Ligue-se a nós

Negócios

Google Abandona Metas de Contratação por Diversidade

Redação Informe ES

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

O Google decidiu abandonar sua meta de contratar mais funcionários de grupos sub-representados e está revisando alguns de seus programas de DEI (diversidade, equidade e inclusão), juntando-se a uma série de empresas dos EUA que estão reduzindo iniciativas de diversidade.

Anúncio

“Em 2020, estabelecemos metas ambiciosas de contratação e nos concentramos em expandir nossos escritórios fora da Califórnia e de Nova York para melhorar a representatividade”, disse Fiona Cicconi, diretora de pessoas da Alphabet, em um e-mail para a equipe na quarta-feira (5). “Mas, no futuro, não teremos mais essas metas.”

Por anos, o Google foi uma das empresas mais vocais na defesa de políticas mais inclusivas, especialmente após os protestos contra os assassinatos de George Floyd e outros americanos negros pela polícia em 2020.

Naquele ano, o CEO Sundar Pichai estabeleceu uma meta para que 30% a mais de seus líderes fossem de grupos sub-representados até 2025. Na época, cerca de 96% dos líderes do Google nos EUA eram brancos ou asiáticos, e 73% globalmente eram homens.

Em 2021, a empresa começou a avaliar o desempenho dos executivos com base na diversidade e inclusão de suas equipes, após uma importante líder de pesquisa em inteligência artificial afirmar que a empresa a demitiu abruptamente depois que ela criticou seus esforços de diversidade. A diretora de diversidade do Google, Melonie Parker, disse em uma entrevista à BBC em 2024 que a empresa havia atingido 60% de suas metas de cinco anos.

Na quarta-feira (5), um porta-voz da Alphabet disse que a empresa não tinha números atualizados sobre as metas de Pichai.

Anúncio

O relatório anual da Alphabet para a SEC dos EUA, divulgado na quarta-feira, omitiu uma frase que afirmava que a empresa estava “comprometida em fazer da diversidade, equidade e inclusão parte de tudo o que fazemos e em construir uma força de trabalho que represente os usuários que atendemos.”

Essa declaração apareceu nos relatórios anuais de 2021 a 2024. O porta-voz disse que a frase foi removida para refletir a revisão dos programas de DEI.

Altman também afirmou que empresas sul-coreanas desempenhariam um grande papel no “Stargate”, o novo projeto dos EUA para criar grandes centros de dados de IA.

“Isso é um verdadeiro ataque às conquistas que os profissionais fizeram na indústria de tecnologia por meio de movimentos contra o racismo, discriminação de gênero e LGBTQ, remontando ao movimento dos direitos civis. Isso faz parte de uma tendência preocupante da direita, contrária aos funcionários, que está se desenvolvendo dentro das empresas de tecnologia e que o AWU (Alphabet Workers Union) está comprometido em combater”, disse Parul Koul, engenheira de software e presidente do sindicato, em um comunicado.

Anúncio

Contratante federal

O Google, que vende serviços de computação em nuvem para o governo dos EUA, também afirmou estar revisando mudanças de políticas implementadas pelo presidente Donald Trump para restringir iniciativas de DEI no governo e entre contratantes federais.

“Como somos um contratante federal, nossas equipes também estão avaliando mudanças em nossos programas necessárias para cumprir decisões judiciais recentes e ordens executivas dos EUA sobre esse tema”, disse Cicconi no e-mail.

A empresa manterá grupos internos de funcionários, como “Trans at Google”, “Black Googler Network” e “Disability Alliance”, que, segundo o Google, ajudam a orientar decisões sobre produtos e políticas.

O Wall Street Journal foi o primeiro a noticiar o memorando na quarta-feira (5).

Anúncio

Além do Google

A Meta, controladora do Facebook, afirmou em janeiro, em um memorando interno, que estava encerrando seus programas de DEI, incluindo os voltados para contratação, treinamento e seleção de fornecedores.

A Amazon também afirmou, em um memorando aos funcionários, que estava “descontinuando programas e materiais desatualizados” relacionados à representatividade e inclusão.

O post Google Abandona Metas de Contratação por Diversidade apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio

Negócios

Espanha prepara redução da semana de trabalho para 37,5 Horas

Redação Informe ES

Publicado

no

Os ministros espanhóis concordaram na terça-feira (4) em reduzir a semana legal de trabalho para 37,5 horas, sem alteração de salário, avançando com uma das principais medidas do governo de coalizão, apesar da oposição das associações empresariais.

Durante sua reunião semanal, o gabinete aprovou a redução das atuais 40 horas, por meio de um decreto executivo elaborado pela ministra do trabalho, Yolanda Díaz, que lidera o partido de esquerda Sumar.

“Esta proposta trata de viver melhor, trabalhar menos e ser muito mais produtivo e eficiente economicamente”, disse Díaz a jornalistas.

A medida ainda precisa ser aprovada no parlamento, onde o governo de centro-esquerda liderado pelo primeiro-ministro socialista Pedro Sánchez não tem maioria clara e depende do equilíbrio entre as exigências de vários partidos menores para aprovar legislações.

Anúncio

Díaz, que também é vice-primeira-ministra, fez do plano de redução da jornada de trabalho até o final de 2025 um ponto central para o apoio de seu partido ao governo de Sánchez.

No entanto, o partido separatista catalão de centro-direita Junts já sinalizou resistência à proposta, enquanto a principal entidade representativa dos empregadores, CEOE, afirmou que a mudança aumentaria os custos das empresas espanholas e as tornaria menos competitivas.

Após meses de negociações entre Díaz, sindicatos e representantes dos empregadores, as discussões com a CEOE fracassaram em novembro, depois que a entidade insistiu que a semana mais curta não deveria ser imposta por lei, mas sim negociada coletivamente para atender às necessidades de cada empresa.

“O mundo corporativo é a favor do diálogo, mas não de monólogos”, disse o presidente da CEOE, Antonio Garamendi, na terça-feira.

Anúncio

Díaz também entrou em conflito com o ministro da Economia, Carlos Cuerpo, a quem acusou de “ficar do lado dos empregadores” depois que ele propôs adiar a mudança por um ano para dar tempo às pequenas empresas de se adaptarem.

O Banco Central da Espanha e o ex-ministro da Economia alertaram que custos trabalhistas mais altos poderiam impulsionar a inflação e reduzir a criação de empregos.

Após a decisão do gabinete, Cuerpo afirmou que as empresas poderiam resistir à mudança, considerando o forte crescimento econômico da Espanha, a inflação em queda e a taxa de desemprego no nível mais baixo dos últimos 16 anos.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Negócios

Brasil Fecha Mais Vagas de Emprego do Que Esperado em Dezembro

Redação Informe ES

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

O Brasil fechou mais vagas formais de trabalho do que o esperado por analistas em dezembro, mas encerrou 2024 com um saldo positivo líquido de 1.693.673 postos, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

No mês passado, foram eliminadas 535.547 vagas, fruto de 1.524.251 admissões e 2.059.798 desligamentos, dado que ficou bem acima da expectativa de economistas apontada em pesquisa da Reuters de fechamento líquido de 402.500 vagas.

Anúncio

O dado fechado do ano refletiu 25.567.248 admissões e 23.873.575 desligamentos. O saldo de empregos em dezembro historicamente apresenta retração.

O saldo de empregos formais em 2024 foi o melhor resultado anual desde 2022, que teve abertura de 2.014.424 vagas. Em 2023, foram criados 1.454.124 postos formais de trabalho, segundo dados com ajustes.

Em dezembro, os cinco grupamentos de atividades econômicas registraram saldos negativos de vagas. O setor de serviços liderou a redução de vagas, com o fechamento 257.703 postos, seguido pela indústria, com 116.422 vagas a menos. Em último lugar, depois de construção e agropecuária, ficou o setor de comércio, com 25.084 vagas fechadas.

O post Brasil Fecha Mais Vagas de Emprego do Que Esperado em Dezembro apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Negócios

10 profissões em alta em São Paulo segundo o LinkedIn

Redação Informe ES

Publicado

no

A cidade de São Paulo lidera o ranking de geração de empregos no Brasil e continua sendo um dos principais destinos para quem busca novas oportunidades profissionais em diversas áreas. Essa tendência é confirmada pela mais recente lista de Empregos em Alta em São Paulo, divulgada pelo LinkedIn, que revela os 10 cargos que mais cresceram na capital paulista nos últimos três anos, refletindo a diversidade do mercado de trabalho local.

Os setores de educação e finanças se destacam, mas o levantamento também aponta a retomada do turismo e dos eventos, impulsionada pelo cenário pós-pandemia. Além dos cargos em ascensão, a pesquisa traz insights adicionais, incluindo as competências mais demandadas para cada função, os principais setores e a distribuição de contratações por gênero.

Leia também

  • Carreira

    As 25 Profissões Que Mais Crescem no Brasil, Segundo o LinkedIn

  • Carreira

    Embrapa Abre 1.027 Vagas por Meio de Concurso

  • Getty Images
    Forbes Money

    Setor de Serviços do Brasil Perde Força em Novembro com Fraqueza de Novos Negócios

O cargo de diretor de receita, por exemplo, ocupa o topo do ranking nacional e também se destaca em São Paulo, onde o mercado demanda habilidades em liderança, análise de dados e planejamento estratégico.

A lista de empregos em alta pode ser um guia estratégico para profissionais em diferentes estágios de carreira, ajudando a identificar áreas promissoras e a planejar possíveis transições. Segundo pesquisa do LinkedIn, três em cada cinco profissionais brasileiros pretendem buscar novas oportunidades de emprego em 2025. “Conhecer as especificidades de cada cidade é essencial para acompanhar a evolução do mercado de trabalho”, destaca Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias no Brasil.

Veja os 10 empregos em alta em São Paulo, segundo o LinkedIn

1. Professor(a) de educação especial

O que faz: Ajuda alunos com dificuldades de aprendizagem e com diferentes deficiências, adaptando as lições de educação geral para atender às necessidades particulares.

Anúncio

Competências mais comuns: Educação especial, Educação infantil, Docência.

Setores mais comuns: Educação infantil, fundamental e ensino médio, educação superior, atividades de organizações sem fins lucrativos.

Divisão por gênero de contratados em 2024: 76,19% mulheres; 23,81% homens

2. Agente de viagens

O que faz: Planeja itinerários e faz arranjos de viagem para indivíduos, grupos ou empresas, oferecendo orientação personalizada e informações práticas e culturais relevantes aos viajantes.

Anúncio

Competências mais comuns: Planejamento de viagens, Gestão de viagens, Serviços de viagens de lazer.

Setores mais comuns: Organização de viagens, Tecnologia, Informação e Internet, Serviços e consultoria de gestão empresarial.

Divisão por gênero de contratados em 2024: 68,32% mulheres; 31,68% homens.

3. Secretário(a) médico(a)

O que faz: Executa tarefas administrativas em ambientes de saúde, incluindo agendamento de consultas e gerenciamento de registros de pacientes.

Anúncio

Competências mais comuns: Funções de recepcionista, Assistência médica, Contas a pagar.

Setores mais comuns: Consultórios médicos, Saúde e serviços sociais, Pesquisa e desenvolvimento científico.

Divisão por gênero de contratados em 2024: 86,67% mulheres; 13,33% homens.

4. Gerente de eventos

O que faz: Planeja, organiza e coordena eventos sociais e corporativos, garantindo seu funcionamento da concepção até sua conclusão.

Anúncio

Competências mais comuns: Gestão de eventos, Produção de eventos, Planejamento de eventos.

Setores mais comuns: Hotelaria, Serviços e consultoria de gestão empresarial, Serviços de organização, produção e promoção de eventos.

Divisão por gênero de contratados em 2024: 65,63% mulheres; 34,38% homens.

5. Especialista em operações logísticas

O que faz: Supervisiona o armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias, garantindo operações eficientes dentro da cadeia de suprimentos.

Anúncio

Competências mais comuns: Gestão logística, Armazenagem, Logística Reversa.

Setores mais comuns: Tecnologia, Informação e Internet, Transporte de carga, Serviços e consultoria de gestão empresarial.

Divisão por gênero de contratados em 2024: 31,82% mulheres; 68,18% homens.

6. Diretor(a) de receita

O que faz: Lidera os processos geradores de receita, garantindo o alinhamento das equipes de marketing e vendas para maximizar as oportunidades de crescimento.

Anúncio

Competências mais comuns: Gerenciamento de receitas, B2B, Gestão de vendas.

Setores mais comuns: Tecnologia, Informação e Internet, Serviços e consultoria em TI, Serviços e consultoria de gestão empresarial.

Divisão por gênero de contratados em 2024: 21,21% mulheres; 78,79% homens.

7. Gerente de desenvolvimento de negócios

O que faz: Ajuda a definir as estratégias de vendas e crescimento de uma empresa, com foco em sua agilidade futura, identificando novas oportunidades e potenciais clientes.

Anúncio

Competências mais comuns: Desenvolvimento de negócios, Gestão de vendas, Negociação.

Setores mais comuns: Serviços e consultoria em TI, Tecnologia, Informação e Internet, Serviços e consultoria de gestão empresarial.

Divisão por gênero de contratados em 2024: 30,69% mulheres; 69,31% homens.

8. Analista de risco

O que faz: Avalia os riscos potenciais de clientes, operações e contratos, determinando a estratégia para minimizar a perda financeira para sua empresa.

Anúncio

Competências mais comuns: Gestão de riscos, Análise de risco, Capacidade analítica.

Setores mais comuns: Intermediação de crédito, Seguros, Tecnologia, Informação e Internet.

Divisão por gênero de contratados em 2024: 43,57% mulheres; 56,43% homens.

9. Engenheiro(a) de custos

O que faz: Monitora os fatores associados aos custos de um projeto, alinhando-os com o cronograma para ajudar a alocar recursos de forma eficaz.

Anúncio

Competências mais comuns: Construção civil, Controle de custos, Microsoft Project.

Setores mais comuns: Engenharia Civil, Serviços e consultoria de gestão empresarial, Fabricação de equipamentos de transporte.

Divisão por gênero de contratados em 2024: 34,62% mulheres; 65,38% homens

10. Gerente de treinamento

O que faz: Desenvolve e implementa programas de treinamento para funcionários, garantindo que a equipe tenha as habilidades necessárias para desempenhar seus trabalhos.

Anúncio

Competências mais comuns: Sistemas operacionais, Gestão de treinamentos, Liderança de equipe.

Setores mais comuns: Fabricação de produtos químicos, Serviços e consultoria de gestão empresarial, Serviços de alimentação e bebidas.

Divisão por gênero de contratados em 2024: 54,55% mulheres; 45,45% homens.

Metodologia do LinkedIn

Os pesquisadores do Gráfico Econômico do LinkedIn analisaram milhões de vagas ocupadas por usuários da plataforma entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de julho de 2024 para calcular a taxa de crescimento de cada cargo.

Anúncio

Para fazer parte da lista, os cargos precisavam mostrar um crescimento positivo entre os usuários, contar com um número suficiente de anúncios de vagas no último ano e ter passado por um aumento significativo até 2024.

Cargos idênticos com diferentes níveis de experiência foram agrupados e classificados em conjunto. Foram excluídos estágios, cargos de voluntariado, funções temporárias e de estudantes, assim como empregos cuja contratação depende de um pequeno número de empresas em cada cidade.

Os dados adicionais para cada cargo são baseados nos perfis do LinkedIn de usuários que ocupam essas posições ou nas vagas relacionadas ao cargo na cidade.

Escolhas do editor

  • trabalho remoto forbes
    Carreira

    3 Trabalhos Remotos Para Começar em 2025 Mesmo Sem Experiência

  • DeepSeek
    Escolhas do editor

    O Que é o DeepSeek e Como Ele Afeta a Relação China-EUA?

  • tim cook apple ceo
    Carreira

    Tim Cook Compartilha Ritual Matinal Que o Levou Ao Sucesso

O post 10 Profissões em Alta em São Paulo Segundo o LinkedIn apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta