Segurança
Espírito Santo fecha primeiro semestre com menor número de assassinatos em 28 anos

O Espírito Santo fechou o primeiro semestre de 2024 com o melhor resultado da série histórica, em termos de homicídios, dos últimos 28 anos, quando a contagem oficial foi iniciada. Ao todo, o Estado registrou 433 assassinatos, sendo uma redução de 15,8% em relação ao ano passado.
Além disso, o último mês de junho foi o melhor entre todos os meses desde 1996, com a ocorrência de 41 assassinatos. Anteriormente, o melhor resultado mensal havia sido em junho de 2019, com 59 registros. Todas as cinco regiões apresentaram decréscimo de mortes violentas no primeiro semestre deste ano.
Na Região Metropolitana, a queda é de 8,9%, sendo, assim como no Estado, o menor número de assassinatos desde 1996. No Norte, são 25,9% a menos que o ano passado. Nas regiões Sul, Noroeste e Serrana, as quedas chegaram a 13%, 16% e 35,5%, respectivamente. O governador Renato Casagrande afirmou que não há motivos de comemoração, mas destacou o trabalho que vem sendo realizado.
“Fechamos o mês de junho com o melhor mês da série histórica, além do melhor semestre da série histórica. Temos que registrar, sem comemorar, pois ainda temos que trabalhar muito contra episódios de violência. Por isso temos o programa Estado Presente, que fortalece esse trabalho no Espírito Santo. Vamos continuar trabalhando para reduzir ainda mais”, afirmou Casagrande.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, disse que os resultados são reflexo de um trabalho de longa data, que busca alinhar, dentro do programa Estado Presente, o combate à criminalidade em todas as frentes.
“Temos que agradecer muito e elogiar nossos policiais, que têm feito um trabalho incrível de prisão de lideranças criminosas, além de combate diário e ostensivo às organizações envolvidas no tráfico de drogas. Além disso, temos um programa que é diretamente gerido pelo governador Renato Casagrande, o Estado Presente, que foca muito na parte social do problema. A longo prazo teremos grandes resultados e um Estado muito menos violento”, destacou Ricas.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, falou sobre o papel das ações articuladas nos resultados obtividos. “Mais uma vez o Espírito Santo alcança indicadores históricos na segurança pública. Tivemos o menor número de homicídios registrados em um mês desde janeiro de 1996. Muito mais do que números, são vidas preservadas! Isso é fruto de um trabalho articulado, conduzido pelo governador Renato Casagrande, extremamente bem executado pelas nossas forças policias, com iniciativas robustas de proteção a pessoas em vulnerabilidade social e que está, claramente, atingindo resultados importantes”, pontuou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
Segurança
Espírito Santo fecha mês de julho com menor número de homicídios desde 1996

O Espírito Santo fechou os sete primeiros meses do ano com o menor número de homicídios desde 1996. Ao todo, de janeiro a julho, foram registrados 443 assassinatos no Estado, contra 526 no mesmo período de 2024. A redução atingiu 15,8%, sendo que as quedas são registradas em todas as regiões do Estado.
Somente em julho, foram registrados 65 casos, uma redução de 29% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 90 assassinatos. Os dados apontam queda de 13,1% na região Metropolitana, 10,3% no Norte, 24,5% no Sul, 17,5% no Noroeste e 38,7% na Serrana.
“Essa redução de 15% nos homicídios nesse período mostra que o Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem seguido no caminho certo. E precisamos olhar os detalhes. Também tivemos redução nos homicídios em todas as regiões, mostrando que temos uma política de segurança pensada para todo o Estado. Estamos sempre em constante evolução das nossas ações, trazendo novidades, como no caso dos Totens de Segurança que começaram a ser instalados nesta semana. Vamos continuar investindo e seguindo no caminho da redução”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O vice-governador e coordenador do programa Estado Presente, Ricardo Ferraço, ressalta o trabalho das forças de segurança. “Os resultados são de fato muito bons, mas a Segurança Pública é um desafio que exige muito trabalho. É um trabalho de todo dia. É momento ainda para agradecermos às mulheres e aos homens que estão no dia a dia fazendo um combate sem trégua à criminalidade. E com mais efetivo nas ruas. Parabéns e muito obrigado pelo compromisso. Vamos seguir em frente, trabalhando sempre para fazer do Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil”, disse.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destaca que os trabalhos serão intensificados, em busca de uma redução ainda maior da criminalidade violenta no Espírito Santo. “Temos conseguido essas reduções sistemáticas desde a implantação do programa Estado Presente. Com certeza vamos em busca de mais quedas e de mais sensação de segurança para a população capixaba. O trabalho de combate ao crime vai aumentar”, reforçou.
Feminicídios têm queda de mais de 40%
Outro destaque positivo se dá na questão da redução significativa dos feminicídios no Espírito Santo. Ao todo, em 2025, foram registrados 16 casos, de janeiro a julho, contra 27 no mesmo período do ano passado. Uma queda de 40,7% nas estatísticas de mortes causadas por crime de gênero no Estado.
De acordo com o Mapa da Paz do Observatório da Segurança Pública, a região Metropolitana já está há mais de 60 dias sem registro de feminicídio, sendo somente um caso ocorrido no mês de julho em todo o Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
Segurança
Forças de segurança alcançam 300 prisões de foragidos com uso de reconhecimento facial no Espírito Santo

O Governo do Estado, por meio do programa Estado Presente em Defesa da Vida, alcançou a marca de 300 foragidos da Justiça recapturados com uso da tecnologia de reconhecimento facial nas vias públicas da Grande Vitória. As prisões foram realizadas pelas polícias Civil e Militar do Espírito Santo com uso do protocolo criado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
As câmeras, localizadas em prédios públicos, terminais rodoviários e Aquaviário, além dos ônibus do sistema Transcol, ajudaram na identificação de criminosos que praticaram diversos tipos de delitos, como homicídios, tráfico de drogas, roubo, furto, estupro, entre outros. O último caso, de número 300, foi registrado em Vila Velha.
Um homem de 66 anos foi preso, em cumprimento de um mandado de prisão, por participação em homicídio em 18 de junho de 2000, no município de Domingos Martins. Após uma discussão com um indivíduo, ele e um comparsa armaram uma emboscada para a vítima, que foi executada a tiros. Desde então, o mesmo se encontrava foragido da Justiça.
Apesar de não ter efetuado o disparo, ele é apontado como coautor do crime, tendo participado de toda a ação. O Ministério Público o denunciou por participação em homicídio qualificado (art. 121, § 2º, inciso IV, na forma do art. 29, ambos do Código Penal) e solicitou sua prisão preventiva.
“Esses resultados dão a dimensão de como a tecnologia bem utilizada joga junto com a sociedade. A redução do número de homicídios está clara. Os totens de monitoramento estão ganhando a Grande Vitória em áreas com grande circulação de pessoas. O trabalho integrado, o uso da tecnologia e investimentos fazem parte da rotina da segurança pública no Espírito Santo. Um desafio que o Estado vem superando com eficiência. O equilíbrio na gestão permite financiar políticas públicas eficazes e vamos seguir evoluindo para tornar o Espírito Santo um dos mais seguros do Brasil”, afirmou o vice-governador e coordenador do programa Estado Presente, Ricardo Ferraço.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, exaltou a eficiência da tecnologia e todo o trabalho realizado para que o resultado atual fosse alcançado, desde a fase de testes, até o início dos protocolos operacionais.
“A gente testa muito, para que possamos atingir a perfeição na atuação, sem erros. Buscamos criar esse protocolo, dentro da maior eficiência possível da ferramenta. Como diz nosso vice-governador Ricardo Ferraço, o Espírito Santo passa a se tornar insalubre para bandidos que pretendem se esconder. Pode ser de qualquer canto do Brasil, se tiver mandado de prisão em aberto, nossa tecnologia tem capacidade de identificar e vamos para as ruas, para tentar prender”, disse Damasceno.
