Ligue-se a nós

Geral

Covid-19: o que se sabe sobre a XQ, recombinante das sublinhagens da Ômicron

Colunista Noel Junior

Publicado

no

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (5) dois casos da variante recombinante da Ômicron, chamada de XQ, na capital paulista.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza o monitoramento contínuo das variantes recombinantes do coronavírus.

De acordo com o sistema internacional de classificação de linhagens e variantes do coronavírus, chamado de Pango, a XQ é uma mistura das sublinhagens BA.1.1 e BA.2 e já foi sequenciada 58 vezes no Reino Unido e uma vez na Holanda, sendo a data mais antiga do registro o dia 12 de fevereiro de 2022.

Veja o que já se sabe sobre a recombinante XQ:

Anúncio

Coinfecção resulta em recombinante

A recombinação acontece quando uma pessoa é infectada por duas linhagens ou sublinhagens do coronavírus ao mesmo tempo. Esses casos são raros, porém, pode acontecer quando há uma variante de alta transmissibilidade, como a Ômicron.

Quando uma pessoa é infectada, o vírus invade as células humanas e passa a reproduzir cópias de si mesmo. Uma vez dentro das células, as enzimas utilizadas na replicação podem absorver informações genéticas das duas cepas envolvidas, gerando uma cópia viral mista, como no caso da Deltacron, que combina Delta e Ômicron, ou da XQ, que une BA.1.1 e BA.2, da Ômicron.

A partir de então, a recombinação acontece quando dois genomas se encontram na mesma célula. Durante o processo de replicação, as enzimas que fazem a síntese de moléculas de RNA derivadas utilizam parte do genoma de BA.1.1 e parte do genoma de BA.2, gerando um RNA misto.

Monitoramento da variante XQ

A OMS informa que atua com redes internacionais de especialistas para monitorar as mudanças no vírus, de maneira que, se forem identificadas variações significativas, possa informar os países e o público sobre quaisquer mudanças necessárias para responder à variante e impedir sua propagação.

Anúncio

À CNN, o infectologista Robson Reis, professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, disse que, por conta dos poucos casos notificados, ainda não é possível saber se a recombinante XQ terá maior ou menor transmissibilidade em relação às demais variantes do coronavírus ou até mesmo outras subvariantes da Ômicron.

A OMS enfatiza que essas linhagens descendentes da Ômicron, como a XE, que combina a subvariante BA.1 e a BA.2, devem ser monitoradas como linhagens distintas pelas autoridades de saúde pública e avaliações comparativas de suas características de vírus devem ser realizadas.

Segundo Reis, “também não é possível afirmar sobre o grau de virulência (“agressividade”) da XQ, uma vez que são poucos os casos descritos até então, sendo necessário um melhor acompanhamento para avaliar essas características”.

Até o momento, a XQ não está no grupo de variantes de preocupação (VOC) estipulado pela OMS. O órgão considera uma VOC quando há:

Anúncio
  • Aumento da transmissibilidade ou mudança prejudicial na epidemiologia da Covid-19; ou
  • Aumento da virulência ou alteração na apresentação clínica da doença; ou
  • Diminuição da eficácia das medidas de saúde pública e sociais ou diagnósticos, vacinas, terapêuticas disponíveis.

Ainda assim, de acordo com o virologista Fernando Spilki, pesquisador da Universidade Feevale, do Rio Grande do Sul, essa recombinante é “interessante”.

Isso porque a subvariante BA.2, uma parte da recombinante XQ, é uma linhagem da Ômicron, e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é a subvariante mais presente no sequenciamento global por conta da sua alta capacidade de transmissibilidade.

“Precisa, obviamente, ser monitorada. [Ela] evidencia que o vírus [da Covid] ainda circula bastante. Por enquanto estes recombinantes não têm induzido alterações no padrão de disseminação do vírus, mas é algo a monitorar”, afirma Spilki.

O virologista destaca ainda que pode haver variação na taxa de transmissão da recombinante XQ, mas ressalta que “importante é ter em mente que todas essas variantes derivadas da Ômicron têm guardado o mesmo perfil de já ter uma alta transmissibilidade”.

Coronavírus no mundo

No último Boletim Epidemiológico da OMS, publicado em 4 de maio, a OMS não atualizou qualquer dado sobre VOCs.

Anúncio

Mas informou que, globalmente, o número de novos casos e mortes por Covid-19 está diminuindo desde o fim de março de 2022.

Durante a semana de 25 de abril a 1 de maio de 2022, foram relatados mais de 3,8 milhões de casos e mais de 15 mil mortes, quedas de 17% e 3%, respectivamente, em comparação com a semana anterior.

No entanto, um aumento no número de novos casos semanais foi relatado na África (+31%) e nas Américas (+13%), e o número de novas mortes semanais aumentou na região do Sudeste Asiático (+69%), em grande parte devido a um atraso na notificação de mortes da Índia.

O Ministério da Saúde foi procurado pela CNN para comentar o assunto, mas não se manifestou até o momento da publicação desta reportagem.

Anúncio

Fonte: *Com informações de Lucas Rocha, CNN

Geral

Filme “Conclave” dispara em audiência após morte do Papa Francisco

Redação Informe ES

Publicado

no

O filme Conclave, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, estreou no Prime Video em 16 de abril, mas foi apenas após a morte do Papa Francisco, no dia 21, que o longa-metragem ganhou enorme repercussão. De acordo com dados da Luminate, a audiência do filme cresceu impressionantes 283% após o falecimento do pontífice.

O drama, que aborda os bastidores da escolha de um novo papa após a morte de um líder da Igreja Católica, acabou se tornando ainda mais relevante e simbólico diante do contexto real. A coincidência entre a narrativa da obra e os acontecimentos atuais atraiu a atenção do público, impulsionando sua popularidade na plataforma de streaming.

Além do impacto emocional e da curiosidade despertada pelo tema, o prestígio do Oscar também colaborou para que Conclave se destacasse entre os títulos mais assistidos da semana. A expectativa é que o interesse pelo filme continue em alta, especialmente entre os que buscam compreender os rituais e as tensões que envolvem o conclave papal.

Terra

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Justiça determina afastamento do presidente do INSS

Redação Informe ES

Publicado

no

A Justiça Federal determinou o afastamento do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, um dos alvos da operação que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quarta-feira (23).

Batizada de Operação Sem Desconto, a ação mobilizou cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU nas investigações sobre um suposto esquema de descontos criminosos de aposentados e pensionistas.

De acordo com a PF, investigadores já reuniram indícios que sugerem a existência de “um esquema nacional de descontos de mensalidade associativa não autorizados em aposentadorias e pensões”. 

O cálculo é que as entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

A Justiça Federal também determinou que outros cinco servidores públicos cujos nomes não foram divulgados sejam afastados de suas funções. Além disso, autorizou o cumprimento de 211 mandados judiciais de busca e apreensão, seis prisões temporárias, além do sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão;

Anúncio

Os mandados foram cumpridos no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

A reportagem ainda não conseguiu contato com o presidente afastado Alessandro Stefanutto ou seus representantes legais. O espaço está aberto para inclusão de posicionamento do citado.

Agencia Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Sistema Transcol e Aquaviário terão programação especial para Festa da Penha

Redação Informe ES

Publicado

no

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado Espírito Santo (Ceturb-ES) preparou uma programação especial para atender os devotos de Nossa Senhora da Penha, que forem participar das festividades neste fim de semana e feriado — sábado (26), domingo (27) e segunda-feira (28).

Nove linhas exclusivas vão levar os romeiros até a Catedral de Vitória, no sábado (26), e trazê-los de volta. Também haverá reforço do serviço noturno regular, na madrugada de domingo (27), para atender os fiéis na volta da Romaria dos Homens. Além disso, serão disponibilizados ônibus de reserva nos terminais, nos três dias de programação especial.

O diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, ressaltou a importância do transporte público para atender os fiéis nesse momento festivo. “Preparamos um esquema especial de transporte coletivo para a Festa da Penha, visando garantir o acesso dos devotos com conforto aos locais das celebrações. Teremos linhas exclusivas, reforço no serviço noturno e ônibus de reserva nos terminais, tudo monitorado de perto por nossos agentes para eventuais ajustes, assegurando que a mobilidade não seja um obstáculo para a fé e a participação neste importante evento religioso”, salientou Antunes.

Além das linhas regulares, neste sábado (26), duas linhas especiais sairão do Terminal Vila Velha (Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T. Vila Velha; Catedral / 3ª Ponte / Centro de Vila Velha / Retorno Costa Pereira, 3ª Ponte / T. Vila Velha); uma do Terminal Ibes (Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T.Ibes); e uma do Terminal Itaparica (Catedral / Lindenberg / retorno 3ª Ponte / T. Itaparica). Essas linhas começam a circular a partir das 16h05 e prosseguem até as 18h40, com partidas a cada cinco minutos.

Haverá ainda uma linha exclusiva que partirá da Praça do Papa para levar os romeiros até a Praça Costa Pereira. A ideia é que os devotos de Nossa Senhora da Penha deixem seus veículos na Praça do Papa e se dirijam de ônibus para o Centro de Vitória e depois sigam a pé em romaria. Essa linha vai funcionar das 15h20 até as 18h40 do sábado (26).

Para o retorno da Romaria dos Homens, na madrugada do domingo (27), haverá partidas, com intervalos de 11 minutos, a partir das 23h15 até as 02h30. São outras quatro linhas circulares, todas saindo do Terminal Vila Velha, com destino à Avenida Adalberto Simão Nader; à Avenida Vitória e à Avenida Maruípe; ao Terminal São Torquato e entrada de Campo Grande, via Lindenberg; e ao terminal Carapina, via Reta da Penha.

Após a meia-noite, oito linhas noturnas (bacurau) do Sistema Transcol também serão reforçadas. São elas: 634, 664, 665, 667, 774, 775, 776 e 777.

Romaria das Mulheres

No domingo (27), acontece, a partir das 15h30, a Romaria da Mulheres, com saída do bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, até a o Parque da Prainha, onde ocorrerá uma missa, às 17h. Por isso, quatro linhas terão horários de reforço para atender no retorno das mulheres, a partir das 18 horas até as 21 horas. São as linhas 552, 652, 606 e 612.

Na segunda-feira (28), ponto alto da festa da Padroeira, além das linhas que atendem a região, serão disponibilizados outros 24 carros, que ficarão à disposição nos terminais caso haja aumento de demanda. Nos dias do fim de semana e no feriado, um total de 53 carros extras serão distribuídos nos terminais e poderão ser acionados, sempre que for necessário.

A programação especial da Festa da Penha será acompanhada de perto por agentes da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado Espírito Santo, que poderão fazer ajustes na operação, caso seja necessário.

Aquaviário

Neste ano, a novidade é a programação especial das barcas do Aquaviário, que terão horários diferenciados de sexta-feira (25) até a segunda-feira (28). No sábado (26), os horários se estenderão até a 1 hora, para que os romeiros que vierem de Vitória possam retornar à Praça do Papa e de lá seguirem seus destinos. E haverá extensão de horário, até as 00h40, para as lanchas que saem da Prainha para Porto de Santana.

Na última quinta-feira (17), o Governo do Estado anunciou uma nova forma de pagamento no serviço Aquaviário e que vai dar mais praticidade a usuários eventuais e turistas. Trata-se da implementação do pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito nas estações. Abaixo, você confere a programação das barcas.

Roda D’Água

Também na segunda-feira (28), para atender a quem for participar da Festa do Congo, em Roda D’Água, Cariacica, a Ceturb-ES vai disponibilizar mais dez carros extras, que ficarão à disposição no Terminal Itacibá, no período das 6h às 20 horas, para atender a um eventual aumento de demanda para a festa.


Serviço:

Anúncio

Confira a Programação do Transcol:

Aumento de oferta do Serviço Noturno (bacurau) nas linhas:

Linha 634 – T. Vila Velha / Terra Vermelha via. Coqueiral de Itaparica

Linha 664 – T. São Torquato / Praia da Costa via T. Vila Velha / Boa Vista

Anúncio

Linha 665 – T. Vila Velha / T. São Torquato via Santos Dumont/ Santa Mônica / Itaparica

Linha 667 – T. Vila Velha / T. São Torquato via Cobilândia / Vale Encantado / Araçás / Ibes

Linha 774 – T. São Torquato / Nova Rosa da Penha via Bubu

Linha 775 – T. São Torquato / Jardim Botânico via Castelo Branco

Anúncio

Linha 776 – T. São Torquato / Flexal II via Porto Velho

Linha 777 – T. São Torquato / Novo Brasil via Marcílio de Noronha

Linhas Exclusivas (Ida para a Catedral, a partir das 16h05)

Terminal Vila Velha / Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T. Vila Velha

Anúncio

Terminal Vila Velha / Catedral / 3ª Ponte / Centro de Vila Velha / Retorno Costa Pereira, 3ª Ponte / T. Vila Velha

Terminal Ibes / Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T. Ibes

Terminal Itaparica / Catedral / Lindenberg / retorno 3ª Ponte / T. Itaparica

Linhas exclusivas (Volta dos Romeiros, saindo do T. Vila Velha, a partir da meia-noite)

Anúncio


Terminal Vila Velha / Centro de V. Velha / 3ª Ponte / Av. Adalberto Simão Nader / Camburi / T. Vila Velha

Terminal Vila Velha / Centro de Vila Velha / 3ª Ponte / Reta da Penha / Terminal Carapina

Terminal Vila Velha / Centro de Vila Velha / Av. Vitória via Maruípe / T. Vila Velha

Terminal Vila Velha / Av. Lindenberg / T. São Torquato / Entrada de Campo Grande

Programação do Aquaviário:

SEXTA FEIRA DATA  25/04/2025
401
Saída Porto de SantanaSaída Praça do Papa
06:2007:5009:2010:5012:2013:5507:0008:3010:0511:3513:1014:45
15:3017:0518:40   16:2017:5519:30   
402
Saída Praça do PapaSaída Prainha
06:2506:4507:1007:3007:5008:1006:2506:4507:1007:3007:5008:10
08:4009:0009:2009:4010:3011:1008:4009:0009:2009:4010:1010:50
12:0012:4513:3514:2015:1015:3511:4012:2513:1514:0014:5015:35
15:5516:2516:4517:1017:3018:0015:5516:2516:4517:1017:3018:00
18:2018:4519:0519:3020:2021:0018:2018:4519:0520:0020:4021:20
21:40 22:00 
SÁBADO DATA 26/04/2025
401
Saída Porto de SantanaSaída Praça do Papa
09:1010:4012:2014:0015:4017:2008:1009:5011:3013:1014:5016:30
402
Saída Praça do PapaSaída Prainha
     08:10      
08:4009:0009:2009:4010:3011:1008:4009:0009:2009:4010:1010:50
12:0012:4513:3514:2015:1015:3511:4012:2513:1514:0014:5015:35
15:5516:2516:4517:1017:3018:0015:5516:2516:4517:1017:3018:00
18:2018:4519:0519:3020:3021:2018:2018:4519:0520:0021:0021:40
22:0022:4023:2000:0000:40 22:2023:0023:4000:2001:00 
    
403
Saída Porto de SantanaSaída Prainha
08:2010:0511:4513:2515:0516:4509:1510:5512:3514:1515:5517:35
23:50 23:0500:40 
DOMINGO DATA 27/04/2025
401
Saída Porto de SantanaSaída Praça do Papa
08:1009:5011:3013:1014:5016:3009:0010:4012:2014:0015:4017:20
            
402
Saída Praça do PapaSaída Prainha
     08:10      
08:4009:0009:2009:4010:3011:1008:4009:0009:2009:4010:1010:50
12:0012:4513:3514:2015:1015:3511:4012:2513:1514:0014:5015:35
15:5516:2516:4517:1017:3018:0015:5516:2516:4517:1017:3018:00
18:2018:4519:0519:3020:0021:0018:2018:4519:0519:3020:4021:20
21:40     22:00     
403
Saída Porto de SantanaSaída Prainha
10:1511:5513:3515:1516:5519:0009:2511:0512:4514:2516:0518:00
21:00 20:0022:00 
  SEGUNDA FEIRA DATA 28/04/2025
401
Saída Porto de SantanaSaída Praça do Papa
06:2007:5009:2010:5012:2013:5507:0008:3010:0511:3513:1014:45
15:3017:0518:40   16:2017:5519:30   
402
Saída Praça do PapaSaída Prainha
     08:10      
08:4009:0009:2009:4010:3011:1008:4009:0009:2009:4010:1010:50
12:0012:4513:3514:2015:1015:3511:4012:2513:1514:0014:5015:35
15:5516:2516:4517:1017:3018:0015:5516:2516:4517:1017:3018:00
18:2018:4519:0519:3020:0021:0018:2018:4519:0519:3020:4021:20
21:40     22:00     
403
Saída Porto de SantanaSaída Prainha
10:1511:5513:3515:1516:5519:0009:2511:0512:4514:2516:0518:00
21:00     20:0022:00    

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
3232-4510 /9 9849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados