Ligue-se a nós

Tecnologia

Inteligência Artificial gera busca por proteção de direitos

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Desde a pandemia da covid-19, têm se tornado cada vez mais frequentes nos cartórios de notas do Brasil registros de diretivas antecipadas de vontade (DAVs) feitas por pessoas que desejam proteger sua imagem e voz, diante do avanço da inteligência artificial (IA).

Segundo disse à Agência Brasil a vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil seção Rio de Janeiro, Edyanne de Moura Frota Cordeiro, tabeliã titular do 7º Ofício de Notas, os tabelionatos já registraram cerca de 5 mil DAVs em todo o país, nos últimos três anos. No estado do Rio de Janeiro, foram 107 escrituras sobre direitos digitais, sendo 31 somente nos primeiros semestre deste ano. O maior número de registros se concentra nas regiões Sudeste e Sul, informou.

cartório
Cartórios de notas recebem cada vez mais pedidos de proteção de direitos – Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O assunto ganhou destaque recentemente após a aparição da cantora Elis Regina em um comercial da Volkswagen, cuja imagem foi reconstituída a partir de inteligência artificial. Elis Regina morreu em 1982.

Caso semelhante ocorreu com o ator americano Paul Walker, que faleceu em um desastre de carro, em 2013, no meio das filmagens do filme Velozes e Furiosos 7. Para concluir o longa-metragem, foi utilizada tecnologia de computação gráfica (CGI, na sigla em inglês). 

Na tecnologia, as imagens geradas por computador têm três dimensões e profundidade de campo. A cantora Madonna também alterou seu testamento, proibindo o uso de hologramas após sua morte. Tais fatos despertaram a atenção da sociedade para as escrituras sobre direitos digitais.

A tabeliã lembrou que, em paralelo ao desenvolvimento da mídia e ao aparecimento de influencers em plataformas digitais, a IA vem sendo cada vez mais aprimorada “e, hoje em dia, se pode fazer várias coisas com a voz da pessoa e imagem, mesmo pós-mortem. Por isso, ela destacou a necessidade de se regular as relações jurídicas.

Anúncio

Instrumentos

De acordo com Edyanne, os instrumentos vão se diferenciar. No caso de uma pessoa que quer ter suas obras perpetuadas depois de morta, como letras de música, imagens, voz, por exemplo, ou mesmo partilha de bens, o instrumento adequado seria o testamento, que só terá eficácia depois que a pessoa morrer.

Contudo, se for uma preocupação em vida, o instrumento são as DAVs. Isso se aplica a pessoas vivas que desejam preservar os direitos de voz ou imagem em caso de algum acontecimento inesperado, como problema de saúde, acidentes, situação de hospitalização sem discernimento ou coma. Nesses casos, a pessoa pode fazer uma diretiva para proteger tanto senhas de acesso, códigos de redes sociais, ativos, mas também regular o que vai ser feito com sua imagem e voz, caso ela esteja impossibilitada de manifestar a sua vontade. Esse é um instrumento novo que poucas pessoas sabem que existe, afirmou. “Nós temos esses dois tipos de documentos de escrituras notariais.”

Ética

Os direitos digitais são objeto do Projeto de Lei 3.592/2023, de autoria do senador Rodrigo Cunha (Podemos/AL), que busca disciplinar e estabelecer regras para a utilização das imagens e recursos digitais, principalmente no caso de pessoas já falecidas. “Porque a pessoa viva ainda tem como se defender”, advertiu a vice-presidente do CNB/RJ.

De acordo com o PL, o uso da imagem de uma pessoa falecida por meio de inteligência artificial só será permitido com o consentimento prévio e expresso da pessoa em vida ou dos familiares mais próximos. A proposta ainda determina que a permissão deve ser obtida e apresentada de forma clara, inequívoca e devidamente documentada, especificando os objetivos a serem alcançados com o uso de imagens e áudios.

Anúncio

Edyanne Cordeiro avaliou que a questão de bioética é muito recente e não está ainda regulada. “Tudo surgindo agora, tanto no que se refere à sucessão e ao que for usado depois da morte, reunidos na chamada herança digital, como aos direitos da personalidade, porque a pessoa está viva”. São direitos existenciais, constitucionais. “Têm muitos liames porque, se a pessoa não deu autorização e terceiros forem usar, isso vai gerar muita demanda de ações de indenização por danos morais e, até, danos materiais, porque pode-se manchar a imagem da pessoa e ela acabar perdendo direitos.”.

A tabeliã alertou que herdeiros, inclusive, podem ser vítimas de uso indevido de imagem e voz de parentes e deverão pedir indenização.

Plataforma

Para realizar uma DAV, a pessoa interessada deve comparecer em um cartório de notas com documentos pessoais ou fazer o procedimento em plataforma digital nacional, administrada pelo Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil.

No formato eletrônico, o cidadão escolhe o cartório de notas de sua preferência para solicitar o serviço. Em seguida, é agendada uma videoconferência com o tabelião de notas e a escritura é assinada eletronicamente, por meio de um certificado digital gratuito que pode ser emitido pela mesma plataforma. Embora gratuito, esse certificado vai servir somente para questões de cartório.

Anúncio

Segundo Edyanne, a antecipação de vontade é muito simples e não necessita de testemunhas, nem de acompanhamento por advogado. “A DAV é para se precaver em vida”, ressaltou. A tabela dos cartórios de notas para fazer uma DAV estabelece custo médio em torno de R$ 300, no estado do Rio de Janeiro. Dependendo do que for inserido na diretiva, o preço pode subir. Para testamentos, o valor tende a ser maior.

O testamento público é o documento pelo qual uma pessoa, denominada testador, declara como e para quem deseja deixar seus bens após sua morte. Para realizar o ato, é necessária a presença de duas testemunhas que não podem ser herdeiras ou beneficiadas pelo testamento, além dos documentos de identidade de todas as partes, requerentes e testemunhas. A presença de um advogado é opcional. O documento pode ser alterado e revogado enquanto o testador viver e estiver lúcido, e terá validade e publicidade somente após a sua morte.

Tabelionatos

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio de Janeiro é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabelionatos de notas do estado. As seccionais dos colégios notariais de cada estado estão reunidas em um Conselho Federal (CNB/CF), que é filiado à União Internacional do Notariado (UINL).

A entidade não governamental reúne 88 países e representa o notariado mundial existente em mais de 100 nações, correspondentes a dois terços da população global e 60% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, praticando atos que conferem publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos negócios jurídicos pessoais e patrimoniais, contribuindo para a desjudicialização. 

Anúncio

Edição: Maria Claudia

Tecnologia

8 sites gratuitos e legais para baixar jogos no PC e Steam Deck

Redação Informe ES

Publicado

no

Com o aumento do preço dos games, é comum que os jogadores intensifiquem suas buscas por jogos gratuitos para baixar no PC e Steam Deck, além de outras plataformas. Para isso, o Olhar Digital preparou uma lista com 8 sites nos quais você pode explorar diversos títulos gratuitos e legais para baixar em seu equipamento. 

8 lugares gratuitos e legais para baixar games no PC e Steam Deck 

Nos sites listados abaixo você consegue encontrar diversas opções de jogos, inclusive alguns famosos, para baixar no dispositivo que você joga. E isso de uma maneira muito intuitiva. Confira!

8. Aplicativo EA 

Captura de tela site oficial da Eletronic Arts
Captura de tela site oficial da Eletronic Arts – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Este aplicativo conta com todos os games da Electronic Arts e possui uma aba com apenas os games gratuitos, como “NBA”, “Need for Speed”, “NFL”, “The Sims” e outros títulos de sucesso que podem ser baixados de forma gratuita. 

Você também pode conferir no app alguns games que são disponibilizados de forma gratuita, mas por tempo limitado. Dessa forma, você consegue aproveitar diversos títulos da empresa sem pagar nada. 

