Ligue-se a nós

Esporte

Bolas da Copa carregando na tomada viralizam, mas há uma explicação

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Nos últimos dias, uma imagem curiosa ganhou as redes sociais: trata-se de uma foto que mostra algumas bolas da Copa do Mundo conectadas na tomada. Por mais que pareça sem sentido, na verdade a recarga é relacionada a sensores internos instalados na redonda.

O sistema faz parte do aparato de tecnologia preparado para o mundial no Catar, voltado para o auxílio da equipe de arbitragem. Esta recarga acontece por indução, de acordo com informações divulgadas anteriormente pela Adidas, responsável pela produção das bolas.

A solução já foi útil em algumas situações de jogo, como na partida entre Portugal e Uruguai pela segunda rodada da fase de grupos. No primeiro gol do jogo, não foi possível afirmar com clareza se Cristiano Ronaldo tocou a bola com a cabeça, ou se ela passou direto.

Neste momento, os sensores presentes na bola serviram para analisar a sua movimentação, e determinaram que não houve mudança de trajetória no momento do suposto cabeceio. Desta forma, o gol foi creditado para Bruno Fernandes, autor do cruzamento.

Anúncio

Bola que carrega na tomada envia dados ao VAR

Anteriormente, a Adidas já tinha dado detalhes sobre a nova tecnologia que exige o carregamento das bolas na tomada. O sensor IMU é capaz de enviar dados à equipe de arbitragem de vídeo (VAR, na sigla em inglês) a uma frequência de 500 vezes por segundo, o que agiliza alguns processos de decisão.

Este componente é instalado na parte central da bola, e apoiado por uma série de braços que se estendem até a superfície de contato com os pés. Mesmo assim, a Adidas garantiu que o sistema não afeta as movimentações da redonda, e nem a performance dos jogadores.

Outras implementações da tecnologia na Copa do Mundo ainda incluem o impedimento semiautomático, que utiliza a inteligência artificial para definir se o atacante está à frente de zagueiros, e gera uma animação gráfica para as transmissões de televisão.

As novidades apresentadas pela Adidas na Copa não serão disponibilizadas nas bolas vendidas ao público geral, com foco exclusivo para as competições internacionais de futebol. Portanto, o ato de carregar a bola na tomada não deve ser necessário nas partidas casuais pelo mundo. 

Fonte: Adidas

Anúncio

Esporte

Com capixaba, Brasil conquista medalhas inéditas no Mundial de ginástica rítmica

Redação Informe ES

Publicado

no

A ginástica rítmica do Brasil fez história mais uma vez, com a capixaba Amanda Manente na seleção. Pela primeira vez, o Brasil subiu ao pódio em um Campeonato Mundial da modalidade. No sábado (21), o conjunto juvenil conquistou a medalha de prata no geral e, nesse domingo (22), repetiu o feito na prova dos cinco arcos.

A competição aconteceu em Sófia, na Bulgária.  Na soma das séries mista e simples, o conjunto comandado pela treinadora também capixaba Juliana Coradine obteve 48.900 pontos. O ouro ficou com as anfitriãs da Bulgária, que fizeram 49.900 pontos, enquanto a Ucrânia ficou com o bronze ao somar 48.400.  

Além da medalha, o Brasil ainda foi reconhecido com um prêmio especial concedido pelo Comitê Técnico da FIG: a Seleção Brasileira Juvenil foi eleita o conjunto mais sincronizado da competição.

Já na prova dos cinco arcos, o Brasil somou 25.350 pontos e ficou novamente atrás da Bulgária, que obteve 26.600. O terceiro lugar ficou com a Estônia e Itália, ambas somaram 25.100.

Anúncio

Além de Amanda Manente, o conjunto é formado por Andriely Leticia Cichovicz, Julia Anny Colere da Cruz, Alice Neves de Medeiros e Clara Beatriz Pereira Vaz.

Amanda Manente, de apenas 13 anos, deu seus primeiros passos na ginástica rítmica pelo projeto Campeões de Futuro, iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) que revela talentos no Espírito Santo. A jovem também treina no Ginásio de Ginástica do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, sede da Sesport, em Vitória.

O ano de 2025 marcou sua estreia na seleção brasileira de conjunto, com a convocação para os treinamentos em Aracaju (SE) em janeiro. Os treinamentos foram focados principalmente no Mundial, além de outras competições de destaque no calendário internacional, como o Gymnasiade e o Pan-Americano.

No Pan-Americano Juvenil, realizado em maio, Amanda também subiu ao pódio três vezes com a seleção, conquistando ouro no geral e pratas no arco e nas maças.

Anúncio

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Bruna Rodrigues / Rodolfo Mageste
(27) 99271-8222/ (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

Continuar Lendo

Esporte

Flamengo amassa o Chelsea pelo Mundial de Clubes em virada histórica (3×1)

Redação Informe ES

Publicado

no

Menos de 24 horas após o Botafogo surpreender o Paris Saint-Germain, da França, outra equipe brasileira levou a melhor sobre uma potência europeia na Copa do Mundo de Clubes da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Nesta sexta-feira (20), o Flamengo venceu o Chelsea, da Inglaterra, por 3 a 1, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

O rubro-negro foi a 6 pontos e lidera o Grupo D, com 3 à frente dos Blues (como são conhecidos os ingleses). Ainda nesta sexta, às 19h (horário de Brasília), o Los Angeles Football Club (LAFC), dos Estados Unidos, e Espérance, da Tunísia, jogam no Geodis Park, em Nashville, completando a segunda rodada da chave. Se a partida terminar empatada, o clube brasileiro não somente garante classificação às quartas de final como assegura a primeira posição.

O técnico Filipe Luís escalou o Flamengo com três mudanças em relação ao time que derrotou o Espérance por 2 a 0 na estreia da Copa do Mundo. Na defesa, Wesley e Danilo assumiram os lugares de Guillermo Varela e Léo Ortiz, respectivamente, enquanto no ataque, Gonzalo Plata foi escolhido para substituir Bruno Henrique.

A equipe rubro-negra teve 63% de posse de bola, cinco escanteios (contra um do adversário) e marcou presença na área do Chelsea durante a maior parte do primeiro tempo, mas encontrou dificuldades para chutar com perigo.

Mais objetivo, o time inglês finalizou tantas vezes a gol quanto os cariocas (cinco cada), mas conseguiu balançar as redes aproveitando uma bobeada entre Erick Pulgar e Wesley. A bola sobrou com Pedro Neto, que disparou em direção à meta e bateu na saída de Agustín Rossi.

Anúncio

A melhor chance do Flamengo nos 45 minutos iniciais apareceu aos 42. Após falta cobrada pela direita por Giorgian De Arrascaeta, Gerson apareceu livre próximo à trave esquerda e bateu de primeira, mas Levi Cowell salvou em cima da linha o que seria o gol de empate.

O Flamengo manteve a postura agressiva no segundo tempo e teve uma grande oportunidade aos 8 minutos. Lançado por Rossi, Gerson aproveitou o erro de Reece James na tentativa de corte, entrou na área, driblou Cowell e bateu. James se recuperou e conseguiu desviar o chute, que sobrou para Plata, sem goleiro. O atacante, no entanto, não conseguiu finalizar.

Aos dez, Filipe Luís trocou Arrascaeta por Bruno Henrique. A mudança não demorou a surtir efeito. Seis minutos depois, o atacante apareceu na área, após cruzamento de Gerson e desvio de Plata, e mandou para as redes, igualando o placar. Aos 19, foi a vez de Bruno Henrique ser “garçom”, ajeitando de cabeça a cobrança de escanteio de Pulgar para Danilo, na pequena área, completar para o gol, virando o marcador.

A missão inglesa ficou mais complicada aos 22 minutos com a expulsão de Nicolas Jackson (que tinha entrado em campo 4 minutos antes) após falta dura em Ayrton Lucas. Com a superioridade numérica, o Flamengo tomou de vez o controle do jogo e ainda ampliou a vantagem. Aos 37, Wallace Yan e Plata tabelaram, entraram na área e a bola sobrou para o jovem atacante de 20 anos finalizar e dar números finais ao duelo.

Anúncio

As duas equipes voltam a campo na terça-feira (22), às 22h. O Flamengo, perto da classificação, encara o LAFC no Camping World Stadium, em Orlando, enquanto o Chelsea pega o Esperánce, novamente no Lincoln Financial Field.

Fonte: Agencia Brasil – Descrição/Foto: Filadélfia, Pensilvânia, EUA – 20 de junho de 2025 Wallace Yan, REUTERS/Lee Smith

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Porto Vitória e Maricá (RJ) se enfrentam no Kleber Andrade pela Série D do Brasileiro

Redação Informe ES

Publicado

no

O Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, será palco do confronto entre Porto Vitória e Maricá (RJ), neste sábado (14), às 17 horas, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.

O time capixaba vem de duas vitórias seguidas na competição, ambas contra o Boa Vista (RJ) e, com isso, chegou ao G-4 do Grupo A6, a zona de classificação para a próxima fase.

Por isso, a partida contra o Maricá (RJ) é tida como um “confronto direto”, uma vez que as duas equipes estão empatadas com 11 pontos, mas o time fluminense ocupa a terceira colocação por ter saldo de gols superior (1 contra 0), enquanto o Porto Vitória aparece na quarta posição.

Assim, um triunfo neste confronto pode significar um passo importante rumo à classificação para o mata-mata da Série D. No Kleber Andrade, além dos três pontos, o Porto Vitória busca também a revanche da derrota sofrida por 2 a 1, fora de casa, para o mesmo Maricá (RJ) na sexta rodada.

Anúncio

Outro representante do Espírito Santo que estará em campo pela competição neste sábado (14) é o Rio Branco. O time capa-preta, que ocupa a vice-liderança do grupo com 12 pontos, visita o Nova Iguaçu (RJ) no Estádio Laranjão, na Baixada Fluminense, às 15 horas. A liderança da chave segue com a Portuguesa (SP), que soma 17 pontos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Bruna Rodrigues / Rodolfo Mageste
(27) 99271-8222/ (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados