Esporte
TVE leva Capixabão 2025 para todo Brasil

Telespectadores de norte a sul do País poderão acompanhar o Capixabão 2025, que começa neste sábado (18). A TVE Espírito Santo, detentora exclusiva dos direitos de transmissão e comercialização do futebol capixaba, vai transmitir partidas do principal campeonato do Estado, ao vivo, em rede nacional, por meio de uma parceria com a TV Brasil.
Além da exibição de parte dos jogos do Capixabão na TV Brasil, a TVE Espírito Santo vai marcar presença no programa Stadium, da emissora nacional, com conteúdos sobre a disputa e sobre os clubes capixabas. No Estado, a emissora segue transmitindo todos os jogos.
O time da TVE já está no “aquecimento” para entrar em campo na cobertura e transmissão de todos as 59 partidas do Capixabão: Izabela Toscano, Juliana Moreira, Richard Pinheiro e Jair Emanuel estarão na reportagem. Ana Clara Lanius, Robson Maia, Ferreira Neto, Flankilane Moura e Redney Moreira ficarão responsáveis pela narração das partidas.
No sábado (18), os capixabas poderão acompanhar em tempo real a partida entre Nova Venécia e Rio Branco SAF, que marca a estreia do Capixabão 2025, a partir das 15 horas na TVE. Na sequência, às 17 horas, o clássico entre Desportiva Ferroviária e Vitória será transmitido ao vivo para todo o País, por meio da parceria com a TV Brasil.
Central do VAR
Considerada a “Casa do Futebol Capixaba”, a TVE Espírito Santo coloca em operação, neste sábado (18), a Central do Var, em parceria com a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES). O objetivo é ampliar o uso do árbitro de vídeo nas partidas do Capixabão deste ano.
A Central fica nas dependências da TVE. No local estarão, durante as partidas, os dois árbitros do VAR e o assistente, que vão se comunicar de maneira remota com a arbitragem no estádio.
A criação da Central do Var traz mais agilidade e reduz os custos na operação em comparação com o modelo de arbitragem de vídeo convencional, que é realizada com os árbitros do VAR no próprio local da disputa.
Sobre o Capixabão 2025
O Capixabão 2025 vai reunir dez times: Desportiva, Vitória, Real Noroeste, Rio Branco de Venda Nova, Porto Vitória, Jaguaré, Nova Venécia, Capixaba, Vilavelhense e o Rio Branco SAF, atual campeão. Confira abaixo a programação dos jogos da primeira rodada:
18 de janeiro (sábado): às 15h, Nova Venécia x Rio Branco A.C SAF
18 de janeiro (sábado): às 17h, Desportiva Ferroviária x Vitória
19 de janeiro (domingo): às 16h, Rio Branco F.C. x Vilavelhense
20 de janeiro (segunda-feira): às 16h, Jaguaré x Capixaba
20 de janeiro (segunda-feira): às 19h, Porto Vitória x Real Noroeste
Novos recordes a cada ano
Como fruto dos esforços em prol da valorização do futebol capixaba, a TVE Espírito Santo bate recordes a cada ano em sua transmissão ao vivo. No ano passado, na TV aberta, nas plataformas de streaming e também via redes sociais, nada menos que 108 jogos de futebol de 12 campeonatos diferentes do nosso Estado foram transmitidos, graças a um investimento de R$ 3,5 milhões.
A emissora segue em primeiro lugar no País em transmissão de jogos regionais. A TVE detém desde 2020 os direitos exclusivos de transmissão e comercialização do futebol capixaba e sua atuação promoveu o crescimento, a modernização, o reconhecimento e a visibilidade do esporte no Estado, valorizando clubes, atletas, torcedores, patrocinadores e todos os que acreditam nele.
No Capixabão 2024, a TVE fez a maior transmissão da história. O desempenho da emissora pública garantiu a maior transmissão do Brasil em TV aberta. A TVE transmitiu todas as 59 partidas do campeonato, somando mais de 130 horas, ao vivo, no ar.
A TV registrou em tempo real as 124 vezes em que a rede balançou durante o campeonato pelas 12 câmeras, oito replays, game cam, drones e pela emoção nas vozes de narradores, repórteres e comentaristas. Foram veiculados mais de 900 conteúdos exclusivos e a audiência atingiu níveis históricos.
Na televisão aberta, a TVE conquistou o segundo lugar em audiência durante o clássico Rio Branco x Vitória. Nas redes sociais, foi registrado um crescimento de 47% em relação ao ano anterior. O perfil da TVE alcançou mais de um 1,5 milhão de contas, atraindo espectadores de mais de 50 países. Além disso, em 2024, a emissora pública dos capixabas participou ativamente do lançamento da nova Taça do Capixabão pela Federação de Futebol do Estado, tendo sido, inclusive, responsável pela criação do troféu — a peça foi elaborada pela designer Raísa Haig.
Outros campeonatos, como Copa Verde, Copa ES Sicoob 2024, Brasileirão Série D, Capixabão Sub-15, Sub-17 e Sub-20 também ganharam as telas da emissora ao longo do ano de 2024. Conteúdos inéditos e exclusivos foram publicados em tempo real no Instagram, nos perfis @tveesportes e @tveespiritosanto.
Serviço:
A TVE Espírito Santo transmitirá o Capixabão pelo canal 2.1, pela webtv (https://www.fundacaocarmelia.com.br/ao-vivo-tv-educativa-2-1/) e pelo YouTube (https://www.youtube.com/@tveespiritosanto).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@radioes89.1
Esporte
Paquetá marca, Flamengo vence Botafogo e vai à semi do Carioca

Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não ser rebaixado no Campeonato Carioca, o Flamengo está nas semifinais do Estadual. Neste domingo (15), o Rubro-Negro venceu o Botafogo por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelas quartas de final. A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Nacional .
Em busca da oitava final de Estadual consecutiva, o Flamengo terá pela frente o Madureira, em jogos de ida e volta que serão agendados pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). O Tricolor Suburbano será o mandante da segunda partida, já que fez melhor campanha.
O Glorioso, por sua vez, fica fora das semifinais pela terceira edição em sequência. O Alvinegro não decide um Carioca desde 2018, quando foi campeão pela última vez, e acumula uma série de cinco derrotas na temporada.
O clássico deste domingo teve o desencantar de Lucas Paquetá. Foi do meia, que retornou ao Rubro-Negro depois de oito temporadas, o gol que abriu o marcador do Nilton Santos, aos 18 minutos. O camisa 20 recebeu do atacante Bruno Henrique na entrada da área e bateu no canto do goleiro Neto.
O Botafogo empatou aos oito do segundo tempo. O lateral Alex Telles cobrou escanteio e o zagueiro Alexander Barboza, de cabeça, encobriu o goleiro Andrew. No fim da partida, aos 38 minutos, o volante Erick Pulgar testou fraco em cima de Neto, dentro da área, mas o goleiro deu rebote e o próprio chileno aproveitou, decretando o triunfo rubro-negro.
O último semifinalista do Carioca será conhecido na segunda-feira (16). Às 18h (horário de Brasília), o Fluminense recebe o Bangu no Maracanã. Quem avançar, encara o Vasco, que despachou o Volta Redonda no último sábado (14), nos pênaltis.
Edição:
Odair Braz Júnior
Esporte
Vasco vai às semifinais do Carioca e “salva” carnaval do torcedor

O carnaval parecia que não começaria bem para o torcedor do Vasco, mas o time de Fernando Diniz corrigiu a evolução na passarela de São Januário a tempo de conseguir a classificação às semifinais do Campeonato Carioca. Na noite de sábado (14), o Gigante da Colina superou o Volta Redonda nos pênaltis, por 5 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal.
O Cruzmaltino terá pela frente o ganhador do confronto entre Fluminense e Bangu, que duelam na segunda-feira (16), às 18h (horário de Brasília), no Maracanã. O Madureira, outro semifinalista definido, aguarda Botafogo ou Flamengo, que se enfrentam neste domingo (15), às 17h30, no Estádio Nilton Santos, com transmissão ao vivo da Rádio Nacional.
Enquanto o Vasco apresentava dificuldades para fazer o samba fluir, o Volta Redonda mostrou que estava com a harmonia em dia e comandou o primeiro tempo. Como se desfilasse livremente pela Marquês de Sapucaí, o atacante Ygor Catatau foi lançado pelo lateral Jean Victor, superou a marcação do volante Thiago Mendes e finalizou no canto do goleiro Léo Jardim, aos 27 minutos.
Assim como uma escola de samba que precisa se ajustar, na marra, às adversidades na avenida, o Cruzmaltino teve de rever a postura para o segundo tempo. A equipe da casa passou a pressionou o Voltaço, mas faltava capricho.
Aos 21 minutos, enfim, o samba vascaíno se fez ouvir em São Januário. O zagueiro Carlos Cuesta cruzou pela direita e Claudio Spinelli – que tinha entrado em campo dois minutos antes no lugar do também atacante Nuno Moreira – deixou tudo igual, de cabeça.
O confronto foi para os pênaltis. Melhor para o Vasco, que teve 100% de aproveitamento nas cinco cobranças, enquanto o atacante Marquinhos bateu para fora a primeira batida do Volta Redonda. O lateral Puma Rodriguez converteu o chute que salvou o Carnaval vascaíno, apesar de não aliviar a pressão em cima de Fernando Diniz, muito criticado pelos torcedores, mesmo com a classificação.
Clássico na semi do Mineiro
A noite de sábado também definiu as semifinais do Campeonato Mineiro. O Cruzeiro, time com a campanha mais positiva, terá pela frente o Pouso Alegre, melhor segundo colocado entre os três grupos da primeira fase. O outro confronto será o clássico entre Atlético-MG e América-MG, que terminaram as respectivas chaves na liderança, assim como a Raposa.
As datas, horários e locais das partidas ainda serão anunciados pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Cruzeiro e América terão a vantagem de fazer o jogo de volta em casa.
A Raposa sacramentou a liderança do Grupo C e a melhor campanha geral, com 15 pontos, ao derrotar a URT por 2 a 1 no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas (MG). Os atacantes Kaio Jorge e Keny Arroyo marcaram para a Raposa, enquanto o volante Mateus Peloggia descontou para os anfitriões, que ficaram em segundo no Grupo A, com 11 pontos.
Melhor para o Atlético, que ultrapassou a URT, indo a 14 pontos ao golear o Itabirito por 7 a 2 no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG). Destaque para Hulk, que balançou as redes três vezes. O também atacante Mateo Cassierra, os meias Gustavo Scarpa e Victor Hugo e o lateral Renan Lodi marcaram os demais gols do Galo. Foi o primeiro compromisso do time após a demissão do técnico Jorge Sampaoli.
Já o América assegurou o primeiro lugar do Grupo B com uma vitória polêmica sobre o North, por 2 a 1, no Independência, em Belo Horizonte. Os gols saíram nos acréscimos da etapa final. O meia Yuri Merlim abriu o marcador para os visitantes, mas o volante Val Soares, em duas cobranças de pênalti, virou para o Coelho, que foi a 15 pontos, ficando atrás do Cruzeiro na classificação geral por ter um triunfo a menos.
Com os resultados da rodada, Democrata e Athletic – que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro – foram rebaixados no Mineiro. E o pior: jogando em casa. O primeiro foi derrotado no Mamudão, em Governador Valadares (MG), para o Betim, por 1 a 0. O segundo não saiu do 1 a 1 com o Tombense no Estádio Joaquim Portugal, em São João del Rei (MG).
Brusque e Fortaleza na frente
Por fim, nos Campeonatos Catarinense e Cearense, o sábado marcou o início das semifinais. No sul do país, o Brusque recebeu a Chapecoense e venceu a partida de ida por 1 a 0 na Arena Simon, novo nome do Estádio Augusto Bauer. O meia João Prado fez o gol do Quadricolor, que tem a vantagem do empate no encontro do próximo domingo (22), às 18h, na Arena Condá, em Chapecó (SC).
Já no Ceará, o Fortaleza abriu vantagem sobre o Ferroviário ao superar o rival por 2 a 0 no Estádio Presidente Vargas, na capital do estado. Os atacantes Vitinho e Adam Bareiro marcaram para o Leão do Pici, que se classifica à final mesmo até se perder o jogo de volta no sábado que vem (21), às 17h, por um gol de diferença. O local ainda será definido.
Cultura
TV Ales vai retransmitir desfiles do Carnaval e jogos do Capixabão

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) assinou, nesta quarta-feira (4), um convênio entre a TV Ales e a TVE Espírito Santo para a retransmissão do Carnaval Capixaba 2026 e de uma etapa decisiva do Campeonato Capixaba de Futebol. A parceria foi formalizada na Presidência da Ales e amplia o alcance da cultura e do esporte capixabas por meio das emissoras públicas do estado.
Com o acordo, a TV Ales passará a retransmitir, em parceria com a TVE — emissora gerida pela Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV/ES) — os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial e da Série Ouro do Carnaval de Vitória 2026, além dos jogos do mata-mata do Capixabão, a partir das quartas de final.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), destacou o caráter estratégico da iniciativa.
“Essa é uma parceria estratégica. Nós estamos potencializando uma parceria, levando o carnaval, levando o futebol, valorizando o futebol capixaba, que é muito importante. (…) Além das informações que nós levamos para os cidadãos, mostrando o papel do deputado, o papel da Assembleia, a transparência da Assembleia e as ações que a gente promove além das paredes do Poder Legislativo, estamos levando cultura, estamos levando esporte. Estou muito feliz com essa parceria com a nossa TVE”, afirmou.

Já o diretor-presidente da RTV/ES, Igor Pontini, ressaltou a importância da união entre as emissoras públicas.
“A TVE e a TV Ales são as emissoras públicas do estado, cada uma com sua missão institucional, e essa parceria potencializa tanto o futebol como o Carnaval capixaba. (…) Isso aumenta a divulgação, a visibilidade, e é importante para esse momento de reconstrução do futebol capixaba, além de potencializar nossa cultura e nosso esporte, o que é estratégico para o nosso Estado”, disse Pontini.
Carnaval Capixaba 2026
A retransmissão dos desfiles do Grupo Especial terá início às 22 horas, enquanto os desfiles da Série Ouro começam às 21h45.
Grupo Especial – Sambão do Povo
Sexta-feira (6 de fevereiro)
- Pega no Samba
- Novo Império
- Unidos de Jucutuquara
- Mocidade Unida da Glória (MUG)
- Imperatriz do Forte
Sábado (7 de fevereiro)
- Rosas de Ouro
- Unidos da Piedade
- Independente de Boa Vista
- Chegou o Que Faltava
- Andaraí
Série Ouro (antigo Grupo de Acesso)
Sexta-feira (13 de fevereiro)
- Barreiros
- Chega Mais
- Eucalipto
- Tradição
- São Torquato
Sábado (14 de fevereiro)
- Itacibá
- Mocidade da Praia
- Império
- Mocidade Serrana
Ao todo, 19 escolas de samba terão seus desfiles retransmitidos pela TV Ales em parceria com a TVE.
Campeonato Capixaba de Futebol
O convênio também prevê a retransmissão dos jogos decisivos do Campeonato Capixaba de Futebol 2026, sempre às 15 horas, a partir das quartas de final.
Quartas de final
Ida: 21 de fevereiro de 2026
Volta: 28 de fevereiro de 2026
Semifinais
Ida: 7 de março de 2026
Volta: 14 de março de 2026
Final
Ida: 21 de março de 2026
Volta: 28 de março de 2026
Fonte: Ales Por João Caetano Vargas, com edição de Angèle Murad
-

Cidades1 dia atrásKits escolares da Serra será entregue nesta quinta (19)
-

Cidades1 dia atrásCariacica abre mais de 1,2 vagas de emprego a partir desta quinta(19)
-
Negócios2 dias atrás
Bilionário Presidente da Rede de Hotéis Hyatt se Aposenta após Associação com Epstein
-

Tecnologia2 dias atrásBusca do Google muda exibição de links em resultados com IA
-

Internacional1 dia atrásVaticano diz que não participará do “Conselho da Paz” de Donald Trump
-

Internacional10 horas atrásCaso Epstein: ex-príncipe Andrew é detido por suspeitas de má conduta
-

Cidades12 horas atrásSerra recebe exposição que une arte contemporânea e história na terça(24)
-

Política11 horas atrásNa Índia, Lula defende governança global da IA liderada pela ONU

























