Ligue-se a nós

Negócios

5 prompts do ChatGPT para ter uma mentalidade de vencedor

Redação Informe ES

Publicado

no

Não desista, não importa o que aconteça

O sucesso é inevitável. Se você continuar, vai conseguir. Como? Com paciência e determinação para conhecer novas pessoas, ser curioso, tomar boas decisões, aparecer e fazer um bom trabalho.

Mas como se manter motivado para continuar no jogo? Como enfrentar os desafios com confiança? Com a ajuda do ChatGPT.

Os prompts abaixo darão a você a força necessária para construir uma mentalidade de vencedor. Copie, cole e edite os colchetes no ChatGPT (de acordo com a sua realidade), e mantenha a mesma janela do chat aberta para não mudar o contexto da conversa.

Anúncio

5 prompts do ChatGPT para ter uma mentalidade de vencedor:

Canva Images/ConfiançaAdquira uma confiança inabalável
“Presunçoso, arrogante, cheio de si.” Você pode descrever alguns empreendedores famosos dessa maneira. Mas eles tiveram momentos de incerteza, como todos nós. Eles apenas aprenderam a deixar de lado seus medos e agir com confiança. Chame isso de ilusão, ingenuidade ou otimismo inabalável, de qualquer forma, isso contribuiu para o sucesso deles.

Cole e preencha o seguinte prompt no ChatGPT para adquirir uma confiança inabalável

“Admiro [nome do empreendedor famoso] por sua confiança inabalável e abordagem bem-sucedida nos negócios, especialmente quando [conte um momento em que ele mostrou confiança excepcional]. Descreva os aspectos-chave da mentalidade e comportamento dele que contribuam para essa confiança. Em seguida, forneça dicas práticas e exercícios que posso incorporar em minha rotina diária para desenvolver um nível semelhante de confiança. Isso deve me ajudar a superar medos e agir com a certeza de que meus esforços levarão ao sucesso.”

Canva Images/RejeiçãoLide com a rejeição
Quando um investidor recusa sua proposta ou um cliente diz não, você deve se sentir confortável e confiante pois, um dia, as pessoas que não acreditaram em você dirão a todos como te conheceram. Mas, no momento, a rejeição pode ser difícil. Reenquadre isso com o ChatGPT e sinta-se motivado a continuar fazendo propostas.

Cole e preencha o seguinte prompt no ChatGPT para aprender a lidar com a rejeição:

“Recentemente enfrentei uma rejeição [descreva o cenário da rejeição]. Foi desanimador. Faça uma sessão de coaching e me ajude a visualizar este revés como algo positivo para o meu desenvolvimento. Explique por que essa rejeição não define o meu negócio ou meu potencial. Ofereça perspectivas e insights que reforcem a ideia de que melhores oportunidades estão a caminho. Ajude-me a desenvolver uma estratégia de resposta resiliente para que cada ‘não’ e alimente a minha motivação para encontrar o ‘sim’ que fará a diferença.”

Anúncio

Canva Images/AliadosVeja as pessoas como aliadas
Você não está em uma competição com ninguém. Seus clientes são a razão da sua existência, sua equipe está te ajudando a construir seu negócio, seus fornecedores estão fazendo o melhor que podem e seus concorrentes podem lhe dar pistas para evitar erros. Todos estão do seu lado. Mas quando você está na montanha-russa diária do empreendedorismo, pode parecer que o mundo está contra você.

Cole e preencha o seguinte prompt no ChatGPT para conquistar aliados:

“Recentemente me senti frustrado com [nome da pessoa ou função] porque [explique a situação]. Me ajude a reformular minha perspectiva sobre essa pessoa para que eu possa ganhar uma aliada. Ofereça insights que me lembrem de que todos desempenham um papel importante para o desenvolvimento do meu negócio, mesmo que não seja imediatamente óbvio.”

Canva Images/SucessoVisualize o sucesso
Empreendedores precisam fechar os olhos e imaginar seus sonhos mais loucos em detalhes. Respire as palavras, sinta-as no coração, mantenha uma sensação calma de que o seu futuro dos sonhos está a caminho.

Cole e preencha o seguinte prompt no ChatGPT para visualizar o sucesso:

“Crie uma sessão de visualização hipnótica de três minutos focada nos meus maiores objetivos de negócios, que são [descreva seus objetivos]. Guie-me a fechar os olhos e imaginar vividamente cada objetivo já alcançado. Descreva a cena em detalhes: o que vejo, quem está ao meu redor, o que ouço e como é a sensação de ter tido sucesso. Inclua detalhes sensoriais para aprimorar a experiência. Me peça para respirar profundamente e absorver as palavras, ajudando-me a senti-las ressoar no coração com uma sensação calma de certeza de que essas conquistas estão a caminho. Antes da visualização, ative o ‘texto-para-fala’ para que a visualização possa ser reproduzida em voz alta enquanto fecho os olhos.”

Anúncio

Canva Images/MotivaçãoNão desista
Você não controla seu cronograma. Agora que você sabe que tudo vai dar certo, relaxe um pouco e tenha paciência.

Cole e preencha o seguinte prompt no ChatGPT para se manter motivado:

“Ajude-me a manter a motivação e não desistir da minha jornada empreendedora. Às vezes fico impaciente quando [descreva seus gatilhos de impaciência] e me sinto [descreva como essa impaciência se manifesta na realidade]. Comece uma reflexão sobre a importância da ação consistente e de focar nas entradas em vez dos resultados. Faça perguntas, uma por uma, sobre a consistência das minhas ações, começando com ‘O que você está fazendo para progredir consistentemente em direção ao seu objetivo?’ e mais perguntas, uma por uma, que me guiem a seguir em frente e reforcem a ideia de que a persistência é a chave para garantir vitórias. Inclua dicas de como cultivar paciência e resiliência, lembrando-me de que tudo vai dar certo com o tempo.”

Adote uma mentalidade vencedora e os negócios serão o seu playground. O ChatGPT pode te ajudar nessa missão com a visualização do sucesso que você deseja. Além da ajuda necessária para obter uma confiança inabalável, necessária para lidar com a rejeição melhor do que nunca.

Por fim, não desista, não importa o que aconteça. Quase não há diferença entre quem você é agora e a pessoa que você quer se tornar. Coloque-se no lugar dela, entre na frequência certa e atraia uma nova realidade.

Anúncio

Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo
Anúncio

Negócios

77% dos Profissionais Dizem Que a IA Prejudicou a Produtividade

Redação Informe ES

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Um novo estudo global do Upwork Research Institute revela um descompasso entre as altas expectativas dos gestores em relação à IA e a experiência real dos funcionários que a utilizam. A pesquisa, que entrevistou 2,5 mil executivos de C-suite, colaboradores em tempo integral e freelancers, mostra que, enquanto 96% dos executivos acreditam que a IA deve aumentar a produtividade, 77% dos funcionários relatam que a tecnologia, na prática, aumentou sua carga de trabalho e trouxe desafios para alcançar os resultados esperados.

Quase metade (47%) dos colaboradores que utilizam IA admite não saber como atingir as metas de produtividade esperadas pelos empregadores, enquanto 40% sentem que as demandas estão além do razoável. Esse descompasso entre expectativa e realidade já se reflete na retenção de talentos: um em cada três funcionários em tempo integral afirma que provavelmente deixará o emprego nos próximos seis meses, pressionado pela sobrecarga e pelo burnout.

O estudo também aponta que 81% dos líderes globais de C-suite reconhecem ter aumentado as demandas sobre suas equipes no último ano. Como consequência, 71% dos funcionários em tempo integral apresentam sinais de esgotamento, e 65% relatam dificuldade em cumprir as metas de produtividade estabelecidas pelos empregadores.

Freelancers ajudam a aliviar a carga

Executivos que incorporam talentos freelancers às suas equipes relatam que esses profissionais não apenas atendem, mas muitas vezes ultrapassam as demandas de produtividade, superando inclusive os funcionários em tempo integral. O impacto é visível: o bem-estar e o engajamento melhoraram, e os freelancers dobraram os resultados para o negócio em várias frentes, incluindo agilidade organizacional (45%), qualidade do trabalho produzido (40%), inovação (39%), escalabilidade (39%), receita e resultado final (36%) e eficiência (34%). O estudo também revela que 80% dos líderes que já utilizam talentos freelancers consideram esse recurso essencial para o negócio, e 38% dos que ainda não usam planejam incorporá-los no próximo ano.

