Esporte
Seleção feminina de futebol é convocada para a Copa do Mundo

A técnica Pia Sundhage anunciou, nesta terça-feira (27), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, as 23 jogadoras convocadas para defender a seleção feminina na Copa do Mundo de 2023, que será disputada a partir do dia 20 de julho na Austrália e na Nova Zelândia. A sueca também revelou os nomes das três suplentes, que viajarão com a delegação e poderão ser utilizadas em eventuais casos de lesão.
Entre as convocadas está a rainha Marta. A craque de 37 anos disputará a competição pela sexta e, provavelmente, última vez. Maior artilheira da história dos Mundiais, entre mulheres e homens, com 17 gols, a meia-atacante do Orlando Pride (Estados Unidos) é a jogadora mais velha entre as convocadas, enquanto a suplente Aline Gomes, de 17 anos, é a mais nova da lista.
A maior parte das jogadoras chamadas por Pia atua no exterior. Assim, foi mantida uma tendência do Mundial passado, na França, quando 18 das convocadas também atuavam fora do Brasil. Na convocação desta terça, a liga norte-americana é a que conta com mais representantes, com o total de sete. Na segunda posição aparece a liga espanhola, com seis jogadoras.
Além disso, há oito nomes ligados a equipes do país, com destaque ao Corinthians, atual tricampeão nacional, com quatro convocadas. Outros quatro clubes brasileiros também terão representantes na Copa: Flamengo, Santos, Palmeiras e Ferroviária (com a suplente Aline).
“Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as jogadoras. Testamos 90 atletas e fiquei muito animada, pois quase metade do time nunca foi a uma Copa do Mundo. Temos muitos sonhos entre as mais novas, e as mais experientes ajudam a equipe. Isso é muito especial. Após quatro anos, é o momento perfeito para a Copa do Mundo”, declarou a técnica Pia Sundhage na abertura da entrevista coletiva.
As convocadas se apresentam ainda esta semana à seleção brasileira, para treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). No domingo (2), às 10h30 (horário de Brasília), as comandadas de Pia enfrentam o Chile no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, em um último amistoso antes da viagem para o Mundial.
O Brasil foi sorteado no Grupo F, com sede na Austrália, ao lado de Panamá, França e Jamaica. A estreia será diante das panamenhas, no próximo dia 24 de julho, às 8h, em Adelaide. No dia 29, às 7h, será a vez de encarar as francesas, em Brisbane. A participação na primeira fase chegará ao fim no dia 2 de agosto, novamente às 7h, contra as jamaicanas, em Melbourne.
A seleção feminina busca um título inédito. A própria Pia, apesar de bicampeã olímpica em 2008 e 2012, em ambas comandando os EUA, tenta vencer a Copa do Mundo pela primeira vez na carreira. Na edição de 2011, realizada na Alemanha, a treinadora chegou à decisão, mas as norte-americanas foram derrotadas pelo Japão. Como jogadora, a sueca tem um terceiro lugar, no Mundial de 1991, o primeiro da história, disputado na China.
Pia assumiu o time brasileiro em 2019, após a Copa passada, substituindo Vadão. Ao longo de quatro anos, a sueca trabalhou com 92 atletas diferentes e comandou a seleção em 53 jogos: com 32 vitórias, 12 empates, nove derrotas, 120 gols marcados e 40 sofridos. O título da Copa América, em julho de 2022, na Colômbia, assegurou classificação à Olimpíada de Paris (França), no ano que vem. Ela será a primeira mulher a dirigir o Brasil em um Mundial adulto.
Relação de convocadas:
Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila Rodrigues (Santos).
Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Tamires (Corinthians), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF) e Rafaelle (Arsenal).
Meio-campistas: Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Duda Sampaio (Corinthians), Andressa Alves (Roma), Luana (Corinthians) e Ana Vitória (Benfica).
Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Geyse (Barcelona), Kerolin (North Carolina Courage), Nycole (Benfica), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).
Suplentes: Tainara (Bayern de Munique), Aline (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).
*Com colaboração do repórter Lincoln Chaves.
* Atualizada às 18h07 para incluir a convocação da goleira Bárbara, do Flamengo.
Edição: Fábio Lisboa
Esporte
Atleta de Guarapari representa o Brasil no Mundial de Atletismo na Sérvia

A atleta Maíza da Silva da Conceição, de apenas 13 anos, desponta como uma das grandes promessas do atletismo brasileiro e está prestes a alcançar um feito histórico. Aluna do Complexo Esportivo de Guarapari, Maíza foi selecionada, em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), para representar o Brasil na ISF U15 Gymnasiade 2025 – o Mundial de Atletismo Escolar Sub-15. A competição será realizada entre os dias 4 e 14 de abril, na cidade de Zlatibor, na Sérvia.
São 26 estudantes-atletas e os dois técnicos que compõem a delegação brasileira. Maíza iniciou sua trajetória no atletismo há apenas dois anos e, desde então, vem se destacando em competições de alto nível. Em 2023, conquistou os títulos de Campeã dos Jogos Escolares do Município e dos Jogos Estaduais, além de brilhar no salto em distância, figurando entre as 30 melhores do Brasil na competição realizada em Brasília.
Em 2024, sua evolução impressionante continuou. A jovem atleta se sagrou Campeã Brasileira, garantindo sua vaga no Campeonato Sul-Americano, na Colômbia, onde ficou entre as 10 melhores da América do Sul. Com esse desempenho notável, Maíza carimbou sua classificação para o Mundial Sub-15 e embarca para a Sérvia nesta quarta-feira (02), carregando grandes expectativas. “Peço a torcida de todos para trazer mais essa medalha para a nossa cidade”, enfatizou ela.
O Complexo Esportivo de Guarapari e toda a cidade estão na torcida para que Maíza continue brilhando no cenário internacional e, quem sabe, um dia alcance os Jogos Olímpicos. “Estamos muito orgulhosos da trajetória da Maíza e acompanharemos cada passo dessa jornada. Ela é um exemplo de dedicação e talento, e uma grande honra para Guarapari tê-la representando o Brasil”, destacou o treinador Mateus Ferreira.
Fonte: Secom-PMG
Esporte
Nadador de Cariacica disputa mundial escolar na Sérvia

O nadador de Cariacica, o adolescente Lucca Sfalsin, prestes a completar 15 anos, vai disputar entre os dias 04 e 14 de abril o Mundial Escolar de Natação, na Sérvia. Inscrito no programa Bolsa Atleta, concedido pela Prefeitura de Cariacica, ele garantiu a vaga na seleção brasileira após apresentar boa performance nas últimas competições.
Com futuro promissor, o atleta também conquistou o tricampeonato brasileiro nos 100m e 200m borboleta, além de arrebatar o título de campeão nos Jogos Escolares Brasileiros e no Espirito Santo, todos em 2024, o que o levou a ser convocado para disputar o mundial.
O menino de ouro das piscinas, Sfalsin, sagrou-se campeão em 2024 nos 50m borboleta e no revezamento 4×50 livre, durante o Sul Americano de Natação Escolar pela seleção brasileira. Com o título, ele garantiu a sua vaga na seleção brasileira de natação.
Lucca Sfalsin teve o seu primeiro contato com as piscinas ainda com um ano de idade para tentar controlar as constantes crises de bronquite. O início de sua carreira se assemelha ao do medalhista olímpico da natação brasileira, Gustavo Borges, que começou no esporte com seis anos também por causa de uma bronquite.
Depois de se dedicar à natação, Sfalsin, com apenas nove anos de idade, já se destacava entre os primeiros colocados nas competições estaduais. Com 11 anos, ele já disputava na modalidade borboleta, sua especialidade, com os melhores do país.
Em 2021, ele foi campeão do Sudeste, em Bauru, nos 100m borboleta, além de estar entre os primeiros no nado crawl (livre). “Meu maior sonho é participar de uma Olimpíada”, declarou Lucca Sfalsin.
Fonte: SemCom-PMC Por: Vandique Magalhães, Fotos Divulgação
Esporte
CBF demite Dorival Júnior do comando da seleção brasileira de futebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nota no final da tarde desta sexta-feira (28) informando que o técnico Dorival Júnior não comanda mais a seleção brasileira de futebol.
De acordo com a nota, “a direção da CBF agradece ao profissional e deseja sucesso na continuidade de sua carreira”.
Ainda não foi anunciado o nome do substituto.
Na última terça-feira (25), a seleção jogou mal diante da Argentina e foi goleada por 4 a 1 pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. A partida ocorreu no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
Com o revés na partida, o Brasil ainda não confirmou a participação no próximo Mundial e segue como 4º colocado da classificação, com 21 pontos.
Já a Argentina, que entrou em campo classificada para a Copa após o empate sem gols entre Bolívia e Equador, permanece na ponta da classificação, agora com 31 pontos.
Agencia Brasil
-
Justiça2 dias atrás
Fim de Abril: Ministério Público exige a retirada de quiosques em Nova Almeida, na Serra
-
Esporte4 dias atrás
Atleta de Guarapari representa o Brasil no Mundial de Atletismo na Sérvia
-
Saúde3 dias atrás
Telas causam aumento exponencial de miopia infantil
-
Educação4 dias atrás
Detecção precoce do autismo ajuda na alfabetização e inclusão escolar
-
Emprego4 dias atrás
Emprego no ES: varejista Le biscuit oferece oportunidades de trabalho
-
Geral2 dias atrás
Espírito Santo apresenta 435 propostas para equipamentos e obras no Novo PAC Seleções
-
Negócios4 dias atrás
Por Que o Burnout Afeta Mais as Mulheres?
-
Política2 dias atrás
Emanuela Pedroso assume presidência do PSB de Vila Velha