Leia mais:

Anúncio

  • Os 10 melhores jogos gratuitos para Android na Play Store
  • 7 games gratuitos da Steam para você jogar no PC
  • Como resgatar um jogo gratuito na Epic Games

7. Battle.net

Captura de tela site oficial da Battle.net
Captura de tela site oficial da Battle.net – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Serviço gratuito da Blizzard, a Battle.net conta com alguns jogos gratuitos, como “Starcraft 2”, “Overwatch 2”, “Hearthstone” e outros. Também fique atento aos games antigos que são disponibilizados gratuitamente por tempo limitado na plataforma.

Um ponto de destaque é que grande parte dos jogos disponibilizados gratuitamente na Batlle.net são otimizados para uma experiência online fluida, com eventos regulares e grandes atualizações. 

6. Epic Games Store

Captura de tela site oficial da Epic Games Store
Captura de tela site oficial da Epic Games Store- Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Na Epic Games Store você também pode encontrar diversos jogos gratuitos, como é o caso do “Valorant”. Vale também ficar de olho nos jogos que a plataforma libera semanalmente sem custo.

Se você estiver disposto a investir um pouco, mas mesmo assim seguir economizando, saiba que a plataforma oferece promoções regulares para os jogadores comprarem vários games por um preço bem abaixo do normal.

5. MegaGames

Captura de tela site oficial da MegaGames
Captura de tela site oficial da MegaGames – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Se você procura por jogos retrô ou clássicos, saiba que esta é uma plataforma com grande variedade desses tipos de games. O serviço disponibiliza diversos títulos freeware, incluindo jogos de console de gerações anteriores, jogos online e jogos indie. 

Vale destacar que a plataforma ainda oferece patches, conteúdos criados por fãs para diversos games clássicos e mods. Confira o site e explore tudo!

4. Softpedia

Captura de tela site oficial da Softpedia
Captura de tela site oficial da Softpedia – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

O Softpedia é um site muito conhecido por ser seguro para download de softwares e programas. Entretanto, ele também pode ser utilizado para baixar games gratuitos, sendo que oferece mais de 130.000 jogos. 

A plataforma conta com jogos de ação, RPGs, simulações e aventuras incríveis. Além disso, por conta de seu processo seguro para baixar itens, o usuário consegue baixar os games sem vírus e com segurança para instalá-los. 

Anúncio

3. Acid Play

Captura de tela site oficial da Acid Play
Captura de tela site oficial da Acid Play – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Que tal encontrar jogos antigos que muito provavelmente você nem lembrava mais que eles existiam? Na Acid Play é possível. Isso porque a plataforma conta com um grande catálogo de jogos freeware. 

Nela, é possível encontrar games de quebra-cabeças, estratégia e muito mais. No site, também há tutoriais para encontrar os melhores jogos gratuitos, além de ter acesso a descrições detalhadas e classificação dos games. 

2. Steam

Captura de tela site oficial da Steam
Captura de tela site oficial da Steam – Imagem: Matheus Chaves/Olhar Digital

Marketplace e inicializador muito famoso entre os gamers, o Steam, apesar de ter um vasto catálogo de games que devem ser adquiridos pelo usuário para que ele possa jogá-los, também possui jogos gratuitos que foram criados por desenvolvedores independentes ou estúdios indie. 

Na plataforma, você consegue encontrar games de diversas temáticas, como o “Quake Champions”, um jogo de tiro desenvolvido pela id Software e distribuído pela Bethesda Softworks.

1. AllGamesAtoZ

Captura de tela site oficial da AllGamesAtoZ
Captura de tela site oficial da AllGamesAtoZ – Imagem: Matheus Chaves/Olhar

Diferente dos outros sites desta lista, no AllGamesAtoZ você não consegue baixar diretamente o jogo gratuito. Porém, é possível ver quais são os games que estão sendo disponibilizados gratuitamente no momento. Assim, você terá acesso a um link onde é possível baixá-los e instalá-los em seu PC ou Steam Deck. Por se tratarem de links externos, é importante verificar se são confiáveis e seguros.

Para isso, vale seguir algumas dicas do conteúdo “Como saber se um site é confiável?” disponível no Olhar Digital.

O post 8 sites gratuitos e legais para baixar jogos no PC e Steam Deck apareceu primeiro em Olhar Digital.

Anúncio

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Tecnologia

Japão consegue recorde de velocidade de internet

Redação Informe ES

Publicado

no

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT, na sigla em inglês) do Japão obteve o recorde de internet mais rápida do mundo. O feito foi conseguido em conjunto com a empresa Sumitomo Electric.

Cabo de internet cortado em data center
Pesquisadores usaram uma fibra óptica inovadora, com 19 núcleos e 0,127 mm de espessura, algo já compatível com o cabeamento existente (Imagem: Maximumm/Shutterstock)

Recorde de velocidade de internet é japonês!

  • Em comunicado, o NICT disse ter transmitido dados via internet a uma velocidade de 125 mil Gbps sob uma distância de 1,80 mil km;
  • Segundo o Live Science, o valor representa uma conexão quase quatro milhões de vezes mais rápida que a banda larga usada nos Estados Unidos;
  • Para alcançar o feito, os pesquisadores usaram uma fibra óptica inovadora, com 19 núcleos e 0,127 mm de espessura, algo já compatível com o cabeamento existente;
  • Cada um dos núcleos consegue transmitir dados independentes uns dos outros, o que amplia sua capacidade total;
  • Ainda foram utilizados amplificadores ópticos para reforço do sinal;
  • Os dados enviados via internet percorreram um cabo de 86,1 km e foram retransmitidos 21 vezes, de modo a totalizar os 1,80 mil km.

Leia mais:

  • Não quer mais aparecer na internet? Veja 8 dicas para conseguir “desaparecer” da web
  • No ‘Dia Mundial da Internet’, confira algumas dicas para melhorar a sua conexão
  • Como melhorar a Internet do celular de 8 maneiras
Chip com a bandeira do Japão desenhada em cima
Dados enviados via internet percorreram um cabo de 86,1 km e foram retransmitidos 21 vezes, de modo a totalizar os 1,80 mil km (Imagem: Tang Yan Song/Shutterstock)

Tecnologia do futuro

A novidade foi apresentada pelos pesquisadores japoneses na 48ª Conferência de Comunicações por Fibra Óptica (OFC 2025), em São Francisco (EUA).

O recorde anterior era de cientistas do Reino Unido, que, em 2024, obtiveram a velocidade de 50,25 mil Gbps. Contudo, o NICT já alcançou, em determinada época, uma velocidade ainda maior que a atual: 212 mil Gbps, mas os dados percorreram uma distância menor.

“Na era pós-5G, a expectativa é de um crescimento explosivo do tráfego de dados, exigindo infraestrutura mais avançada. A pesquisa com fibras ópticas acopladas de 19 núcleos e amplificação óptica de ponta representa um passo importante rumo à construção de redes de alta capacidade e longo alcance”, afirmou o NICT.

Anúncio

Pessoa segurando um roteador
NICT já alcançou, em determinada época, uma velocidade ainda maior que a atual: 212 mil Gbps, mas os dados percorreram uma distância menor (Imagem: Vadym Sh/Shutterstock)

Cuidado com o Evil Twin! Conheça o golpe do Wi-Fi falso e veja como se prevenir

Ao utilizar uma tecnologia de rede sem fio com o objetivo de acessar a internet, você precisa estar muito atento para não cair no golpe do Wi-Fi Falso, conhecido como Evil Twin, e entregar de mão beijada diversos dados sensíveis a cibercriminosos.

Na sequência deste conteúdo, o Olhar Digital traz todos os detalhes sobre esse golpe para que você fique cada vez mais atento e não caia em armadilhas de pessoas mal-intencionadas. 

O que é o Golpe do Wi-Fi Falso e como ele funciona?

O Golpe do Wi-Fi Falso, conhecido como Evil Twin (Gêmeo Maligno na tradução literal para o português), é um ataque cibernético liderado por hackers que desenvolvem redes de Wi-Fi falsas. O objetivo é invadir o dispositivo das pessoas e obter informações importantes, como dados de cartão de crédito, e-mails, redes sociais e outros conteúdos que a pessoa visualiza na web. 

Leia a matéria completa aqui

Anúncio

O post Japão consegue recorde de velocidade de internet apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Tecnologia

Data center flutuante: projeto usa água do mar para resfriamento

Redação Informe ES

Publicado

no

Não é surpresa para ninguém que a operação de serviços em nuvem demanda uma grande quantidade de energia. E a construção de data centers está em ritmo avançado em todo o mundo para atender o desejo incessante por inteligência artificial (IA). Seria possível, então, criar maneiras mais sustentáveis de gerenciar um centro de dados com foco em baixo consumo de energia?

A resposta pode estar em um Memorando de Entendimento assinado entre a japonesa Mitsui OSK Lines, uma das principais empresas de transporte marítimo do mundo, e a turca Kinetics, a iniciativa de transição energética da líder global em energia flutuante Karpowership.

data centers
Data centers exigem grande quantidade de energia (Imagem: quantic69/iStock)

As duas empresas terão um longo trabalho pela frente: elas serão responsáveis por construir um data center de última geração hospedado em uma embarcação modernizada. É uma maneira de evitar a escassez de terras, contornar burocracias e otimizar o uso de uma estrutura já existente.

“A plataforma flutuante oferecerá uma alternativa escalável, móvel e de rápida implantação aos tradicionais data centers terrestres, superando os desafios de restrições de energia, escassez de terras e atrasos na obtenção de licenças”, diz o comunicado.

Anúncio

Como o data center vai funcionar?

  • O data center terá capacidade de produzir de 20 a 73 MW (expansível dependendo da configuração do módulo) em um navio de 120 metros de comprimento;
  • A utilização de sistemas de bordo existentes (ar-condicionado, captação de água, geradores, etc.) deve reduzir os custos de investimento inicial, que não foi informado;
  • A instalação será abastecida de forma ininterrupta com energia de uma variedade de fontes, incluindo Powerships da Karpowership (usinas de energia flutuantes montadas em navios ou barcaças), com possibilidade de integração a parques solares ou energia eólica offshore;
  • “Os sistemas de resfriamento a água que utilizam água do mar são energeticamente eficientes, reduzindo o consumo de eletricidade para o resfriamento dos servidores e reduzindo ainda mais os custos operacionais”, informa o memorando;
  • Os trabalhos de conversão do navio, aquisição de licenças e autorizações e celebração de contratos comerciais vão ocorrer ao longo de 2026. Já o início das operações do centro de dados deve ficar para 2027.
Exemplo de Powership, usinas de energia flutuantes montadas em navios ou barcaças (Imagem: Divulgação/Karpowership)

Leia mais:

  • O que sabemos sobre o plano de data centers do Brasil
  • ONU cobra empresas por tecnologia limpa em data centers
  • xAI negocia megainfraestrutura de IA na Arábia Saudita, diz agência

Promessa de benefícios ambientais (e financeiros)

As empresas argumentam que data centers offshore podem ser operados independentemente da rede elétrica local, combinando-a com uma estação de energia. Mesmo em áreas com escassez de eletricidade, esses centros podem iniciar suas operações imediatamente.

Além disso, segundo o memorando, as empresas de energia não conseguem atender à demanda atual nos EUA, com tempos de espera de mais de cinco anos para que os data centers possam iniciar suas operações.

Data Center.
Nova estrutura flutuante poderá ser conectada a parques solares (Imagem: Caureem/Shutterstock)

E tem também a conveniência do tempo de construção: a conversão de embarcações usadas em data centers offshore leva quase um ano, cerca de três anos a menos que o desenvolvimento de um data center convencional em terra. 

O post Data center flutuante: projeto usa água do mar para resfriamento apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados