Ligue-se a nós

Esporte

Bolas da Copa carregando na tomada viralizam, mas há uma explicação

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Nos últimos dias, uma imagem curiosa ganhou as redes sociais: trata-se de uma foto que mostra algumas bolas da Copa do Mundo conectadas na tomada. Por mais que pareça sem sentido, na verdade a recarga é relacionada a sensores internos instalados na redonda.

O sistema faz parte do aparato de tecnologia preparado para o mundial no Catar, voltado para o auxílio da equipe de arbitragem. Esta recarga acontece por indução, de acordo com informações divulgadas anteriormente pela Adidas, responsável pela produção das bolas.

A solução já foi útil em algumas situações de jogo, como na partida entre Portugal e Uruguai pela segunda rodada da fase de grupos. No primeiro gol do jogo, não foi possível afirmar com clareza se Cristiano Ronaldo tocou a bola com a cabeça, ou se ela passou direto.

Neste momento, os sensores presentes na bola serviram para analisar a sua movimentação, e determinaram que não houve mudança de trajetória no momento do suposto cabeceio. Desta forma, o gol foi creditado para Bruno Fernandes, autor do cruzamento.

Anúncio

Bola que carrega na tomada envia dados ao VAR

Anteriormente, a Adidas já tinha dado detalhes sobre a nova tecnologia que exige o carregamento das bolas na tomada. O sensor IMU é capaz de enviar dados à equipe de arbitragem de vídeo (VAR, na sigla em inglês) a uma frequência de 500 vezes por segundo, o que agiliza alguns processos de decisão.

Este componente é instalado na parte central da bola, e apoiado por uma série de braços que se estendem até a superfície de contato com os pés. Mesmo assim, a Adidas garantiu que o sistema não afeta as movimentações da redonda, e nem a performance dos jogadores.

Outras implementações da tecnologia na Copa do Mundo ainda incluem o impedimento semiautomático, que utiliza a inteligência artificial para definir se o atacante está à frente de zagueiros, e gera uma animação gráfica para as transmissões de televisão.

As novidades apresentadas pela Adidas na Copa não serão disponibilizadas nas bolas vendidas ao público geral, com foco exclusivo para as competições internacionais de futebol. Portanto, o ato de carregar a bola na tomada não deve ser necessário nas partidas casuais pelo mundo. 

Fonte: Adidas

Anúncio

Esporte

Conheça horário e local da final da Copa do Mundo 2026

Redação Informe ES

Publicado

no

A Fifa anunciou neste sábado (6) o horário da final da Copa do Mundo 2026. O time que irá erguer a taça de campeão do mundo de 2026 será conhecido a partir das 16h (horário de Brasília) do dia 19 de julho no estádio MetLife em Nova Jersey, o mesmo palco da estreia do Brasil na competição no dia 13 de junho, às 19h (horário de Brasília) contra o Marrocos.

O evento da tarde deste sábado em Washington (Estados Unidos) também confirmou que o jogo de abertura da Copa (México e África do Sul) ocorrerá no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, às 16h (horário de Brasília).

Passando como líder da chave C na fase de grupos, o Brasil enfrentará o segundo colocado do grupo F (Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem entre Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia), no dia 29 de junho, no estádio NRG em Houston. Passando na segunda posição da chave, o Brasil, também em 29 de junho, enfrentará o líder do grupo F no estádio El Gigante de Acero, em Monterrey (México).

O caminho até a grande decisão da Copa do Mundo de 2026 ainda terá os jogos da segunda fase (previstos para o período de 28 de junho a 3 de julho de 2026). As oitavas de final acontecerão de 4 a 7 de julho de 2026; as quartas de final, de 9 a 11 de julho; as semifinais, 14 e 15 de julho, e a disputa do terceiro lugar, em 18 de julho, no Estádio Hard Rock (Miami).

Agencia Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Copa: Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase

Redação Informe ES

Publicado

no

O técnico italiano Carlo Ancelotti afirmou que o Brasil pode vencer os três jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2026 (contra Marrocos, Haiti e Escócia). A declaração foi dada em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (5) após o sorteio dos grupos do Mundial que será disputado nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

“O primeiro jogo do Brasil pode ser contra Marrocos, Haiti ou Escócia, temos que vencer. É respeitar o adversário e estudar bem o rival. Podemos vencer os três jogos. Nossa ideia é muito clara, temos que ser competitivos durante toda a Copa do Mundo”, declarou o comandante do Brasil ao ser questionado sobre o que achava de enfrentar a seleção africana logo na estreia do próximo Mundial.

O técnico italiano também foi questionado sobre o que achava da possibilidade de o Brasil cruzar no mata-mata com equipes fortes como Holanda, Alemanha e França: “O objetivo do Brasil é disputar a final e, para isso, tem que encarar equipes muito fortes. Isso pode acontecer nas quartas de final, na semifinal. Mas, na minha opinião, isso não muda muito”.

Na entrevista, Ancelotti também foi questionado sobre os próximos desafios do Brasil, amistosos contra a Croácia e França, que foram confirmados nesta sexta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que serão disputados nos Estados Unidos. Segundo o treinador, estes jogos servirão para avaliar o nível da seleção a poucos meses do início da Copa: “Acredito que será um bom teste. Enfrentaremos equipes de nível mundial de diferentes características. A França tem qualidade individual extraordinária, enquanto a Croácia tem uma equipe muito experiente. Queremos saber onde estamos”.

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Flamengo derrota Ceará e coroa ano mágico com título Brasileiro

Redação Informe ES

Publicado

no

Com um gol do atacante Samuel Lino, o Flamengo derrotou o Ceará por 1 a 0 para garantir o título do Campeonato Brasileiro, na noite desta quarta-feira (3) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A conquista coroa uma temporada histórica, na qual a equipe também garantiu os títulos da Supercopa do Brasil, do Campeonato Carioca e da Copa Libertadores da América.

Este é o nono título do Rubro-Negro na história da competição, com as conquistas nos anos de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025.

Com os três pontos conquistados nesta quarta, o Flamengo chegou ao total de 78 pontos, e não poder ser ultrapassado pelo Palmeiras, que também nesta quarta superou o Atlético-MG por 3 a 0 em Belo Horizonte para chegar aos 73 pontos.

O jogo

Mesmo apoiado por mais de 73 mil torcedores, o time comandado pelo técnico Filipe Luís não encontrou facilidades diante de um Ceará que jogava com linhas baixas para negar espaços para o ataque do time da Gávea.

Com isso, o Flamengo trocava passes de um lado para o outro e conseguia finalizar apenas de fora da área. Já o Vozão só chegava com perigo esporadicamente, em bolas lançadas da defesa para o isolado centroavante Pedro Raul.

Anúncio

Enquanto isso, em Belo Horizonte, o Palmeiras não precisou de muito tempo para abrir o placar diante do Atlético-MG. Aos oito minutos do primeiro tempo a defesa do Galo vacilou e a bola sobrou no pé de Vitor Roque, que bateu para defesa parcial de Everson. O argentino Flaco López aproveitou o rebote e bateu para o fundo do gol.

O Verdão continuou melhor e ampliou antes do intervalo. O zagueiro Gustavo Gómez acertou lançamento longo para Allan. O lateral Guilherme Arana tentou afastar, mas a bola sobrou para o atacante palmeirense, que bateu colocado para ampliar a vantagem do time comandado pelo português Abel Ferreira aos 19 minutos. A combinação deste resultado com o empate no Rio de Janeiro impedia, naquele momento, a definição do título.

Porém, no estádio do Maracanã o Flamengo passou a forçar as jogadas pela pontas. E foi desta forma que conseguiu abrir o placar aos 36 minutos. O colombiano Carrascal tocou em profundidade na área para Samuel Lino, que bateu por baixo das pernas do goleiro Bruno Ferreira.

Agencia Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados