Política
Deputado Alexandre Xambinho defende a redução de 30% do próprio salário
“Quero distância dos demagogos que fazem de tudo para votar um projeto torcendo para ele ser derrubado no Plenário ou na Justiça”, cutuca o parlamentar.
A sessão online da Assembleia Legislativa realizada no dia 06 de maio foi marcada por um rico e acalorado debate, que tem dado o que falar no meio político capixaba. Há versões diferentes circulando pela Internet. Em virtude disso, nossa reportagem foi em busca de informações seguras para que o leitor não seja manipulado por notícias falsas.
O Informe360 ouviu o deputado Alexandre Xambinho (PL), que reside no município da Serra e se destaca como um dos parlamentares que defendem o corte de 30% no próprio salário, como forma de disponibilizar mais recursos para o Estado ajudar as vítimas do coronavírus.
Segundo o Xambinho, o primeiro esclarecimento deve ser sobre o que realmente foi votado na manhã da última quarta-feira(6). Ele explica que o objetivo da votação foi decidir se um Projeto de Lei do deputado Luciano Machado seria apreciado em regime de urgência ou se tramitaria normalmente, como tantos outros.
Ainda segundo o parlamentar serrano, o impasse aconteceu porque o Projeto de Lei em questão tratava da redução em 30% dos salários apenas dos deputados estaduais, deixando de fora o governador, o vice-governador e os secretários de Estado.
Para Xambinho, isso seria injusto e incoerente: “Estamos atravessando uma grande crise, é necessário sacrifício dos principais atores políticos capixabas. O que inclui não apenas a Assembleia Legislativa, como a cúpula do Governo Estadual”. Disse.
Alexandre segue explicando que o deputado Lorenzo Pazolini apresentou uma emenda melhorando o Projeto de Lei em discussão, pois propõe o corte de 30% nos salários de deputados estaduais, governador, vice-governador e secretários de Estado.
Na visão do Xambinho não haveria tempo para debater o assunto com a seriedade necessária caso o regime de urgência fosse aprovado: “Seria gerada uma situação de grande injustiça e desequilíbrio entre as contribuições do Executivo e do Legislativo”. Acrescentou.
“Eu sou totalmente favorável à redução de 30% do meu salário durante a pandemia. Quero distância daqueles que fazem de tudo para votar um projeto de forma demagógica, deixando incoerências propositais para o mesmo ser derrubado no plenário ou na Justiça”, esclarece Xambinho.
O parlamentar avalia que agora foram criadas as condições para um debate responsável sobre a redução salarial. “Estou no time dos deputados que desejam uma aprovação pra valer, que garanta a redução salarial e a ajuda concreta das vítimas do coronavírus”. Concluiu, o deputado.
Política
André Sampaio lidera todos os cenários de intenção de votos em Montanha
O prefeito André Sampaio (PSB), candidato à reeleição em Montanha, na região Nordeste do Espírito Santo, a 340 quilômetros de Vitória, lidera todos os cenários de intenções de votos, tanto menções espontâneas quanto estimnuladas, a pouco mais de duas semanas para as eleições municipais de 6 de outubro de 2024.
A pesquisa foi feita pela SEND Pesquisas, Consultoria e Serviços Elirelli, com 400 entrevistas, sendo 300 na zona urbana e 100 nos distritos de Vinhático, São Sebastião e 30 de Maio, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número ES-07674/2024 desde o dia 12 de setembro de 2024, com liberação para divulgação a partir desta quarta-feira (18).
ESTIMULADA
Nas menções estimuladas, quando o eleitor é apresentado a uma lista de candidatos, o prefeito André Sampaio lidera coom 38,5% das intenções de voto dos eleitores de Montanha, seguido pela ex-prefeita Iracy Baltar (Podemos) com 21,75%, Carlinhos da Agropet (PL) com 15,75% e Waltin do Povo Cristão (DC) com 2,5%. Não votam em nenhum deles/brancos/nulos são 3,25%. Os indecisos somam 18,25%.
ESPONTÂNEA
Nas menções espontâneas, quando o eleitor entrevitado cita um nome sem ser apresentado a nenhuma lista, André Sampaio (PSB) lidera com 34,5% das intenções de voto, seguido por Iracy Baltar (Podemos) com 19,25%, Carlinhos da Agropet (PL) com 14,5% e Waltin do Povo (DC) com 2,5%. O número de indecisos nas menções espontâneas é de 29,25%.
REJEIÇÃO
André Sampaio (PSB) e Iracy Baltar (Podemos) têm índices muito próximos de rejeição espontânea de voto, aquela situação em que o entrevistado é perguntado, sem apresentação de lista, em quem não votaria de forma alguma: André tem 20,5% de rejeição, seguido de Iracy com 16,75%, Carlinhos da Agropet com 11,75%, Waltin do Povo com 2% e Toninho Dentista (que não tem candidatura registrada) com 0,75%.
Praticamente a metade dos entrevistados (48,25%) disseram não rejeitar nenhum dos candidatos. (Da Redação com informações da SEND Consultoria)
Fonte: Tribuna Norte Leste
Política
Marçal aparece em hospital fazendo o M após cadeirada de Datena
O candidato Pablo Marçal (PRTB), foi atingido por uma cadeira de ferro durante debate realizado pela TV Cultura. A agressão foi feita pelo candidato José Luiz Datena durante a fala de Marçal, que se descontrolou após Marçal (PRTB) fazer uma série de provocações verbais e acabou atirando uma cadeira contra o adversário.
Pablo Marçal foi levado ao hospital e está internado após sofrer uma agressão.
Após a agressão, os adversários políticos ainda bateram boca por um tempo nos bastidores do programa, imediatamente interrompido pelo apresentador Leão Serva.
Depois dos comerciais, o mediador afirmou que Datena teria sido expulso do programa conforme as regras assinadas por todos, e Marçal teria procurado atendimento médico.
Pablo Marçal teria sofrido fraturas, afirma equipe do político
Segundo uma nota oficial, divulgada nas redes sociais de Pablo Marçal, o candidato precisou “sair às pressas em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial”. A nota, que afirma que Marçal foi “covardemente agredido” por Datena, esclarece que o candidato está com “suspeitas de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar”.
“Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo”, encerra o comunicado.
Política
Weverson: “estão tentando censurar e retirar Vidigal da minha campanha”
Na sabatina realizada pela A Gazeta e rádio CBN, nesta quarta-feira (11), o candidato Weverson Meireles (PDT), revelou que estão tentando censurar e retirar o prefeito Sérgio Vidigal(aaPDT) da sua campanha.
O assunto veio a tona quando a jornalista comentou que o prefeito tem tido aparição de 75% do tempo nas inserções de rádio quando é permitido apenas 25% do uso da imagem do apoiador.
Weverson respondeu que tem cumprido as determinações da Justiça Eleitoral, quando solictadas, mas que a oposição está tentando censurar sua campanha retirando a imagem de Sérgio Vidigal da mesma. E disse:
” ..estão tentando tirar o Vidigal da minha campanha, mas não vão conseguir, a todo momento a oposição faz essa tentativa. Eu respeito as decisões da Justiça Eleitoral e todas elas eu cumpri.” declarou, Meireles.
- Política4 dias atrás
Marçal aparece em hospital fazendo o M após cadeirada de Datena
- Eleições 20244 dias atrás
Hat-trick Serra e música no Fantástico: Muribeca faltou às sabatinas da Ases, Jornal Tempo Novo e RedeTV!
- Eleições 20242 dias atrás
Relação Audifax e Casagrande: a Serra ganharia ou perderia com a volta do ex-prefeito?
- Cidades4 dias atrás
Eleazar planeja implantar polo de formação profissional gratuito e oficina do empreendedor em Fundão
- Eleições 20242 dias atrás
Serra terá debate para prefeito no 1° turno; Pablo Muribeca se recusou a participar
- Geral4 dias atrás
Operação contra o desmatamento da Mata Atlântica começa em 17 estados
- Educação4 dias atrás
Sedu anuncia países de destino dos alunos do Programa de Intercâmbio Estudantil
- Geral3 dias atrás
Alerta de nova interdição total da Rodovia Darly Santos nesta quinta-feira (19), em Vila Velha