Fé
Domingo de Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo
Neste domingo (31), os cristãos celebram a Páscoa – ressurreição de Jesus Cristo – após ele ter sido crucificado há três dias.
A Ressurreição de Jesus é a fé cristã de que Jesus Cristo retornou à vida no domingo seguinte à sexta-feira na qual ele foi crucificado. É uma doutrina central da fé e da teologia cristã e parte do Credo Niceno: “Ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, conforme as Escrituras”
(Mc 16.1-8; Lc 24.1-2; Jo 20.1-10)
28 Passado o sábado, no domingo bem cedo, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo onde Jesus tinha sido enterrado. 2 Naquela ocasião houve um grande terremoto, pois um anjo do Senhor tinha descido do céu, removido a pedra que fechava o túmulo e agora estava sentado sobre a pedra. 3 Ele se parecia com um relâmpago e as suas roupas eram brancas como a neve. 4 Os guardas tinham ficado com tanto medo, ao ponto que ficaram tremendo e, ao mesmo tempo, paralizados como se estivessem mortos. 5 Então o anjo disse às mulheres:
—Deixem de ter medo! Eu sei que vocês vieram procurar por Jesus, aquele que foi crucificado, 6 mas ele não está mais aqui. Ele ressuscitou, exatamente como havia dito que iria fazer. Venham ver o lugar onde ele estava deitado. 7 Agora, vão depressa e digam aos discípulos dele o seguinte: “Jesus ressuscitou dos mortos e vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão novamente”. Façam exatamente como eu falei.
8 Elas saíram depressa do túmulo, pois estavam com muito medo, mas também muito felizes, e correram para contar aos discípulos o que havia acontecido.
9 De repente, Jesus apareceu diante delas e disse:
—Olá!
E elas se aproximaram dele, abraçaram seus pés e o adoraram. 10 Jesus, então, lhes disse:
—Deixem de ter medo! Vão e digam aos meus irmãos para se dirigirem à Galileia. Lá eles me verão novamente.
Foto de capa: Encenação da ressurreição de Jesus Cristo (imagem ilustrativa) — Foto: Felipe Turioni/g1
Fé
Filme cristão “A Forja” lidera ranking de bilheteria no Brasil
O filme cristão “A Forja – O Poder da Transformação” lidera o ranking de filmes mais vistos do fim de semana no Brasil, segundo dados da empresa Comscore.
Em cartaz em 763 salas e 585 cinemas de todo o Brasil, o longa já levou mais de 135 mil pessoas aos cinemas desde a estreia na última quinta-feira (26) e obteve 2,7 milhões de reais em arrecadação.
Conforme a revista Veja, foram cerca de 136.890 espectadores. Já a animação “Transformers: O Início”, que está em 2º lugar, arrecadou 2,6 milhões de reais e 122.420 espectadores.
O filme é produzido pelos irmãos Kendrick, com distribuição da Paris Filmes em parceria com a 360 Way Up. A produção apresenta a história de Isaías Wright, um jovem sem planos para o futuro que depois de ser desafiado pela mãe descobre o propósito de Deus em sua vida.
Com roteiro de Alex e Stephen Kendrick e direção de Alex Kendrick, o drama segue a linha dos demais filmes da dupla e apresenta uma história inspiradora, de amor e esperança, que motiva os espectadores a fortalecerem suas relações pessoais.
No elenco, Cameron Arnett de “Mais Que Vencedores” e “Uma Jornada de Fé” atua como o empresário de sucesso, que é o motivador na vida do protagonista.
Além de Cameron, a produção conta com a atriz e evangelista Priscilla Shirer — no papel da mãe de Isaías — Aspen Kennedy, Karen Abercrombie, T.C. Stallings, BJ Arnett, Ken Bevel, Benjamin Watson, Jonathan Evans, Jerry Shirer e Tommy Woodard.
A produção é assinada pela Affirm Films, Faithstep Films, Provident Films e Kendrick Brothers Production.
“A história de Isaías é transformada a partir do discipulado feito por um empresário, temente a Deus, e auxiliado por um grupo de homens que fizeram dos seus encontros semanais, mesas de comunhão, mentoria e crescimento. A temática abordada no filme trata dos desafios encontrados por muitas famílias hoje em dia e que, certamente, vai servir de inspiração para novas escolhas guiadas pela fé em Deus”, afirmou a assessoria.
Fé
Estado do ES ganha novos patrimônios culturais
Manifestação religiosa tradicional no calendário de Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo, a festa de Nossa Senhora das Neves agora é patrimônio cultural imaterial do Estado. O reconhecimento consta na Lei 12.169, de autoria do deputado Allan Ferreira (Podemos). O mesmo ocorre com o Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi, localizado no distrito de Araguaia, em Marechal Floriano. Ele agora é patrimônio cultural do estado, conforme institui a Lei 12.171, de iniciativa de Dary Pagung (PSB).
As duas leis foram promulgadas pelo presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos), e publicadas no Diário do Poder Legislativo (DPL) nesta quinta-feira (20).
Nossa Senhora das Neves
Com programação diversificada preparada pela Paróquia Nossa Senhora das Neves, a festa acontece de 27 de julho a 6 de agosto. O ponto alto é o dia dedicado à santa, 5 de agosto. Conforme a justificativa do projeto de lei que deu origem à norma (PL 655/2023), na data é realizada uma missa campal pela manhã, seguida de procissão e queima de fogos.
As celebrações ocorrem no santuário localizado na planície de Muribeca, às margens do rio Itabapoana. “O evento marca o calendário dos fiéis e turistas há muitos anos”, aponta o deputado Allan Ferreira. A Igreja de Nossa Senhora das Neves é considerada Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo. A justificativa do PL 655/2023 ainda conta que a igreja foi construída pelo Padre José de Anchieta, com o trabalho de escravos e índios puris e botocudos.
Centro Ezequiel Ronchi
Também entra no hall de bens culturais do Espírito Santo o Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi, localizado no distrito de Araguaia, em Marechal Floriano.
O museu, fundado em 1995, preserva a memória da imigração italiana e alemã da região. Conforme o PL 257/2024, que deu origem à lei, o nome faz referência à família que doou o terreno para a construção do prédio, administrado pelos descendentes do homenageado.
O imóvel é reconhecido pelo município como o primeiro do Espírito Santo a abrigar o ensino público. Hoje ele integra o circuito de museus do município, possuindo rico acervo de cerca de 500 peças antigas, que ilustram e preservam a cultura local, como fotos, móveis, utensílios e documentos. A entrada é gratuita.
Patrimônio cultural
Tanto a festa religiosa quanto o centro cultural estão inseridos no conceito de bens culturais estabelecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Conforme a definição, esses bens, “dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados – feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)”.
Ambas as leis foram promulgadas pelo presidente da Ales após sanção tácita do governador do Estado. Isso ocorre quando, passado o prazo de 15 dias após a aprovação da proposta pelo Legislativo, o chefe do Executivo não se manifesta sobre a sanção ou veto.
Cidades
Gospel: Isadora Pompeo faz show nesta sexta (28) na praça de Porto Canoa, em Serra
A cantora gospel Isadora Pompeo vai levar muita animação e música boa para Porto Canoa no fim deste mês. No próximo dia 28, uma sexta-feira, ela é uma das atrações das comemorações da inauguração da Praça dos Girassóis, localizada na Avenida Brasília, principal via de Porto Canoa. O evento está marcado para começar às 18h30.
A apresentação será realizada pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), para toda a população serrana.
Isadora Pompeo, de 25 anos, é conhecida por suas performances emocionantes e pela mensagem inspiradora de suas músicas. Com uma carreira musical marcada por mensagens profundas e melodias tocantes, ela cativa plateias em todo o país.
A cantora promete levar muita emoção a quem estiver no local, cantando hits como “Eu Tenho Você” , “Oi, Jesus”, “Seja Forte” e a canção que está na boca do povo, “Bênçãos que não tem fim”.
Serviço
Show da Isadora Pompeo
Data: Sexta-feira, 28 de junho
Local: Praça dos Girassóis, Porto Canoa.
ANÚNCIO
Horário: a partir das 18h30
Fonte: Secom/PMS – Texto: Bianca Oliveira – Foto: Divulgação
- Meio Ambiente4 dias atrás
Oceans 20: grupo pede ao G20 gestão sustentável dos oceanos
- Negócios3 dias atrás
70% dos Empregadores Preferem Habilidades em IA do Que Experiência
- Economia3 dias atrás
Jornada 6×1 divide entidades de trabalhadores e patronais
- Cidades20 horas atrás
Natal Serra + Iluminada terá cantadas, árvore musical e roda-gigante para a garotada
- Tecnologia3 dias atrás
O que é sibutramina e como ela age no corpo?
- Geral2 dias atrás
PF prende militares suspeitos de planejar matar Lula e Alckmin em 2022
- Política16 horas atrás
Audiência Pública discute Lei Orçamentária Anual 2025 na Assembleia Legislativa
- Tecnologia2 dias atrás
União Europeia apresenta rascunho de Código de Práticas para modelos de IA