Atualmente, além das 500 câmeras com suporte para a tecnologia dentro dos ônibus do Transcol, o sistema conta ainda com cerca de 40 câmeras espalhadas em pontos fixos da Grande Vitória, com equipes dedicadas para cumprimento dos mandados de prisão.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
Segurança
Reconhecimento Facial do Espírito Santo bate recorde e realiza 10 prisões em um dia

A Tecnologia de Reconhecimento Facial do Governo do Estado bateu um recorde e realizou 10 prisões em um único dia, nessa terça-feira (15). Com essas, o sistema, em operação desde setembro de 2024, totaliza 250 prisões de indivíduos com mandados de prisão em aberto que circulavam pelas ruas da Grande Vitória.
Nessa terça-feira, foram presos três indivíduos procurados por roubo, dois homicidas, um acusado de tráfico de drogas, um acusado de estupro, um acusado de furto e dois homens procurados por dívida de pensão alimentícia. As abordagens se estenderam desde 5h50 da manhã até 17h15, nos municípios de Serra e Vila Velha.
O investimento em tecnologias para o combate ao crime está previsto entre as ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Nesta quarta-feira (16), o governador Renato Casagrande comentou os dados por meio das redes sociais. “Em um único dia o reconhecimento facial ajudou a fazer a prisão de dez foragidos da justiça e com isso chegamos a 250 prisões com ajuda desta tecnologia. É o Estado Presente com tecnologia, prevenção e resposta rápida”, pontuou.
As câmeras com recurso de reconhecimento facial estão espalhadas pela Região Metropolitana de Vitória, em locais e prédios públicos, além de estarem presentes nos dez terminais do Sistema Transcol e em 500 ônibus da frota. O recurso utiliza inteligência artificial para fazer a leitura de rostos e comparar as imagens com informações contidas em bancos de dados da Segurança Pública.
Quando o sistema sinaliza mais de 90% de compatibilidade entre as imagens, uma segunda conferência é feita por um policial na base de monitoramento. Com a confirmação da existência de um mandado de prisão, uma equipe policial é acionada para realizar a abordagem ao cidadão, que é comunicado do mandado e encaminhado à delegacia regional mais próxima. Os dez detidos nesta terça-feira passaram por todo este processo e, após os procedimentos, foram conduzidos ao Sistema Prisional.
“A implantação de recursos tecnológicos na Segurança Pública é uma realidade no Espírito Santo. Não só o Reconhecimento Facial, mas também o Cerco Inteligente, O Centro de Inteligência e Análise Telemática da Polícia Civil, a Computação Embarcada da Polícia Militar, a criação da Polícia Científica com todo seu aparato forense, entre outros investimentos do Programa Estado Presente, eleva a capacidade das Forças de Segurança de preservar a paz e promover a segurança dos capixabas”, afirmou o subsecretário de Integração Institucional da Sesp, coronel Marcio Celante.
Entre as prisões realizadas com a ajuda do Reconhecimento Facial, se destacam mandados por tráfico de drogas (21%), roubo (16%) e homicídio (11%). Também há prisões pelos crimes de furto, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, estupro e outros. Entre os 250 presos, 18 eram foragidos de outros Estados. A tecnologia de Reconhecimento Facial já cumpriu mandados de prisão de Minas Gerais, Paraná, Alagoas, São Paulo, Bahia, Paraíba e Rondônia.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
-
Negócios3 dias atrás
Sabáticos Ganham Espaço Como Resposta Ao Esgotamento Profissional
-
Geral2 dias atrás
Contrato de namoro, união estável ou casamento? Entenda as diferenças
-
Economia3 dias atrás
Amazon ultrapassa R$ 62,7 milhões em investimentos no estado de Espírito Santo em uma década
-
Tecnologia3 dias atrás
5 órgãos que o corpo humano não precisa para sobreviver
-
Política3 dias atrás
Senador Marcos do Val é levado para colocar tornozeleira eletrônica
-
Geral3 dias atrás
Câmara da Serra realiza ação do Agosto Lilás em combate à violência contra a mulher
-
Justiça3 dias atrás
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
-
Negócios1 dia atrás
As Profissões Mais (e Menos) Impactadas pela IA, Segundo Estudo da Microsoft