Geral
Delta deve ser predominante na cidade do Rio em breve, diz secretário

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse hoje (23) que a variante delta do coronavírus deve ser predominante na capital muito em breve. Segundo Soranz, na maioria dos países em que a delta entrou, a circulação foi muito rápida, mas, apesar de a variante ser mais transmissível, há hipótese de que seja menos letal, o que ainda está sendo analisado por pesquisadores em todo o mundo.
Soranz revelou que os quatro casos de morte de pessoas com a variante delta, que que ocorreram fora da capital, foram por falha na barreira vacinal.
De acordo com o secretário, é muito importante tomar a vacina. “Se estiver no seu dia, se já estiver elegível, vá se vacinar. A vacina protege contra casos graves, protege contra o óbito. A variante delta, na maioria dos países, têm avançado nas pessoas que deixaram de se vacinar na data correta. Tem muitos países com dificuldade de vacinar as pessoas, mesmo tendo a vacina, e aqui no Rio de Janeiro, recomendamos que, se está elegível, vá no seu dia”, recomendou Soranz, ao divulgar o 29º Boletim Epidemiológico da Prefeitura do Rio.
Variantes
Nesta semana, foram identificados 136 resultados de variantes em moradores do Rio. Conforme dados apresentados nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde, até agora, foram anotados 908 casos, sendo 769 em moradores na cidade. A maioria dos registros (730) é da variante gamma, a P.1 de Manaus, 12 são da variante Alfa, B.1.1.7 britânica, e 27, da delta, a B.1 617.2 indiana. O número de altas ou curas chegou a 700 e o de óbitos, 48. Há 21 internadas.
O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Márcio Garcia, informou que os dados da delta ainda se referem ao mês de junho e que a predominância ainda é dos casos da variante gamma. “Com a introdução da delta no mês de julho, estamos aguardando novos resultados.” Segundo Garcia, hoje são 27 casos de delta, mas os laboratórios de referência ainda não liberaram os demais resultados e, por isso, não é possível calcular a taxa de predominância desta variante.
Garcia disse que a prefeitura está atenta à chegada da variante delta na capital. “Nos 27 resultados de identificação da delta em moradores do Rio, não se tem diferença mais importante em relação ao sexo. Em relação à idade, a predominância é a faixa etária de adulto jovem, de 20 a 59 anos. A maioria absoluta (96,3%) dos casos é de síndrome gripal, não tem praticamente casos de delta causando síndrome respiratória aguda grave, ou óbito, e mesmo os caos de síndrome respiratória aguda grave evoluíram para a cura.”
Monitoramento
O Centro de Vigilância e Informações Estratégicas, que funciona dentro da Secretaria Municipal de Saúde, e os serviços de vigilância de cada área monitoram os casos das variantes e, com base nos comunicados, é feito o rastreamento das pessoas que tiveram contato com infectados. Soranz disse que até agora não foi identificado nenhum caso de transmissão entre os contatos na cidade do Rio. “A princípio, são poucas as pessoas que ainda estão em monitoramento entre os 27 casos”, afirmou.
“Na verdade, nem temos óbitos referentes à variante delta na cidade do Rio de Janeiro. Este é um ponto positivo, mostrando que a vacina e essa ampliação de vacina que estamos fazendo no Rio de Janeiro vêm funcionando, mas ainda falamos com muita cautela, porque são só os primeiros resultados. Entrando no final de julho, começo de agosto, vamos ter um perfil da variante delta com mais clareza”, completou Márcio Garcia.
Estabilidade
O superintendente de Vigilância em Saúde chamou a atenção para a estabilidade nos atendimentos da rede de urgência e emergência de casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave nos últimos dias, diferentemente do que se espera no inverno, quando seria normal o aumento de atendimentos. Segundo Garcia, dados da secretaria indicam redução de 81% em atendimento de casos graves de covid-19, na comparação da semana atual com as quatro semanas anteriores; de 85% nos óbitos; e de 32% de síndrome gripal, na mesma base de comparação.
“Em relação aos casos confirmados, a tendência é de declínio. Não tivemos grandes mudanças. Em relação à semana passada, teve uma certa estabilidade, comparando-se esta semana com a semana passada. Em relação aos óbitos, continuamos com tendência de redução por mortes por covid”, disse Garcia.
De acordo com Garcia, o efeito da vacinação pode ser comprovado nos gráficos que indicam a manutenção ainda dos casos leves de síndrome gripal, mas, nas últimas semanas e meses, houve redução dos casos graves e dos óbitos, mostrando o efeito da vacina de forma positiva.
Em dados atualizados, a cidade do Rio registra 174.146 casos de covid-19, sendo 30.810, graves; 10.768 de óbitos; letalidade de 6,2% e a taxa de mortalidade de 161.6 por 100 mil habitantes.
Mapa de risco
No cenário desta semana, nove das 33 regiões estão em risco moderado (portuária e Santa Teresa, na área central; Ramos, Penha, Ilha do Governador, Maré e Vigário Geral, na zona norte; e Bangu e Santa Cruz, na zona oeste.
As outras 24 regiões são consideradas com alto risco de transmissão de covid-19. Na semana passada, eram 11 regiões em risco moderado e 22 no alto. A Barra é uma das regiões que saíram para o risco alto. Fonte: AgenciaBrasil Edição: Nádia Franco
Geral
Filme “Conclave” dispara em audiência após morte do Papa Francisco

O filme Conclave, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, estreou no Prime Video em 16 de abril, mas foi apenas após a morte do Papa Francisco, no dia 21, que o longa-metragem ganhou enorme repercussão. De acordo com dados da Luminate, a audiência do filme cresceu impressionantes 283% após o falecimento do pontífice.
O drama, que aborda os bastidores da escolha de um novo papa após a morte de um líder da Igreja Católica, acabou se tornando ainda mais relevante e simbólico diante do contexto real. A coincidência entre a narrativa da obra e os acontecimentos atuais atraiu a atenção do público, impulsionando sua popularidade na plataforma de streaming.
Além do impacto emocional e da curiosidade despertada pelo tema, o prestígio do Oscar também colaborou para que Conclave se destacasse entre os títulos mais assistidos da semana. A expectativa é que o interesse pelo filme continue em alta, especialmente entre os que buscam compreender os rituais e as tensões que envolvem o conclave papal.
Terra
Geral
Justiça determina afastamento do presidente do INSS

A Justiça Federal determinou o afastamento do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, um dos alvos da operação que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quarta-feira (23).
Batizada de Operação Sem Desconto, a ação mobilizou cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU nas investigações sobre um suposto esquema de descontos criminosos de aposentados e pensionistas.
De acordo com a PF, investigadores já reuniram indícios que sugerem a existência de “um esquema nacional de descontos de mensalidade associativa não autorizados em aposentadorias e pensões”.
O cálculo é que as entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
A Justiça Federal também determinou que outros cinco servidores públicos cujos nomes não foram divulgados sejam afastados de suas funções. Além disso, autorizou o cumprimento de 211 mandados judiciais de busca e apreensão, seis prisões temporárias, além do sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão;
Os mandados foram cumpridos no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
A reportagem ainda não conseguiu contato com o presidente afastado Alessandro Stefanutto ou seus representantes legais. O espaço está aberto para inclusão de posicionamento do citado.
Agencia Brasil
Geral
Sistema Transcol e Aquaviário terão programação especial para Festa da Penha

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado Espírito Santo (Ceturb-ES) preparou uma programação especial para atender os devotos de Nossa Senhora da Penha, que forem participar das festividades neste fim de semana e feriado — sábado (26), domingo (27) e segunda-feira (28).
Nove linhas exclusivas vão levar os romeiros até a Catedral de Vitória, no sábado (26), e trazê-los de volta. Também haverá reforço do serviço noturno regular, na madrugada de domingo (27), para atender os fiéis na volta da Romaria dos Homens. Além disso, serão disponibilizados ônibus de reserva nos terminais, nos três dias de programação especial.
O diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, ressaltou a importância do transporte público para atender os fiéis nesse momento festivo. “Preparamos um esquema especial de transporte coletivo para a Festa da Penha, visando garantir o acesso dos devotos com conforto aos locais das celebrações. Teremos linhas exclusivas, reforço no serviço noturno e ônibus de reserva nos terminais, tudo monitorado de perto por nossos agentes para eventuais ajustes, assegurando que a mobilidade não seja um obstáculo para a fé e a participação neste importante evento religioso”, salientou Antunes.
Além das linhas regulares, neste sábado (26), duas linhas especiais sairão do Terminal Vila Velha (Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T. Vila Velha; Catedral / 3ª Ponte / Centro de Vila Velha / Retorno Costa Pereira, 3ª Ponte / T. Vila Velha); uma do Terminal Ibes (Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T.Ibes); e uma do Terminal Itaparica (Catedral / Lindenberg / retorno 3ª Ponte / T. Itaparica). Essas linhas começam a circular a partir das 16h05 e prosseguem até as 18h40, com partidas a cada cinco minutos.
Haverá ainda uma linha exclusiva que partirá da Praça do Papa para levar os romeiros até a Praça Costa Pereira. A ideia é que os devotos de Nossa Senhora da Penha deixem seus veículos na Praça do Papa e se dirijam de ônibus para o Centro de Vitória e depois sigam a pé em romaria. Essa linha vai funcionar das 15h20 até as 18h40 do sábado (26).
Para o retorno da Romaria dos Homens, na madrugada do domingo (27), haverá partidas, com intervalos de 11 minutos, a partir das 23h15 até as 02h30. São outras quatro linhas circulares, todas saindo do Terminal Vila Velha, com destino à Avenida Adalberto Simão Nader; à Avenida Vitória e à Avenida Maruípe; ao Terminal São Torquato e entrada de Campo Grande, via Lindenberg; e ao terminal Carapina, via Reta da Penha.
Após a meia-noite, oito linhas noturnas (bacurau) do Sistema Transcol também serão reforçadas. São elas: 634, 664, 665, 667, 774, 775, 776 e 777.
Romaria das Mulheres
No domingo (27), acontece, a partir das 15h30, a Romaria da Mulheres, com saída do bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, até a o Parque da Prainha, onde ocorrerá uma missa, às 17h. Por isso, quatro linhas terão horários de reforço para atender no retorno das mulheres, a partir das 18 horas até as 21 horas. São as linhas 552, 652, 606 e 612.
Na segunda-feira (28), ponto alto da festa da Padroeira, além das linhas que atendem a região, serão disponibilizados outros 24 carros, que ficarão à disposição nos terminais caso haja aumento de demanda. Nos dias do fim de semana e no feriado, um total de 53 carros extras serão distribuídos nos terminais e poderão ser acionados, sempre que for necessário.
A programação especial da Festa da Penha será acompanhada de perto por agentes da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado Espírito Santo, que poderão fazer ajustes na operação, caso seja necessário.
Aquaviário
Neste ano, a novidade é a programação especial das barcas do Aquaviário, que terão horários diferenciados de sexta-feira (25) até a segunda-feira (28). No sábado (26), os horários se estenderão até a 1 hora, para que os romeiros que vierem de Vitória possam retornar à Praça do Papa e de lá seguirem seus destinos. E haverá extensão de horário, até as 00h40, para as lanchas que saem da Prainha para Porto de Santana.
Na última quinta-feira (17), o Governo do Estado anunciou uma nova forma de pagamento no serviço Aquaviário e que vai dar mais praticidade a usuários eventuais e turistas. Trata-se da implementação do pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito nas estações. Abaixo, você confere a programação das barcas.
Roda D’Água
Também na segunda-feira (28), para atender a quem for participar da Festa do Congo, em Roda D’Água, Cariacica, a Ceturb-ES vai disponibilizar mais dez carros extras, que ficarão à disposição no Terminal Itacibá, no período das 6h às 20 horas, para atender a um eventual aumento de demanda para a festa.
Serviço:
Confira a Programação do Transcol:
Aumento de oferta do Serviço Noturno (bacurau) nas linhas:
Linha 634 – T. Vila Velha / Terra Vermelha via. Coqueiral de Itaparica
Linha 664 – T. São Torquato / Praia da Costa via T. Vila Velha / Boa Vista
Linha 665 – T. Vila Velha / T. São Torquato via Santos Dumont/ Santa Mônica / Itaparica
Linha 667 – T. Vila Velha / T. São Torquato via Cobilândia / Vale Encantado / Araçás / Ibes
Linha 774 – T. São Torquato / Nova Rosa da Penha via Bubu
Linha 775 – T. São Torquato / Jardim Botânico via Castelo Branco
Linha 776 – T. São Torquato / Flexal II via Porto Velho
Linha 777 – T. São Torquato / Novo Brasil via Marcílio de Noronha
Linhas Exclusivas (Ida para a Catedral, a partir das 16h05)
Terminal Vila Velha / Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T. Vila Velha
Terminal Vila Velha / Catedral / 3ª Ponte / Centro de Vila Velha / Retorno Costa Pereira, 3ª Ponte / T. Vila Velha
Terminal Ibes / Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T. Ibes
Terminal Itaparica / Catedral / Lindenberg / retorno 3ª Ponte / T. Itaparica
Linhas exclusivas (Volta dos Romeiros, saindo do T. Vila Velha, a partir da meia-noite)
Terminal Vila Velha / Centro de V. Velha / 3ª Ponte / Av. Adalberto Simão Nader / Camburi / T. Vila Velha
Terminal Vila Velha / Centro de Vila Velha / 3ª Ponte / Reta da Penha / Terminal Carapina
Terminal Vila Velha / Centro de Vila Velha / Av. Vitória via Maruípe / T. Vila Velha
Terminal Vila Velha / Av. Lindenberg / T. São Torquato / Entrada de Campo Grande
Programação do Aquaviário:
SEXTA FEIRA DATA 25/04/2025 401 Saída Porto de Santana Saída Praça do Papa 06:20 07:50 09:20 10:50 12:20 13:55 07:00 08:30 10:05 11:35 13:10 14:45 15:30 17:05 18:40 16:20 17:55 19:30 402 Saída Praça do Papa Saída Prainha 06:25 06:45 07:10 07:30 07:50 08:10 06:25 06:45 07:10 07:30 07:50 08:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:30 11:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:10 10:50 12:00 12:45 13:35 14:20 15:10 15:35 11:40 12:25 13:15 14:00 14:50 15:35 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 18:20 18:45 19:05 19:30 20:20 21:00 18:20 18:45 19:05 20:00 20:40 21:20 21:40 22:00 SÁBADO DATA 26/04/2025 401 Saída Porto de Santana Saída Praça do Papa 09:10 10:40 12:20 14:00 15:40 17:20 08:10 09:50 11:30 13:10 14:50 16:30 402 Saída Praça do Papa Saída Prainha 08:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:30 11:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:10 10:50 12:00 12:45 13:35 14:20 15:10 15:35 11:40 12:25 13:15 14:00 14:50 15:35 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 18:20 18:45 19:05 19:30 20:30 21:20 18:20 18:45 19:05 20:00 21:00 21:40 22:00 22:40 23:20 00:00 00:40 22:20 23:00 23:40 00:20 01:00 403 Saída Porto de Santana Saída Prainha 08:20 10:05 11:45 13:25 15:05 16:45 09:15 10:55 12:35 14:15 15:55 17:35 23:50 23:05 00:40 DOMINGO DATA 27/04/2025 401 Saída Porto de Santana Saída Praça do Papa 08:10 09:50 11:30 13:10 14:50 16:30 09:00 10:40 12:20 14:00 15:40 17:20 402 Saída Praça do Papa Saída Prainha 08:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:30 11:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:10 10:50 12:00 12:45 13:35 14:20 15:10 15:35 11:40 12:25 13:15 14:00 14:50 15:35 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 18:20 18:45 19:05 19:30 20:00 21:00 18:20 18:45 19:05 19:30 20:40 21:20 21:40 22:00 403 Saída Porto de Santana Saída Prainha 10:15 11:55 13:35 15:15 16:55 19:00 09:25 11:05 12:45 14:25 16:05 18:00 21:00 20:00 22:00 SEGUNDA FEIRA DATA 28/04/2025 401 Saída Porto de Santana Saída Praça do Papa 06:20 07:50 09:20 10:50 12:20 13:55 07:00 08:30 10:05 11:35 13:10 14:45 15:30 17:05 18:40 16:20 17:55 19:30 402 Saída Praça do Papa Saída Prainha 08:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:30 11:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:10 10:50 12:00 12:45 13:35 14:20 15:10 15:35 11:40 12:25 13:15 14:00 14:50 15:35 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 18:20 18:45 19:05 19:30 20:00 21:00 18:20 18:45 19:05 19:30 20:40 21:20 21:40 22:00 403 Saída Porto de Santana Saída Prainha 10:15 11:55 13:35 15:15 16:55 19:00 09:25 11:05 12:45 14:25 16:05 18:00 21:00 20:00 22:00
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
3232-4510 /9 9849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br
-
Entretenimento4 dias atrás
Festival Gastronômico “A Moqueca é Aqui” celebra a cultura capixaba com entrada gratuita em Guarapari
-
Geral2 dias atrás
Câmara da Serra terá Feirão do Dia do Consumidor para negociação de dívidas
-
Saúde14 horas atrás
Governo do Estado inicia novo serviço para pessoas com Doença Renal Crônica
-
Geral23 horas atrás
Sistema Transcol e Aquaviário terão programação especial para Festa da Penha
-
Internacional2 dias atrás
Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano
-
Cidades1 dia atrás
Serra é a primeira no ranking de investimentos no Estado
-
Tecnologia2 dias atrás
Como remover o Gemini do seu Gmail para aumentar sua privacidade
-
Geral18 horas atrás
Justiça determina afastamento do presidente do INSS