Ligue-se a nós

Segurança

Espírito Santo fecha primeiro semestre com menor número de assassinatos em 28 anos

Redação Informe ES

Publicado

no

O Espírito Santo fechou o primeiro semestre de 2024 com o melhor resultado da série histórica, em termos de homicídios, dos últimos 28 anos, quando a contagem oficial foi iniciada. Ao todo, o Estado registrou 433 assassinatos, sendo uma redução de 15,8% em relação ao ano passado.

Além disso, o último mês de junho foi o melhor entre todos os meses desde 1996, com a ocorrência de 41 assassinatos. Anteriormente, o melhor resultado mensal havia sido em junho de 2019, com 59 registros. Todas as cinco regiões apresentaram decréscimo de mortes violentas no primeiro semestre deste ano.

Na Região Metropolitana, a queda é de 8,9%, sendo, assim como no Estado, o menor número de assassinatos desde 1996. No Norte, são 25,9% a menos que o ano passado. Nas regiões Sul, Noroeste e Serrana, as quedas chegaram a 13%, 16% e 35,5%, respectivamente. O governador Renato Casagrande afirmou que não há motivos de comemoração, mas destacou o trabalho que vem sendo realizado.

“Fechamos o mês de junho com o melhor mês da série histórica, além do melhor semestre da série histórica. Temos que registrar, sem comemorar, pois ainda temos que trabalhar muito contra episódios de violência. Por isso temos o programa Estado Presente, que fortalece esse trabalho no Espírito Santo. Vamos continuar trabalhando para reduzir ainda mais”, afirmou Casagrande.

Anúncio

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, disse que os resultados são reflexo de um trabalho de longa data, que busca alinhar, dentro do programa Estado Presente, o combate à criminalidade em todas as frentes.

“Temos que agradecer muito e elogiar nossos policiais, que têm feito um trabalho incrível de prisão de lideranças criminosas, além de combate diário e ostensivo às organizações envolvidas no tráfico de drogas. Além disso, temos um programa que é diretamente gerido pelo governador Renato Casagrande, o Estado Presente, que foca muito na parte social do problema. A longo prazo teremos grandes resultados e um Estado muito menos violento”, destacou Ricas.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, falou sobre o papel das ações articuladas nos resultados obtividos. “Mais uma vez o Espírito Santo alcança indicadores históricos na segurança pública. Tivemos o menor número de homicídios registrados em um mês desde janeiro de 1996. Muito mais do que números, são vidas preservadas! Isso é fruto de um trabalho articulado, conduzido pelo governador Renato Casagrande, extremamente bem executado pelas nossas forças policias, com iniciativas robustas de proteção a pessoas em vulnerabilidade social e que está, claramente, atingindo resultados importantes”, pontuou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

Anúncio

Cidades

Serra: Operação Coletivo Seguro abordou 12 ônibus na avenida Norte Sul

Redação Informe ES

Publicado

no

A Guarda Civil Municipal da Serra coordenou mais uma operação “Coletivo Seguro” na noite de segunda-feira, 11. A ação ocorreu na Avenida Norte Sul, nas proximidades da EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão e do Golaço. O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra deu apoio à operação coordenando e gerindo o fluxo de veículos no local.

Foram abordados 12 ônibus com cerca de 400 pessoas. O objetivo do Coletivo Seguro é instruir os passageiros de transporte coletivo com orientações sobre uma viagem segura, além de inibir possíveis delitos que possam ocorrer dentro dos coletivos. 

Durante as abordagens, os agentes municipais entram nos coletivos e conversam com os passageiros. Essa operação é uma grande iniciativa da Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) e é realizada todas as semanas. Os locais das ações são escolhidos de forma estratégica para que a força municipal alcance o maior número de pessoas.

Após a abordagem nos ônibus, os agentes municipais realizaram patrulhamento preventivo dentro do Terminal de Carapina. 

Anúncio

Secom PMS – Texto: Daniela Salgado – Foto: Edson Reis

Continuar Lendo

Segurança

Governo do Estado realiza formatura de 932 novos soldados da Polícia Militar

Redação Informe ES

Publicado

no

O Governo do Estado realizou, na noite dessa quinta-feira (31), a formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFsd) 2023, da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Após nove meses de aulas na Academia de Polícia Militar (APM) e mais 360 horas de Estágio Profissional Supervisionado (EPS) nas ruas da Grande Vitória, os 932 novos soldados estão agora aptos para ingressar nas unidades operacionais de todo o Estado, reforçando a segurança e a proteção à sociedade.

A cerimônia de formatura foi realizada no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, com a presença do governador Renato Casagrande e de outras autoridades. O ato marca a conclusão do treinamento que preparou os alunos para as atividades de policiamento. O evento teve a presença dos formandos e seus familiares.

Em sua fala, o governador destacou o trabalho de reestruturação da Segurança Pública, que passou também pela recomposição do efetivo da PMES. “Sou governador pela terceira vez e desde o meu primeiro mandato trabalhamos por melhorias nessa área. Em 2011, as forças de segurança estavam fragilizadas. Começamos um trabalho de recuperação até 2014. Em 2019, quando assumi pela segunda vez, a Polícia Militar havia passado por uma crise em 2017 e estava destroçada. E de novo, iniciamos a reestruturação da Corporação com a aquisição de novos equipamentos e armamentos, melhoria da infraestrutura física e também na valorização dos nossos militares”, disse.

Casagrande prosseguiu: “Já participei de várias formaturas nas diversas forças de segurança. É  a terceira solenidade desse tamanho, formando quase mil policiais. Sem contar as outras menores com 300, 400 e 500 formandos. Peço a Deus que me dê saúde para participar de mais uma no próximo ano com mais 1.000 policiais. Isso mostra um Governo equilibrado e uma política pública que dá resultado, já que podemos fechar o ano de 2024 com menos de 900 homicídios. Por isso, é importante registrar o trabalho de cada policial e também do programa Estado Presente em Defesa da Vida que dá resultado.”

Anúncio

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, comentou que a turma de novos soldados representa o futuro da segurança pública. “É um investimento feito pelo Governo do Estado para aumentar a capacidade de atendimento da nossa Polícia Militar. Ou seja, o atendimento direto ao cidadão em muitas situações, sejam elas de crime, de suporte, ou de salvamento. Hoje, o policial sai da academia pronto para todas as situações. Só desejo muito sucesso a esses novos soldados e que vocês entendam o papel fundamental dos senhores na proteção da sociedade”, afirmou.

Durante o Estágio Supervisionado, os alunos foram empregados em policiamento ostensivo a pé, motorizado e em operações de trânsito, demonstrando as habilidades adquiridas ao longo da formação na Academia de Polícia Militar (APM) e se destacando em diversas ocorrências que resultaram na prisão de criminosos evadidos do sistema prisional, na condução de indivíduos detidos em flagrante, além de apreensões de armas e drogas.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, celebrou a conquista dos novos policiais militares e reforçou que esse é um passo importante para que a PMES continue a fortalecer sua presença e eficiência nas ruas do Espírito Santo: “Essa turma representa não apenas um reforço no efetivo, mas também um compromisso com a segurança da população capixaba. Estamos certos de que esses novos soldados farão a diferença nas comunidades em que atuarão.”

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Anúncio

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

Continuar Lendo

Segurança

Estado tem 8,2 mil presos além da capacidade; quatro unidades prisionais serão construídas

Redação Informe ES

Publicado

no

Um total de 23.633 presos e uma capacidade de 15.388 vagas. Esses são os números atuais do sistema de Justiça no Espírito Santo, segundo apresentou a diretora-geral adjunta da Polícia Penal, Graciele Sonegheti. Ela foi uma das convidadas da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, que debateu, na última terça-feira (22), ameaça representada por facções e milícias. 

A diretora e o subsecretário de Estado de Inteligência Penitenciária, Franzailson Ribeiro Barbosa, relataram durante a reunião virtual a pressão exercida no sistema com 8.245 encarcerados além do limite. No entanto, frisaram que o ambiente prisional encontra-se controlado. 

“A gente realmente está com um número muito acima da nossa capacidade. Porém, a gente pode afirmar o controle das unidades prisionais”, salientou Graciele Sonegheti. O quadro observado no Espírito Santo é comparável ao que ocorre em Goiás (12 mil vagas x 20 mil presos) e Ceará (17 mil x 21 mil).

Tornozeleira eletrônica

Segundo os gestores públicos, para desafogar os números uma das saídas seria investir no monitoramento eletrônico. “Talvez seja uma estratégia interessante (…) para diminuir um pouco a lotação no estado do Espírito Santo”, sugeriu a diretora-geral adjunta.  

Anúncio

De acordo com ela, hoje no Espírito Santo existem 762 condenados cumprindo pena em prisão domiciliar usando tornozeleira eletrônica. O número, entretanto, é considerado baixo quando comparado com estados como o Ceará (9.854) e Goiás (7.874).

Ao responder o presidente do colegiado, deputado Danilo Bahiense (PL), Ribeiro afirmou que a pasta dispõe de pessoal para colocar em prática o monitoramento eletrônico: 15 servidores da Sejus e 30 policiais. O efetivo deve ser reforçado com a entrada de 300 novos policiais penais até o fim do ano, reforçando o quadro atual, de 3.787, considerado baixo.

Na outra ponta, o subsecretário revelou que o governo do Estado vai investir na construção de quatro novas unidades prisionais localizadas em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Viana e Cariacica. Duas serão custeadas com recursos próprios e as outras duas com dinheiro vindo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ainda de acordo com Ribeiro, as prisões que serão construídas pelo Estado devem ficar prontas, no mais tardar, até o início de 2027. 

Anúncio

Ales

Continuar Lendo

Em Alta