Anúncio

Tecnologia ainda não é 100% aproveitada

Apesar do investimento crescente em IA, a pesquisa mostra que a maioria das organizações ainda não consegue extrair todo o valor de produtividade da tecnologia. “Nossa pesquisa indica que inserir novas tecnologias em modelos de trabalho ultrapassados falha em gerar o valor completo de produtividade esperado da IA”, afirma Kelly Monahan, diretora e chefe do Upwork Research Institute. “Embora seja possível que a IA aumente a produtividade e, ao mesmo tempo, melhore o bem-estar dos funcionários, isso exigirá uma mudança profunda na forma como organizamos talentos e fluxos de trabalho.”

“Para realmente aproveitar todo o potencial de produtividade da IA, os líderes precisam criar um modelo de trabalho potencializado pela tecnologia”, acrescenta Monahan. “Isso envolve aproveitar talentos alternativos preparados para IA, cocriar métricas de produtividade com as equipes e desenvolver compreensão e competência sólidas na implementação de uma abordagem baseada em habilidades para contratação e desenvolvimento de talentos. Só assim os líderes poderão reduzir o risco de perder colaboradores estratégicos e avançar em sua agenda de inovação.”

Ações que empresas e funcionários podem adotar

Monahan destaca que integrar tecnologias com IA a modelos de trabalho ultrapassados não entrega os ganhos de produtividade esperados. “Para desbloquear todo o potencial da IA, os líderes precisam promover uma mudança fundamental na forma de organizar talentos e fluxos de trabalho.” A executiva sugere três estratégias principais para os empregadores:

  • Trazer especialistas externos: Quase metade (48%) dos líderes globais de C-suite recorre a freelancers para impulsionar projetos de IA atrasados, e 39% relatam que esses profissionais dobraram os resultados de inovação. A adoção de IA é maior entre freelancers, tornando esse talento essencial. Quase metade (48%) dos freelancers se considera “moderadamente” ou “altamente” habilidosa em IA, e mais de um terço (34%) utiliza ferramentas de IA pelo menos 1 a 2 dias por semana.
  • Repensar métricas de produtividade: Equipes tendem a valorizar medidas que incluam criatividade, inovação, contribuição estratégica e adaptabilidade, além da eficiência. Colaboradores que participam da co-criação de métricas de produtividade relatam maior desempenho e menor estresse.
  • Migrar para contratação e fluxos de trabalho baseados em habilidades: Em vez de depender apenas de descrições de cargo, as empresas devem mapear as competências existentes e desenvolver habilidades que potencializem o trabalho com IA. Atualmente, apenas 40% dos líderes têm alto conhecimento sobre as habilidades em IA dentro de suas equipes.

Para os funcionários, Monahan recomenda se envolver ativamente com a IA. Participar de treinamentos e fornecer feedback sobre ferramentas e métricas de produtividade ajuda a moldar estratégias e objetivos da empresa. “Cada colaborador deve repensar a melhor forma de executar seu trabalho e alcançar metas com os avanços da IA.”

Contar com especialistas, como freelancers, também pode aliviar a carga de trabalho e ensinar a usar a IA de forma mais eficiente. “Empregadores e funcionários devem explorar esses talentos qualificados para trazer conhecimento em IA, promovendo crescimento, inovação e qualidade de vida no ambiente de trabalho.”

Anúncio

*Bryan Robinson é colaborador da Forbes USA. Ele é autor de 40 livros de não-ficção traduzidos para 15 idiomas. Também é professor emérito da Universidade da Carolina do Norte, onde conduziu os primeiros estudos sobre filhos de workaholics e os efeitos do trabalho no casamento.

O post 77% dos Profissionais Dizem Que a IA Prejudicou a Produtividade apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

The Town 2025 Mostra Que Entretenimento Também é Economia

Redação Informe ES

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Entretenimento não é só espetáculo, é uma indústria bilionária que movimenta a economia.

O que muita gente vê como diversão, eu vejo como trabalho. E não é porque é trabalho que não existe prazer, muito pelo contrário. Meu ofício me desafia, me tira do eixo, exige responsabilidade, mas também me diverte e me inspira.

Cultura, entretenimento e festas não são apenas momentos de descontração. São, sobretudo, uma indústria. Uma força que movimenta economias, transforma cidades, cria empregos, fomenta talentos e abre caminhos para tantas histórias. É sobre isso que precisamos falar: não apenas da emoção que sentimos ao estar em um festival ou em um show, mas também do impacto real que esses encontros coletivos têm no país.

O festival The Town 2025, por exemplo, deve injetar R$ 2 bilhões na economia de São Paulo e gerar 25 mil empregos diretos e indiretos, reunindo meio milhão de pessoas em uma experiência que vai muito além da música, de acordo com a SPTuris, empresa de turismo da Prefeitura de São Paulo.

Anúncio

Indo além dos grandes festivais, São Paulo registrou em 2024 5.262 eventos, que movimentaram R$ 22,2 bilhões e renderam R$ 1,1 bilhão em ISS. No primeiro trimestre de 2025, só esse setor já alcançou R$ 5,9 bilhões, com um crescimento impressionante de 110%.

Quando colocamos esses números lado a lado, fica claro: não estamos falando só de entretenimento, mas de uma engrenagem vital da economia. Uma engrenagem que envolve logística, tecnologia, comunicação, turismo, moda, gastronomia, transporte e, principalmente, pessoas.

A economia criativa, da qual esse setor faz parte, já representa mais de 2 milhões de empresas no Brasil, movimentando R$ 110 bilhões, o equivalente a 2,7% do PIB nacional. É impossível ignorar a relevância dessa cadeia.

E ainda assim, por muito tempo, esse universo foi visto apenas como “festa”. O que defendo e vivo como executiva da Holding Clube, um conglomerado de empresas envolvida nos maiores eventos do país, é o reconhecimento de que festa também é futuro, desenvolvimento e motor de inovação.

Anúncio

A cultura gera pertencimento, mas também gera receita. O entretenimento alimenta memórias, mas também sustenta famílias. A música emociona, mas também paga salários.

Acredito profundamente no poder desse setor, porque, no fim, o que sustenta qualquer indústria são as pessoas. E não existe nada mais transformador do que ver pessoas reunidas e conectadas pela energia coletiva de uma experiência.

Para mim, diversão é estratégia. E cada vez que vejo um evento sair do papel e se tornar realidade, tenho certeza: estamos construindo algo muito maior do que apenas um momento bonito. Estamos movimentando histórias, economias e futuros.

*Juliana Ferraz é sócia da Holding Clube e tem quase 30 anos de carreira no universo da comunicação e eventos no Brasil.

Anúncio

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

O post The Town 2025 Mostra Que Entretenimento Também é Economia apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

Nestlé Demite CEO por Relacionamento Amoroso com Subordinada

Redação Informe ES

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Nestlé demitiu seu presidente-executivo, Laurent Freixe, após uma violação do código de conduta da companhia, informou a empresa nesta segunda-feira (1), nomeando como sucessor no cargo Philipp Navratil, que até então era CEO da Nespresso.

A Nestlé disse que a saída de Freixe ocorre após uma investigação supervisionada pelo presidente do conselho, Paul Bulcke, e pelo diretor independente Pablo Isla sobre um relacionamento amoroso não público com uma subordinada direta, o que viola o código de conduta da empresa. “Esta foi uma decisão necessária”, disse Bulcke em um comunicado. “Os valores e a governança da Nestlé são fortes alicerces de nossa empresa. Agradeço à Laurent por seus anos de serviço.”

Freixe, um veterano com mais de 18 anos de Nestlé, assumiu o cargo de presidente-executivo em setembro do ano passado, após a companhia demitir seu antecessor, Mark Schneider.

Quem é o novo CEO da Nestlé

Navratil, o novo CEO, iniciou sua carreira na Nestlé em 2001 como auditor interno. Após ocupar vários cargos comerciais na América Central, ele foi nomeado country manager da Nestlé Honduras em 2009.

Anúncio

Em 2013, assumiu a liderança do negócio de café e bebidas no México e fez a transição para a unidade de negócios estratégicos de café da Nestlé em 2020. Passou a liderar a Nespresso em julho de 2024 e entrou para o conselho executivo da Nestlé em 1º de janeiro deste ano.

O post Nestlé Demite CEO por Relacionamento Amoroso com Subordinada apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados