Ligue-se a nós

Geral

Nova e moderna Estação da Cesan dobra a capacidade de tratamento de esgoto em Vila Velha

Redação Informe ES

Publicado

no

O Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), inaugurou a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçás, em Vila Velha, transformando-a na maior e mais moderna do Estado. Com investimento de R$ 215 milhões, a ETE agora opera com capacidade de 900 litros por segundo, mais que o dobro da capacidade anterior de 400 litros por segundo. Serão beneficiados diretamente mais de 580 mil habitantes.

A solenidade de inauguração realizada na manhã desta sexta-feira (21) teve a participação do governador Renato Casagrande; do presidente da Cesan, Munir Abud; do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; entre outras autoridades.

A nova ETE de Araçás é um exemplo de inovação e sustentabilidade. Equipada com tecnologia de última geração, incluindo um processo preliminar alemão e um sistema de desinfecção ultravioleta israelense, a estação garante alta eficiência no tratamento do esgoto e o mínimo impacto ambiental. Além de contribuir para a melhoria da saúde pública e a preservação do meio ambiente, o investimento fomenta o desenvolvimento econômico local e possibilita a extensão dos serviços de esgotamento sanitário para novos bairros.

Estamos fazendo uma transformação em Vila Velha. Os investimentos em saneamento básico são extraordinários. Não existia a expectativa de universalização do esgoto de Vila Velha e até o ano que vem teremos mais de 90% de esgoto coletado e tratado na cidade. Investir em saneamento é cuidar da qualidade de vida, é cuidar do meio ambiente e principalmente, cuidar da saúde. Por isso, vamos seguir fazendo e mudando a vida das pessoas”, afirmou o governador Casagrande.

A estação garante que o efluente tratado seja devolvido ao Rio Jucu com qualidade superior aos padrões exigidos pela legislação ambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a proteção dos recursos hídricos. Na nova ETE, o gás produzido pelo próprio esgoto será usado para secar a lama que sobra do tratamento, contribuindo para a economia de energia. E para que não haja cheiro ruim, o gás passará por um sistema de limpeza, que usa tanto processos químicos quanto naturais, garantindo que o ar fique limpo. A obra de ampliação durou 32 meses e gerou 300 empregos diretos.

Inauguramos hoje a nossa maior estação de tratamento do Espírito Santo, um passo importante para o desenvolvimento sustentável da cidade. Com a nova capacidade de tratamento, Vila Velha está preparada para o crescimento populacional e o desenvolvimento imobiliário e industrial, garantindo um futuro mais limpo e saudável para todos. Vale destacar que os equipamentos da nova estação foram projetados para minimizar o consumo energético e a geração de resíduos”, comentou o presidente da Cesan, Munir Abud.

Também estiveram presentes o deputado federal Dr. Victor Linhalis; os deputados estaduais Mazinho dos Anjos e Janete de Sá; os secretários de Estado, Maria Emanuela Alves Pedroso (Governo) e Marcos Aurélio Soares da Silva (Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Coordenadoria de Comunicação Empresarial Cesan
Desiery Marchini / Charley Fernandes / Mirela Marcarini
(27) 2127 5074

Geral

Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar

Redação Informe ES

Publicado

no

Vaticano divulgou na manhã desta segunda-feira (28) a data de início do próximo conclave: 7 de maio. Em nota, a Santa Sé informou que a data foi definida por cardeais reunidos em Roma para a 5ª Congregação Geral.

De acordo com o comunicado, o conclave vai acontecer na Capela Sistina do Vaticano, que permanecerá fechada para visitantes até que a eleição do novo pontífice, que sucederá a Francisco, seja concluída.

Passo a passo

Segundo o Vaticano, o conclave será precedido por uma celebração eucarística solene, com a missa Pro Eligendo Papa, com a presença dos cardeais eleitores. No período da tarde, eles seguem em procissão solene até a Capela Sistina.

Ao final da procissão, já dentro da Capela Sistina, cada cardeal eleitor prestará juramento. “Por meio desse juramento, eles se comprometem, se eleitos, a cumprir fielmente o munus petrinum (ministério petrino, na tradução livre) como pastor da Igreja Universal”.

Os cardeais eleitores também se comprometem a manter absoluto sigilo sobre tudo o que se relaciona ao pleito e a se abster de apoiar qualquer tentativa de interferência externa na eleição.

Neste momento, o mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias proclama extra omnes e todos que não fazem parte do conclave devem deixar a Capela Sistina. Permanecem no local apenas o próprio mestre e o eclesiástico designado para proferir a segunda meditação.

Anúncio

“Essa meditação foca na grande responsabilidade que recai sobre os eleitores e na necessidade de se agir com intenções puras para o bem da Igreja Universal, mantendo somente Deus diante de seus olhos.”

Uma vez proferida a meditação, tanto o eclesiástico quanto o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias também se retiram.

Os cardeais eleitores recitam orações e ouvem o cardeal decano, que pergunta se estão prontos para prosseguir com a votação ou se há algum esclarecimento necessário sobre regras e procedimentos.

“Durante todo o processo eleitoral, os cardeais eleitores devem abster-se de enviar cartas ou manter conversas, incluindo telefonemas, exceto em casos de extrema urgência.”

Segundo a Santa Sé, eles também não estão autorizados a enviar ou receber mensagens de qualquer tipo, receber jornais ou revistas de qualquer natureza ou acompanhar transmissões de rádio ou televisão.

Votos necessários

De acordo com o Vaticano, para eleger validamente um novo papa, é preciso uma maioria de dois terços dos cardeais eleitores presentes. Se o número total não for divisível por três, será necessário um voto adicional.

Anúncio

“Se a votação começar na tarde do primeiro dia, haverá apenas uma votação. Nos dias subsequentes, duas votações serão realizadas pela manhã e duas à tarde”, destacou.

Após a contagem dos votos, todas as cédulas são queimadas. Se a votação for inconclusiva, uma chaminé posicionada sobre a Capela Sistina emite fumaça preta. Se um novo papa for eleito, fumaça branca sairá da chaminé.

Caso os cardeais eleitores não cheguem a um acordo após três dias de votação, é concedido um intervalo de até um dia para oração, livre discussão entre os eleitores e uma breve exortação espiritual do cardeal protodiácono Dominique Mamberti.

Pontífice eleito

Assim que a eleição do novo papa é concluída, o último dos cardeais diáconos chama à Capela Sistina o secretário do Colégio Cardinalício e o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

O decano do colégio, cardeal Giovanni Battista Re, falando em nome de todos os cardeais eleitores, solicita o consentimento do candidato eleito com as seguintes palavras: “Aceita a sua eleição canônica como sumo pontífice?”

Após receber o consentimento, ele pergunta: “Qual nome deseja ser chamado?”

Dois oficiais cerimoniais, como testemunhas, redigem o documento de aceitação e registram o nome escolhido.

Anúncio

“A partir deste momento, o papa recém-eleito adquire plena e suprema autoridade sobre a Igreja Universal. O conclave termina imediatamente neste ponto”, destacou o Vaticano.

Os cardeais eleitores, então, prestam homenagem, juram obediência ao novo papa e agradecem a Deus.

O cardeal protodiácono anuncia aos fiéis a conclusão da eleição e o nome do novo pontífice com a famosa frase: “Annuntio vobis gaudium Magnum; habemus papam (Anuncio-vos uma grande alegria; temos um papa, na tradução livre)”.

Imediatamente, o novo pontífice concede a bênção apostólica Urbi et Orbi na varanda da Basílica de São Pedro.

“O passo final necessário é que, após a solene cerimônia de posse do pontificado e dentro de um prazo adequado, o novo papa tome posse formal da Arquibasílica Patriarcal de São João de Latrão”, concluiu a Santa Sé.

Agencia Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Filme “Conclave” dispara em audiência após morte do Papa Francisco

Redação Informe ES

Publicado

no

O filme Conclave, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, estreou no Prime Video em 16 de abril, mas foi apenas após a morte do Papa Francisco, no dia 21, que o longa-metragem ganhou enorme repercussão. De acordo com dados da Luminate, a audiência do filme cresceu impressionantes 283% após o falecimento do pontífice.

O drama, que aborda os bastidores da escolha de um novo papa após a morte de um líder da Igreja Católica, acabou se tornando ainda mais relevante e simbólico diante do contexto real. A coincidência entre a narrativa da obra e os acontecimentos atuais atraiu a atenção do público, impulsionando sua popularidade na plataforma de streaming.

Além do impacto emocional e da curiosidade despertada pelo tema, o prestígio do Oscar também colaborou para que Conclave se destacasse entre os títulos mais assistidos da semana. A expectativa é que o interesse pelo filme continue em alta, especialmente entre os que buscam compreender os rituais e as tensões que envolvem o conclave papal.

Terra

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Justiça determina afastamento do presidente do INSS

Redação Informe ES

Publicado

no

A Justiça Federal determinou o afastamento do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, um dos alvos da operação que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quarta-feira (23).

Batizada de Operação Sem Desconto, a ação mobilizou cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU nas investigações sobre um suposto esquema de descontos criminosos de aposentados e pensionistas.

De acordo com a PF, investigadores já reuniram indícios que sugerem a existência de “um esquema nacional de descontos de mensalidade associativa não autorizados em aposentadorias e pensões”. 

O cálculo é que as entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

A Justiça Federal também determinou que outros cinco servidores públicos cujos nomes não foram divulgados sejam afastados de suas funções. Além disso, autorizou o cumprimento de 211 mandados judiciais de busca e apreensão, seis prisões temporárias, além do sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão;

Anúncio

Os mandados foram cumpridos no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

A reportagem ainda não conseguiu contato com o presidente afastado Alessandro Stefanutto ou seus representantes legais. O espaço está aberto para inclusão de posicionamento do citado.

Agencia Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados