada e monitoramento contínuo, garantindo que a população esteja devidamente orientada. A Prefeitura de Presidente Kennedy reforça que essa ação é fundamental para a execução segura e eficiente das obras, bem como para a preparação da operação plena do Porto Central.
Desenvolvimento
Estado firma convênio para implantação de polo industrial em Cachoeiro de Itapemirim

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço assinaram, nessa terça-feira (09), o convênio para a aquisição de área destinada à implantação do Distrito Industrial de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim. O acordo prevê investimento de R$ 19,45 milhões para compra do terreno, que possui 89,06 alqueires. A expectativa é que o novo polo industrial impulsione o desenvolvimento econômico do município e de toda a região sul capixaba.
“Estamos alinhados e com uma ótima parceria com o prefeito Theodorico Ferraço. Estamos realizando diversos investimentos prioritários para alavancar ainda mais o desenvolvimento de Cachoeiro de Itapemirim. As obras de modernização do Aeroporto estão a todo vapor, assim como a duplicação da Rodovia do Frade. Um dos pedidos do prefeito foi o Distrito Industrial de Pacotuba, e estamos atendendo com o repasse de quase R$ 20 milhões para aquisição do terreno. Estaremos juntos para dar sequência a esse importante investimento para toda a região”, afirmou o governador Casagrande.
Com o convênio, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim poderá iniciar as obras do empreendimento, que será implantado no distrito de Pacotuba, com capacidade para receber empresas de diferentes portes e segmentos. Os recursos serão aplicados na fase inicial de infraestrutura da futura área industrial. A iniciativa pretende consolidar Cachoeiro como um hub de inovação, tecnologia e negócios, ampliando as possibilidades de parcerias entre o setor público e o privado.
O vice-governador Ricardo Ferraço destacou que o projeto representa uma ação estratégica capaz de impulsionar todo o sul capixaba. “Essa é mais uma parceria firme entre Governo e Prefeitura, com impactos que vão romper as fronteiras do município, criando novas oportunidades, empregos e renda para toda a região. Dialogamos e construímos essa parceria com muita dedicação e responsabilidade. É um investimento considerável, que vai estimular outros empreendimentos e gerar resultados concretos. Isso é planejamento, gestão, equilíbrio e confiança nos trabalhadores e empreendedores de Cachoeiro”, disse.
“Quando me afastei da Prefeitura, deixei claro que esses 60 dias seriam dedicados integralmente ao Distrito Industrial. Avançamos na posse dos terrenos, garantimos os recursos e agora é hora de colocar a mão na massa. Esse projeto será o orgulho e a base da sustentação econômica de Cachoeiro e de todo o Sul do Espírito Santo”, declarou o prefeito licenciado, Theodorico Ferraço.
O prefeito em exercício, Júnior Corrêa, também participou da assinatura do convênio. “Esse investimento marca um novo momento para Cachoeiro. O Distrito Industrial é fundamental para atrair novas empresas, fortalecer o ambiente de negócios e, principalmente, gerar emprego e renda para a nossa população. Estamos falando de um projeto estruturante, que vai preparar a cidade para crescer de forma sustentável e competitiva”, pontuou.
“O Distrito Industrial de Pacotuba representa o modelo de investimento estratégico que temos priorizado. Estamos falando de uma ação que organiza o território, cria condições reais para atrair novos empreendimentos e amplia a capacidade produtiva do Sul do Estado. Com esse convênio, damos um passo concreto para fortalecer a infraestrutura necessária ao crescimento das empresas, gerar mais competitividade e garantir que Cachoeiro continue sendo uma das referências no desenvolvimento econômico capixaba. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que iniciativas como esta se convertam em oportunidades, inovação e empregos para os capixabas”, comentou o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume.
(Com informações da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Desenvolvimento
Ferrovia ES-RJ: edital e leilão da EF-118 já estão com datas marcadas

Se for mantido o cronograma ferroviário apresentado da última terça-feira (25) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, o edital para a construção do Anel Ferroviário Sudeste, conhecido como Estrada de Ferro 118 (EF-118), que vai ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, será publicado no dia 26 de março de 2026, e o leilão deverá ocorrer depois meses após, em 26 de junho de 2026.
Na carteira de projetos apresentada pelo ministro constam as duas fases da EF-118, a fase 1, que vai ligar Santa Leopoldina a São João da Barra, e a fase 2, que será de São João da Barra a Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

“A infraestrutura logística capixaba precisa evoluir. Temos a expectativa de que o anúncio da Política Nacional de Concessões Ferroviárias e da carteira de projetos para 2026 reconheça projetos fundamentais não apenas para o setor produtivo, mas também para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, comentou o presidente da Federação das Indústrias (Findes), Paulo Baraona.
Para o Espírito Santo, segundo Baraona, é prioritário o anúncio do cronograma de concessão da EF-118 e a edição de novos instrumentos que garantam segurança jurídica e fomento às ferrovias autorizadas. “Esses avanços são estratégicos para destravar investimentos, fortalecer a integração nacional e posicionar o Estado de forma ainda mais competitiva na rota de novos projetos que aconteçam no país”, disse o presidente da Findes.
A Política Nacional de Outorgas Ferroviárias define diretrizes claras de planejamento, governança, sustentabilidade e, principalmente, um novo modelo de funding, que combina recursos públicos e privados.
A carteira do Ministério dos Transportes prevê 8 leilões de ferrovias que abrangem mais de 9 mil quilômetros de extensão e devem atrair cerca de R$ 140 bilhões em investimentos, com projeção de R$ 600 bilhões injetados no sistema ferroviário.
“Ferrovia é um fenômeno econômico, ela reduz custo marginal, barateira frete, integra cadeias de produção. E a gente avançou muito nesses três anos, com uma estratégia sofisticada e sólida, atentos à complexidade do setor”, afirmou o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.
A ampliação dos trilhos reduzirá custos logísticos, aumentará a competitividade da produção nacional e diminuirá a dependência do transporte rodoviário.
Entre os projetos, destacam-se o Anel Ferroviário do Sudeste (EF-118), a Ferrogrão, o Corredor Leste-Oeste, a Malha Oeste, e os corredores da Malha Sul, entre outros.
“Esse é um passo importante, de concretizar uma visão, porque fazer ferrovia realmente demanda uma visão e uma política de Estado. E o setor está muito animado com esses projetos, com essa visão de investimento no setor”, celebrou Davi Barreto, diretor-presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Cidades
Governo inaugura pavimentação de trecho da ES-010 e avança em grandes obras em Guriri

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço, inauguraram, na manhã deste sábado (1º), as obras de pavimentação da Rodovia ES-010, no trecho entre Barra Nova e Guriri, em São Mateus, na microrregião Nordeste. Durante a agenda, foi realizada uma visita técnica a dois grandes investimentos no município: a implantação do Contorno de Guriri e a macrodrenagem no balneário.
Com investimento de R$ 31 milhões, o Governo do Estado realizou a pavimentação em blocos de concreto intertravados em segmentos urbanos da Rodovia ES-010, no trecho Barra Nova x Guriri. As intervenções contemplaram 19,86 quilômetros de extensão. As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
Acompanhado do prefeito Marcus Azevedo Batista, o governador visitou as obras de macrodrenagem e pavimentação no balneário de Guriri. A intervenção contempla nove quilômetros de drenagem, com implantação de galerias simples, duplas e triplas, além da pavimentação sobre a macrodrenagem, calçada cidadã e diversas frentes de serviços. O investimento é superior a R$ 340 milhões.
Já o Contorno de Guriri deve transformar a mobilidade no município e em toda a região. O projeto inclui a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e a execução da Rodovia ES-318, ligando a BR-101 aos entroncamentos das rodovias ES-315 e ES-010 (Binário de Guriri). O trecho possui 24,26 quilômetros de extensão e inclui a construção de pontes, com investimento de R$ 164 milhões.
“Estou pedindo celeridade na nova ponte sobre o Rio Mariricu para que possamos liberar o tráfego para o verão, mesmo que não esteja completamente pronta, mas já permitindo o uso. É importante destacar que fazemos as obras para que os moradores usufruam, mas essa região também é uma potência no turismo. Assim, vamos melhorar o acesso a Guriri. Também estamos fazendo hoje uma entrega importante, que é a pavimentação de Guriri a Barra Nova. Somente um governo organizado consegue fazer tanta obra para a população”, afirmou o governador.
O diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, ressaltou a importância dos investimentos para a região. “São obras aguardadas há muito tempo pela população, principalmente o povo de Guriri, que sofria bastante nos períodos de chuva. Já as pequenas localidades urbanas enfrentavam dificuldades sem pavimentação, prejudicando o comércio e o escoamento da produção agrícola. Por isso, essa pavimentação vai trazer mais eficiência e desenvolvimento para os pequenos agricultores de Barra Nova”, destacou.
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