Cidades
Tira-dúvidas sobre Imposto de Renda 2023 em Colatina

“Por dentro do Imposto de Renda” acontece neste sábado (29/04), às 8h30, no calçadão de Colatina.
Anualmente milhões de brasileiros precisam prestar contas à Receita Federal por meio da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A declaração é uma ferramenta do Governo Federal para verificar se o contribuinte está pagando mais ou menos tributos que deveria. Mas, de fato, quem está obrigado a declarar o IRF de 2023?
Com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas da população sobre o assunto, será realizado no próximo sábado (29/04), o evento “Por dentro do Imposto de Renda”. A ação terá início a partir das 8h30, no calçadão de Colatina, no Centro da cidade, com uma mobilização de panfletagem, com a finalidade de alertar sobre a importância do envio da declaração do IRPF e os riscos da não declaração.
As informações serão fornecidas pelos alunos do curso de Administração do IFES – Campus Colatina, orientados por professores do próprio Instituto Federal.
“A iniciativa visa informar a população em geral e os comerciários, em particular, sobre quem está obrigado a declarar o IRPF de 2023. São ações no sentido de prevenção contra multas fiscais, custos de regularização junto à Receita Federal e até bloqueio de CPF”, afirma Fabiano Silveira que é contador e professor de Ciências Contábeis do curso de Administração do IFES Campus Colatina.
Na sequência e como continuidade do projeto, será disponibilizado o serviço de “Tira dúvidas” por aplicativos como WhatsApp, email e até telefone, para atendimento às dúvidas dos contribuintes que entrarem em contato com o projeto. Essa segunda fase da ação segue até 31 de maio.
“É importante deixar claro que não serão realizadas as entregas efetivas das declarações. O trabalho será de mera informação e orientação para a população e todo atendimento será prestado de forma gratuita”, enfatiza a professora Thereza Christina Ferrari Paiva, do curso de Administração do IFES Campus Colatina.
A ação “Por dentro do Imposto de Renda 2023” é uma iniciativa do IFES de Colatina e conta com o apoio da CDL do município.
Serviço:
Ação: “Por dentro do Imposto de Renda 2023”, com mobilização de panfletagem para orientar e alertar a população sobre o envio da Declaração do IRPF.
Quando: 29 de abril (sábado)
Horário: A partir das 8h30
Local: Calçadão de Colatina (Centro)
Obs.: Uma segunda ação como continuidade do projeto contará com disponibilização de atendimento por telefone, WhatsApp e e-mail para atendimento às dúvidas dos contribuintes que entrarem em contato. Essa segunda fase vai até 31/05/2023.
- Telefones para informações:
Professor do IFES Colatina, Fabiano da Silveira: (27) 9.9797-9030.
Assessoria de Imprensa da Ação, Tatiana Ribeiro: (27) 9. 9941-0275.
Cidades
Serra se mantém como referência em contabilidade pública e dados fiscais

A Serra foi reconhecida novamente no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O município conquistou nota máxima e o 1º lugar entre as cidades com mais de 100 mil habitantes que não são capitais, e na região Sudeste. A premiação aconteceu nesta segunda-feira (15), em Brasília.
O Ranking avalia a consistência e a transparência das informações fiscais e contábeis enviadas pelos municípios ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), com base em relatórios.
De acordo com o secretário da Fazenda, Henrique Valentim, o resultado comprova o compromisso da Serra com a gestão pública de qualidade. Ele destacou que o prêmio é fruto do esforço das equipes técnicas e da seriedade da gestão fiscal do município. “A transparência e a responsabilidade com os recursos públicos são prioridades da administração, porque garantem credibilidade e segurança para a população e para o futuro da cidade”, afirmou.
Na prática, a conquista reforça que o cidadão pode confiar nos dados oficiais sobre as finanças públicas do município, já que eles são consistentes e transparentes. O reconhecimento também demonstra que a Serra oferece um ambiente favorável para concessões e parcerias que dependam de credibilidade fiscal, além de se tornar um diferencial para atração de investimentos.
Fonte: Secom/PMS – Texto: Djeisan Maria – Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS
Cidades
Guarapari celebra 134 anos com programação musical na Festa da Cidade

Guarapari comemora 134 anos de elevação à categoria de cidade e preparou uma programação musical diversificada para celebrar a data. Os shows acontecem entre os dias 19 e 22 de setembro, na Avenida Celso Bastos Couto, ao lado da Igreja Católica, na Praia do Morro. A festa reúne artistas locais e nomes reconhecidos nacionalmente, oferecendo opções para todos os estilos musicais.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Peterson de Castro, a programação foi pensada para valorizar a identidade cultural da cidade e proporcionar momentos de lazer à comunidade.
“Estamos celebrando a história de Guarapari com muita música e diversidade. A Festa da Cidade é um momento de encontro e de valorização da cultura, que fortalece o sentimento de pertencimento e aproxima ainda mais a população da nossa identidade. A programação de segunda-feira foi um pedido dos pastores de várias igrejas, para que tivesse um momento gospel neste dia da semana”, destacou.
Além dos shows, a cidade volta a celebrar sua história e identidade com o tradicional desfile cívico que contará com a participação das Forças Armadas, forças de segurança, escolas, bandas musicais e representantes da sociedade civil, no dia 19, às 8h, na Orla da Praia do Morro.
Programação completa dos shows
19/09 — Sexta-feira
17h – Missa
19h – Anderson
20h – Samba Du Bom
22h – Arlindinho Cruz
20/09 — Sábado
17h – Fit Dance
19h30 – Butequeiro
21h – Cataguases
22h30 – Alemão do Forró
21/09 — Domingo
17h – Moreno do Forró
18h – Denise Pontes
19h – Banda Rocknejo
22/09 — Segunda-feira
21h – Bruna Olly (Show Gospel)
Fonte: Secom-PMG
Cidades
Bolsa e vale-transporte: Saúde da Serra abre vagas de estágio para Ensino Médio

A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) está com uma ótima oportunidade para estudantes, que estejam no 1º ou 2º ano do Ensino Médio, no período da tarde ou da manhã. Ao todo, são quatro vagas para contratação imediata, mais 20 vagas em cadastro de reserva para 2026. Os selecionados receberão a bolsa-auxílio de R$ 661,50 e vale transporte carga horária é de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira, no turno matutino ou vespertino.
Para participar da seleção, o candidato precisa cadastrar o currículo no site Universidade Patativa: https://estagio.universidadepatativa.com.br/painel/estudante/primeiro-acesso.
Passo a Passo
1) Clicar na aba “estágio” e, depois, em “vagas de estágios”;
2) Quando abrir a área de busca, é só pesquisar pelo nome do município Serra, com nível marcado em “Ensino Médio”;
3) Quando encontrar o card com as informações do seu curso, é só clicar em saiba mais e se inscrever.
Oportunidades para Ensino Médio
A secretaria também iniciou o processo seletivo de cadastro reserva, com 20 vagas, para os novos estagiários de 2026. A carga horária também é de 4 horas por dia, no período da manhã e da tarde, com uma bolsa no valor de R$ 661,50 + auxílio transporte.
Fique ligado no site e nas redes sociais da Prefeitura para mais informações.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Amanda Drumond – Foto: Edson Reis/PMS
-
Cidades4 dias atrás
Jardim Botânico da Serra é revitalizado e ganha academia, deques e espaço para food trucks
-
Cidades2 dias atrás
Cariacica recebe nota máxima em avaliação fiscal e contábil do Tesouro Nacional
-
Geral3 dias atrás
Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional
-
Cidades14 horas atrás
Guarapari celebra 134 anos com programação musical na Festa da Cidade
-
Tecnologia3 dias atrás
Os 8 animais com maior risco de extinção no mundo
-
Economia3 dias atrás
Portos do país celebram melhor resultado mensal da história: 124,7 milhões de toneladas
-
Cidades1 dia atrás
Bolsa e vale-transporte: Saúde da Serra abre vagas de estágio para Ensino Médio
-
Política3 dias atrás
Deputados questionam reintegração de posse de área em Itaúnas