Tecnologia
Conheça o top 8 de carros mais seguros do Brasil

A segurança é primordial na escolha de um veículo e, se você prioriza esse fator, conhecer os carros mais seguros do Brasil pode ajudá-lo a tomar a decisão certa. Para isso, o primeiro passo é considerar alguns quesitos como airbags, freios ABS, controle de estabilidade, resistência da carroceria e tecnologia de assistência ao motorista.
Não priorize apenas estética ou preço, invista tempo pesquisando recursos de segurança, pois é um investimento que pode salvar vidas. Avaliações realizadas por órgãos independentes, como o Latin NCAP, fornecem dados objetivos sobre a capacidade do carro de proteger seus ocupantes em diferentes tipos de acidentes.
O Latin NCAP realiza testes de colisão frontal, lateral e lateral de poste, além de avaliar a proteção de pedestres. A proteção de ocupantes adultos e infantis é avaliada por meio de bonecos de teste com sensores. Os sistemas de segurança ativa, como controle de estabilidade e frenagem automática de emergência, também são avaliados.
Conheça o top 8 de carros mais seguros do Brasil
Veja, na lista a seguir, 8 modelos de carros mais seguros do país, com base nas avaliações do Latin NCAP. Os testes do Latin NCAP avaliam a segurança dos veículos vendidos na América Latina e no Caribe, considerando a proteção para adultos e crianças, além de sistemas de assistência à segurança.
1- Mitsubishi Triton
A Mitsubishi Triton 2024 se destaca como um dos carros mais seguros do Brasil, principalmente devido aos seus resultados impressionantes nos testes do Latin NCAP.

A Triton 2024 obteve a classificação máxima de 5 estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. Este resultado a coloca como uma das picapes mais seguras da categoria na América Latina e no Caribe.
A picape alcançou altas pontuações em todas as categorias de avaliação, demonstrando sua capacidade de proteger os ocupantes em diferentes tipos de colisões. A nova geração da Triton é a primeira picape a atingir 5 estrelas dentro do protocolo atual de testes.
No caso da nova Triton, a pontuação para passageiros adultos foi de 89,89%, para crianças foi de 91,16%, para pedestres de 86,51% e de 92,1% em sistemas de assistência à segurança.
A Triton possui uma estrutura de carroceria robusta, projetada para absorver e dissipar a energia do impacto em caso de colisão. É equipada com sistemas de segurança ativa e passiva, como airbags, freios ABS, controle de estabilidade e tração.
A picape também demonstrou bons resultados na proteção de pedestres, minimizando o risco de lesões em caso de atropelamento.
2- Volkswagen T-Cross
O T-Cross 2024 se destaca no mercado brasileiro como um dos SUVs compactos mais seguros, recebendo a nota máxima de 5 estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP.

O veículo alcançou pontuações elevadas em todas as categorias de avaliação, incluindo proteção de ocupantes adultos e infantis.
Entre os resultados, veja a pontuação:
- Ocupante adulto: 92,31% de proteção;
- Ocupante infantil: 89,80% de proteção;
- Assistência à segurança: 84,96;
- Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das vias: 65,62%.
A plataforma do T-Cross foi projetada para absorver e dissipar a energia do impacto em caso de colisão. O veículo é equipado com seis airbags, incluindo airbags frontais, laterais e de cortina.
Conta com sistemas avançados de assistência ao motorista, como controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa e frenagem automática de emergência.
O T-Cross também obteve classificação máxima nos testes do Euro NCAP. Os resultados dos testes do Latin NCAP e do Euro NCAP comprovam a eficácia dos recursos de segurança do veículo.
3- Volkswagen Novo Virtus
O Novo Virtus (2022) se destaca no segmento de sedãs compactos pela sua segurança, que também recebeu classificação máxima de 5 estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP.

O veículo alcançou pontuações elevadas em todas as categorias de avaliação, incluindo proteção de ocupantes adultos e infantis, alcançando 92% dos pontos possíveis. A nota para sistemas de assistência à segurança foi de 85%. O modelo atingiu 53% na proteção de pedestres.
A estrutura do Virtus foi considerada estável, com bons resultados nas provas de impacto dianteiro e lateral. O carro é equipado com seis airbags, incluindo airbags frontais, laterais e de cortina. O Virtus conta com sistemas avançados de assistência ao motorista, como controle de estabilidade, controle de tração e frenagem automática de emergência.
A coluna de direção deformável contribui para diminuir o risco de ferimentos ao motorista. O Virtus tem freios a disco nas quatro rodas como item de série em todas as versões TSI. A combinação de uma estrutura resistente, airbags e sistemas de assistência avançados contribui para a alta segurança do Virtus.
4- Volkswagen Nivus
O Nivus (2022) é outro modelo da Volkswagen que alcançou a nota máxima de 5 estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP em 2022. O veículo obteve pontuações elevadas em todas as categorias de avaliação. Veja os resultados:

- Proteção para ocupantes adultos: 92,47%;
- Proteção para ocupantes infantis: 91,57%;
- Proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 48,74%;
- Assistência à segurança: 84,95%.
O Nivus é equipado com seis airbags, incluindo airbags frontais, laterais e de cortina. Conta com sistemas avançados de assistência ao motorista, como controle de estabilidade, controle de tração e frenagem automática de emergência.
5- Chevrolet Tracker
O modelo Tracker obteve a classificação máxima de 5 estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP em 2022. Para os consumidores que preferem SUVs compactos, o Chevrolet Tracker (2022) demonstrou excelente desempenho, com 91% de proteção para adultos e 92% para crianças.
O veículo também registrou 92% em sistemas de assistência, destacando sua segurança. A Chevrolet Tracker foi muito bem avaliada nos testes de impacto frontal e lateral, obtendo pontuações altas para proteção de adultos e crianças.
A Tracker é equipada com seis airbags, incluindo airbags frontais, laterais e de cortina. conta com sistemas avançados de assistência ao motorista, como controle de estabilidade, controle de tração e frenagem automática de emergência.
A combinação de uma estrutura resistente, airbags e sistemas de assistência avançados contribui para a alta segurança da Tracker.
Leia mais:
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6- Volkswagen Taos
O Taos obteve a classificação máxima de 5 estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP em 2021. O veículo alcançou pontuações elevadas em todas as categorias de avaliação, incluindo proteção de ocupantes adultos e infantis.

Foi o primeiro carro a receber 5 estrelas dentro do protocolo mais recente do Latin NCAP. Os resultados alcançados:
- Ocupante adulto: 94%
- Ocupante infantil: 90%
- Proteção de pedestres: 49%
- Sistemas de assistência: 85%
A estrutura do Taos foi considerada estável, com bons resultados nas provas de impacto dianteiro e lateral. A plataforma do Taos foi projetada para absorver e dissipar a energia do impacto em caso de colisão.
O veículo é equipado com seis airbags, incluindo airbags frontais, laterais e de cortina. O Taos conta com sistemas avançados de assistência ao motorista, como controle de estabilidade, controle de tração e frenagem automática de emergência.
7- Chevrolet Onix e Onix Plus
Modelos populares no Brasil, ambos receberam 5 estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP. Isso indica que eles oferecem um alto nível de proteção para ocupantes adultos e crianças.

O Onix Plus se destacou nos testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste, oferecendo boa proteção para adultos e crianças. Ambos os modelos vêm equipados com recursos de segurança padrão, como airbags frontais e laterais, freios ABS e controle de estabilidade.
O Onix Plus, em particular, é o único da categoria que sai de fábrica com 6 airbags de série, controle de estabilidade e tração, alerta de ponto cego e sistema de distribuição de frenagem.
Os modelos também oferecem ancoragens ISOFIX com top tether nas duas posições traseiras laterais para cadeirinhas infantis. Mas é importante ressaltar que, apesar das 5 estrelas conquistadas pelo Chevrolet Onix e Onix Plus nos testes do Latin NCAP, algumas ressalvas foram feitas em relação à proteção em impactos específicos.
O Latin NCAP apontou que a proteção para as pernas do motorista e do passageiro em impactos frontais foi considerada “preocupante”. Isso significa que, em colisões frontais, há um risco maior de lesões nas pernas dos ocupantes. A proteção em colisões laterais contra poste também apresentou algumas limitações.
8- BYD Dolphin Plus
O BYD Dolphin Plus (2024) é um modelo que se destacou recentemente no quesito segurança, recebendo a classificação máxima de 5 estrelas nos testes do Latin NCAP. Essa conquista ressalta o compromisso da BYD com a segurança veicular.

O veículo obteve pontuações elevadas em todas as categorias de avaliação, incluindo proteção de ocupantes adultos e infantis.
Resultados detalhados:
- Ocupante adulto: 92,60% de proteção;
- Ocupante infantil: 93,17% de proteção;
- Proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada: 77,03%;
- Assistência à segurança: 85,17%.
O modelo demonstrou boa proteção geral no impacto lateral e proteção marginal do tórax no impacto lateral de poste, boa proteção para ocupantes crianças e bons sistemas ADAS. O veículo é equipado com múltiplos airbags, incluindo airbags frontais, laterais e de cortina.
O Dolphin Plus conta com sistemas avançados de assistência ao motorista, como controle de estabilidade, controle de tração e frenagem automática de emergência.
Embora o Latin NCAP seja a principal referência para a segurança de carros no Brasil, o Euro NCAP também é uma avaliação importante, e o excelente desempenho do EX30 nesses testes, aliado à reputação da Volvo, o coloca como um dos carros mais seguros disponíveis no mercado brasileiro.
Os testes do Latin NCAP são realizados em condições específicas e que a segurança real de um veículo em um acidente pode variar. No entanto, os resultados fornecem uma boa indicação do nível de segurança de um veículo.
O Volvo EX30 é um forte candidato a carro mais seguro do Brasil devido à sua classificação de 5 estrelas no Euro NCAP, que testa rigorosamente a proteção de ocupantes e pedestres, e sistemas de assistência à segurança. A reputação da Volvo em segurança veicular e suas tecnologias avançadas reforçam essa posição.
Todos os outros na lista acima concorrem entre si como os mais seguros, dependendo dos quesitos avaliados.
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Cidades
Serra recebe maior evento de tecnologia do Brasil a partir de segunda-feira (6)

A Serra será palco do maior evento de tecnologia do Brasil: a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). O encontro acontece com cerimônia de abertura marcada para segunda-feira (6), às 19h, no Pavilhão de Carapina. Até a próxima quinta-feira (9), o evento vai reunir milhares de profissionais e especialistas nacionais e internacionais, consolidando o município como referência em inovação, ciência e desenvolvimento tecnológico.
A realização do evento conta com o apoio da Prefeitura da Serra. Para o prefeito da Serra, Weverson Meireles, sediar o maior evento de tecnologia do Brasil reforça o compromisso da Serra com a inovação e o desenvolvimento sustentável.
“A Serra é pioneira em projetos de inovação, como a inauguração da primeira avenida inteligente do estado, que integra tecnologia e sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, estamos investindo em projetos robustos de mobilidade urbana, como a Terceira Via, o Contorno de São Domingos e a municipalização do trecho urbano da BR-101. Essas iniciativas vão melhorar a fluidez do trânsito, tornando a cidade mais moderna e oferecendo uma infraestrutura urbana de excelência para todos os serranos”, defende.
Para a vice-prefeita da Serra, Gracimeri Gaviorno, a realização do evento no município demonstra a relevância da cidade no debate sobre desenvolvimento tecnológico e inovação em um cenário nacional.
“É uma honra para a Serra receber o maior evento de tecnologia do Brasil e um dos maiores da América Latina. Ser o palco da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia mostra a relevância do nosso município no cenário nacional e internacional, colocando a cidade no centro de discussões sobre inovação, sustentabilidade e o futuro da engenharia e da agronomia. Este encontro reafirma o potencial da Serra como um lugar de oportunidades e de desenvolvimento”, diz.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, analisa que um evento com expectativa de milhares de participantes, entre pesquisadores, profissionais e especialistas nacionais e internacionais, tem a capacidade de projetar, ainda mais, a Serra entre as cidades de destaque no cenário de inovação e tecnologia.
“A realização da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia na Serra reforça o compromisso do município com o desenvolvimento tecnológico, por meio de obras modernas e sustentáveis. É muito simbólico que um evento que debate tecnologia e futuro da engenharia aconteça aqui, onde estamos investindo em infraestrutura que transforma a vida das pessoas e projeta a cidade para os próximos anos”, afirma.
Programação
Entre os destaques estão os painéis sobre Inteligência Artificial aplicada à Engenharia, o uso de big data e BIM em escala para transformar obras públicas e privadas, além de minicursos práticos com foco em drones, gestão de riscos elétricos e estruturas de aço. A programação também abre espaço para discutir cidades inteligentes, bioenergia e novos caminhos para a sustentabilidade.
O evento se diferencia ainda pela abordagem inclusiva e plural. Estão previstos painéis como “Quebrando barreiras: Indígenas e a Engenharia”, que dá voz a lideranças indígenas na construção de soluções sustentáveis, e o “Painel Mulher: o Futuro é Nosso”, que debate o papel feminino em áreas como tecnologia e inteligência artificial. Outro ponto alto será a discussão sobre como a engenharia pode melhorar a vida de pessoas com deficiência, com participação de especialistas, paratletas e ativistas.
Além da inovação e da diversidade, a programação traz experiências que unem emoção e conhecimento. Um dos momentos mais aguardados é a palestra de Ricardo Trajano, único sobrevivente do voo Varig 820, que compartilha sua trajetória marcada pela superação. A SOEA também terá atrações culturais com artistas renomados.
Para conferir a programação completa, cique aqui
Fonte: Secom-PMS Texto: Jonathas Gomes – Foto: Willian Alcântara
Tecnologia
Metanol: Anvisa regulamenta produção industrial de antídoto

Segundo O GLOBO, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai publicar, ainda na noite desta sexta-feira (3), uma resolução que regulamenta a produção em larga escala de etanol farmacêutico, substância usada como antídoto em casos de intoxicação por metanol. O documento estabelece procedimentos temporários e extraordinários para ampliar a fabricação do chamado etanol injetável.
De acordo com o Ministério da Saúde, já foram registradas 113 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas em seis estados: São Paulo, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. 11 casos foram confirmados, todos em São Paulo.

Regulação do antídoto do metanol
- Com a nova resolução da diretoria colegiada, a previsão da Anvisa é que a produção possa começar em larga escala nos próximos dias e que o antídoto esteja disponível em até uma semana, segundo o diretor-presidente da agência, Leandro Safatle;
- Em entrevista ao GLOBO, Safatle explicou que a fabricação do etanol farmacêutico não era regulamentada porque os casos de contaminação por metanol no Brasil eram raros, com média de 20 registros por ano;
- Ele detalhou que o país também não possui autorização para produzir o fomepizol, outro antídoto utilizado nesses casos. “A produção é mais complexa e não há ainda a possibilidade de produzir o antídoto localmente a curto prazo”, disse;
- Segundo o diretor, hospitais, laboratórios e farmácias de manipulação já têm capacidade técnica para fabricar o etanol farmacêutico, mas ainda não em escala industrial.
“Temos etanol no país para atender aos casos de contaminação. Muitos hospitais universitários já têm algum volume desse etanol. O que a gente está fazendo hoje é uma resolução para regulamentar a produção desse etanol em escala industrial, em laboratórios, dando essa capacidade para poder autorizar, viabilizar a produção do etanol em grande escala”, afirmou Safatle.
O presidente da Anvisa destacou que a medida é uma “precaução” para evitar falta do antídoto em caso de aumento dos casos de contaminação.
O Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), já adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico e está em processo de compra de mais cinco mil tratamentos, o que equivale a 150 mil ampolas, para garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais:
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- Intoxicação por metanol: Ministério da Saúde define como é um caso suspeito
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Casos só aumentam
Nesta sexta-feira (3), a pasta confirmou novamente os 113 registros de intoxicação, sendo 11 casos confirmados e 102 em investigação. Do total, 101 notificações ocorreram em São Paulo, onde estão todos os casos confirmados até o momento. Há ainda casos em investigação em Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Safatle também revelou que um grande laboratório farmacêutico brasileiro se ofereceu para doar etanol ao governo federal, caso haja necessidade. “Um laboratório garantiu que poderia fornecer de graça para o Ministério da Saúde, fazer uma doação dessa produção para abastecer (a rede pública) caso seja necessário”, afirmou, não revelando o nome do laboratório.
O metanol e o etanol são álcoois semelhantes em aparência — ambos incolores e inflamáveis —, mas diferem na composição química. O metanol possui um átomo de carbono, enquanto o etanol tem dois.

Apesar da diferença parecer pequena, ela é decisiva: o metanol é altamente tóxico ao organismo humano, sendo processado de maneira diferente pelo corpo. A substância é usada em produtos industriais, como líquidos de limpeza de para-brisas, anticongelantes e combustíveis.
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Tecnologia
Aprendemos errado? Conheça 12 legumes que, na verdade, são frutos

Desde cedo, aprendemos a diferenciar frutas e legumes de forma simples, onde as frutas seriam as partes doces consumidas como sobremesa e os legumes, os alimentos presentes em pratos salgados, como saladas, sopas e refogados.
Mas, essa divisão é muito mais cultural do que científica. Do ponto de vista da botânica, muitos dos alimentos que chamamos de legumes são, na verdade, frutos, porque se desenvolvem a partir do ovário das flores e possuem sementes.
O erro acontece porque a linguagem popular leva em conta o uso culinário e não a classificação científica, então, vegetais consumidos em pratos salgados, sem sabor adocicado, são chamados de legumes.
Porém, para os botânicos, a classificação correta depende de critérios específicos, como a origem do alimento dentro da planta e sua estrutura reprodutiva. Por isso, itens como tomate, berinjela, abobrinha e pimentão são tecnicamente frutos, mesmo que culturalmente sejam tratados como legumes.
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Essa diferença pode parecer apenas um detalhe, mas mostra como ciência e cultura podem se afetar de formas curiosas. Além de mudar a maneira como vemos nossa alimentação, esse conhecimento ajuda a entender melhor o mundo vegetal e sua diversidade. Veja a seguir na matéria 12 legumes populares que, na verdade, são frutos.
12 legumes que, na verdade, são frutos
Tomate
O tomate é o exemplo clássico de um alimento que achamos que é legume, mas que, na verdade, é um fruto. Botanicamente, ele é um fruto do tipo baga, desenvolvido a partir do ovário da flor e contendo sementes em seu interior.

Apesar de ser consumido em molhos, saladas e pratos salgados, sua estrutura o classifica claramente como fruta. O tomate é rico em licopeno, antioxidante associado à prevenção de doenças cardiovasculares, e por isso também é valorizado na nutrição.
Pimentão
Assim como o tomate, o pimentão faz parte da família das solanáceas e é considerado um fruto. Ele nasce da flor e abriga sementes, o que o enquadra nessa categoria botânica.

Pode ser encontrado nas variedades verde, vermelha, amarela e até roxa, sendo muito usado em refogados e assados, trazendo sabor característico e valor nutricional. É rico em vitamina C e antioxidantes, reforçando o sistema imunológico e ajudando a combater radicais livres.
Abóbora
A abóbora costuma ser muito usada em sopas, purês e pratos típicos, mas na botânica ela é classificada como fruto do tipo pepônio, assim como o pepino e o melão. Seu interior possui sementes que podem ser consumidas torradas ou usadas na produção de óleo vegetal.

Além disso, a abóbora é fonte de fibras e betacaroteno, pigmento natural que o corpo converte em vitamina A, essencial para a saúde dos olhos e da pele.
Abobrinha
A abobrinha é outro exemplo de fruto confundido com legume, já que também pertence à família das cucurbitáceas, a mesma da abóbora, e apresenta sementes em sua polpa clara e macia. Versátil na culinária, pode ser grelhada, refogada, recheada ou até mesmo usada em bolos e sobremesas.

Nutricionalmente, é leve, com baixa quantidade de calorias e alto teor de água, sendo indicada em dietas equilibradas e para a hidratação do organismo.
Pepino
É muito comum vermos o pepipo como um legume usado em saladas e conservas, mas é um fruto do tipo pepônio, possuindo sementes internas e nascendo a partir da flor da planta. Muito refrescante, é composto em grande parte por água e contribui para a hidratação.

Além de seu uso na gastronomia, o pepino é famoso em cuidados estéticos, sendo aplicado na pele e nos olhos devido ao efeito calmante e antioxidante.
Berinjela
A berinjela também pertence à família das solanáceas e é um fruto, mesmo que normalmente seja consumida como legume. Sua casca roxa característica e a polpa esponjosa com sementes são inconfundíveis, sendo um alimento rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais como potássio e magnésio.

Além de saborosa, a berinjela tem propriedades que auxiliam na redução do colesterol e no controle da pressão arterial, sendo muito valorizada em dietas saudáveis.
Chuchu
O chuchu, popular na culinária brasileira, é tecnicamente um fruto da família das cucurbitáceas. Ele cresce a partir da flor da planta e contém uma semente única em seu interior, e mesmo que seja conhecido pelo sabor suave, o chuchu é nutritivo, rico em água e minerais como magnésio e potássio.

Por ser leve e de fácil digestão, é indicado em dietas para todas as idades, além de combinar bem com pratos cozidos, refogados e ensopados.
Vagem
Apesar de ser tratada como legume, a vagem é uma vagem-fruto produzida pelo feijoeiro, contendo sementes em seu interior. Na botânica, frutos do tipo vagem se desenvolvem a partir do ovário da flor e armazenam sementes alinhadas.

Fonte de fibras, proteínas e vitaminas, a vagem é muito usada em saladas, sopas e guarnições, sendo considerada um alimento leve e versátil. Seu consumo contribui para a saciedade e para o bom funcionamento do intestino.
Ervilha
Assim como a vagem, a ervilha também é um fruto que é considerado um legume, por conter sementes no interior de sua vagem. Quando fresca, pode ser consumida diretamente em pratos leves, mas também aparece na versão seca para sopas e caldos.

Rica em proteínas vegetais, fibras e vitaminas, a ervilha é uma ótima opção para quem busca alternativas saudáveis e sustentáveis. Além disso, seu cultivo é importante economicamente em diversas regiões do mundo.
Azeitona
A azeitona pode parecer um caso à parte, mas também é um fruto, mais especificamente uma drupa, assim como a ameixa e o pêssego. Desenvolve-se a partir da flor da oliveira e possui um caroço central.

Ela costuma ser consumida em conservas ou como ingrediente de pães, saladas e pizzas, mas sua maior importância está no azeite de oliva, extraído da polpa. A azeitona é rica em gorduras boas, antioxidantes e vitamina E, benéficos para a saúde cardiovascular.
Jiló
Conhecido por seu sabor amargo, o jiló também pertence à família das solanáceas, sendo um fruto e não um legume. Ele nasce da flor da planta e apresenta sementes em sua polpa esverdeada.

Apesar de dividir opiniões no paladar, é altamente nutritivo, com propriedades antioxidantes e baixo valor calórico. Seu consumo regular auxilia no controle da glicemia e no bom funcionamento do fígado, além de ser bastante usado na culinária brasileira em pratos refogados.
Milho
O milho, apesar de ser considerado por muitos um cereal, botanicamente também é classificado como fruto, já que cada grão de milho é um fruto seco do tipo cariopse, em que a semente está unida ao pericarpo.

Muito usado em preparações doces e salgadas, como pamonha, curau e pipoca, o milho é uma importante fonte de carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B. É um alimento energético e versátil, cultivado em larga escala no Brasil e no mundo.
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