Cidades
Dr. Alexandre Silva oficializa pré-candidatura à Câmara de vereadores de Guarapari

Após o fechamento da janela de filiação partidária, que se encerrou no último dia 6 de abril, às cidades serão apresentadas aos seus pré-candidatos. É o caso de Guarapari, onde o médico ortopedista Dr. Alexandre Silva, que atua no setor de emergência do UPA da cidade, ao atender a pedidos de amigos, pacientes e populares, colocou seu nome como pré-candidato a vereador. Após uma vida dedicada à medicina, o doutor aceitou o desafio de participar da vida pública, por entender que através da política ele poderá servir e fazer mais pelas pessoas da cidade.
Em conversa com a reportagem do InformeES, ele confirmou sua pré-candidatura à Câmara de vereadores de Guarapari e disse o porque da decisão.
” Eu aceitei o desafio e estou junto da população para poder melhorar essa atenção à saúde, entre outras áreas. A gente que tem uma vivência fora do estado – com visão por onde andei – como um município tão lindo desse não tem atrativos para grandes empresas e para o turismo? Saúde é meu carro-chefe, as pessoas vão poder contar comigo, mas pela minha vivência, vou trazer outros benefícios para a cidade, com certeza.” pontuou.
Quem é Dr. Alexandre Silva?

Alexandre é nascido e criado em Vitória, com raízes profundas no bairro Jardim Camburi, e traz consigo uma história marcada pelo compromisso com o serviço e o desejo de melhorar a vida das pessoas. Desde cedo, seu caminho foi delineado pela medicina, e cada etapa de sua jornada o levou a um propósito maior.
Aos 19 anos, ele foi aprovado no curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Com determinação e dedicação, formou-se aos 24 anos, em 2004. Não tardou para que seu espírito de serviço o levasse ao voluntariado no serviço militar, onde atuou como médico fuzileiro naval no Complexo Naval do Bananal, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, no Batalhão Paysandu.
Após um período de serviço, Dr. Alexandre ingressou na reserva não remunerada como 1º Tenente e retornou a Campos, onde trabalhou como médico generalista e emergencista até 2008, ano em que voltou para Vitória, buscando estar mais próximo de sua família.
Em 2009, com a determinação de evoluir profissionalmente, sua busca por excelência o levou ao estado de São Paulo, onde realizou a residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Geral de Vila Penteado. Ao concluir a residência, em 2012, foi aprovado na prova de Título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, um marco em sua carreira.
Seu vínculo com a cidade Guarapari
De volta a Vitória, Dr. Alexandre continuou sua busca por aprimoramento, realizando estágio em cirurgia da coluna vertebral na Santa Casa de Vitória. Sua jornada tomou um novo rumo quando ingressou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde desenvolveu um vínculo especial com a cidade de Guarapari, sendo lotado na Unidade de Suporte Avançado 80, localizada no Quartel dos Bombeiros do 5º BBM.
Percebendo as lacunas no sistema de saúde e a desigualdade no acesso aos cuidados médicos, Dr. Alexandre Silva e sua companheira – que é de Guarapari – decidiram mudar-se para a cidade saúde, onde intensificou seu trabalho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Centro de Especialidades do município, estreitando laços com a comunidade e testemunhando as necessidades urgentes de sua população.
” Trabalhando aqui eu tive um retorno tão bom das pessoas que a gente pode ajudar, que gostaria de fazer muito mais, mas as vezes, por mais que a gente queira, o sistema de saúde ele é limitado deixando nossas mãos atadas em certos momentos, mas mesmo assim a gente consegue prover uma alegria salvando a vida de alguém, dando um sorriso, uma medicação.” disse.
Motivado pelo desejo de fazer mais e ajudar aqueles que mais precisam, Silva foi impulsionado a um novo desafio: a candidatura a vereador pelo município. Cercado por apoiadores comprometidos com o bem-estar da população, como o popular e articulador político Geraldinho do Brasil, Dr. Alexandre visa mudar o cenário da saúde em Guarapari, que tem sido motivado de grande reclamação dos moradores, e abordar questões cruciais como turismo, violência contra a mulher, dependência química.
Para Silva, sua jornada na medicina transcende o consultório; é uma missão de cuidado e serviço à comunidade. Sua retidão e compromisso com a verdade moldam sua jornada, e sua candidatura é um reflexo de seu compromisso em fazer a diferença na vida das pessoas.
Aos moradores de Guarapari, Dr. Alexandre faz um apelo:
” Sua ajuda é fundamental para promover mudanças significativas na cidade”. Concluiu, o pré-candidato.
Cidades
Cariacica lança Patrulha Especializada da Mulher para reforçar prevenção à violência doméstica

A Prefeitura de Cariacica lançou, na quinta-feira (21), a Patrulha Especializada da Mulher, iniciativa desenvolvida pela Guarda Municipal em parceria com a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos. O objetivo é fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, com foco inicial em ações preventivas.
Entre as medidas previstas estão palestras em escolas da rede municipal, empresas e bairros, além do acompanhamento de medidas protetivas em conjunto com a Polícia Civil. Também está em andamento o projeto de criação de uma ouvidoria especializada para atendimento e acompanhamento de vítimas.
O plano de atuação inclui, ainda, mapeamento de áreas de risco, patrulhamento preventivo e visitas tranquilizadoras, elaboração de planos de segurança personalizados, ações educativas voltadas a diferentes faixas etárias, integração com redes de proteção e manutenção de um banco de dados sobre os atendimentos.
O prefeito Euclério Sampaio destacou que a patrulha representa um avanço na área de segurança. “Unimos esforços para garantir mais proteção e tranquilidade às mulheres de Cariacica. Trata-se de uma política pública fundamental para salvar vidas e prevenir a violência”, enfatizou.
A vice-prefeita Shymenne de Castro reforçou o compromisso da gestão municipal. “A Patrulha da Mulher demonstra que estamos atentos às necessidades da população feminina e comprometidos com a defesa de seus direitos”, disse.
O secretário de Segurança e Ordem Pública de Cariacica, Claudio Victor, também ressaltou o impacto da medida. “A iniciativa amplia o acolhimento e a orientação às vítimas, somando forças às demais políticas públicas já existentes e mostrando que Cariacica valoriza e cuida de suas mulheres”, disse.

Já a secretária da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica, Lorena Nascimento, frisou o caráter protetivo da patrulha: “Estamos ampliando os instrumentos de apoio às vítimas, garantindo que elas tenham acompanhamento, segurança e acesso à rede de proteção”, destacou.
A chefe da Patrulha, a agente da Guarda Municipal Milena Lessa, explicou o papel da equipe: “Nosso trabalho é focado na prevenção e no acolhimento, em articulação com outros órgãos de segurança e assistência”, finalizou.
Contato
As mulheres que precisarem de apoio podem acionar a Patrulha Especializada da Mulher pelo telefone (27) 98148-0334, disponível para atendimento e orientações.
Por: Secom-PMC
Cidades
Alvo Serra promete atrair investimentos e reter talentos no Espírito Santo

A Serra se prepara para um marco histórico na inovação e no desenvolvimento sustentável: a implantação do Parque Tecnológico Alvo Serra, o primeiro no Espírito Santo. Localizado no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Serra, o espaço nasce para ser referência em ciência, tecnologia e empreendedorismo, reunindo empresas, startups, instituições de pesquisa, organizações sociais e órgãos governamentais em um mesmo território planejado.
O Alvo Serra integra o Distrito de Inovação InovaSerra, consolidando a cidade como protagonista no ecossistema capixaba de inovação. O parque terá infraestrutura moderna, baseada em padrões de construção sustentável, e poderá contar com negócios de apoio, como restaurantes, coworkings, papelarias e lanchonetes, oferecendo um ambiente completo para quem empreende, pesquisa e trabalha no local.
Segundo o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, o pioneirismo do projeto fortalece o papel da Serra como motor de desenvolvimento. “A Serra vem se destacando como protagonista no ecossistema de inovação, impulsionando startups e empresas de base tecnológica. O Alvo Serra amplia essa vocação, criando um ambiente propício para atrair investimentos, reter talentos e gerar novas oportunidades.”
Além de impulsionar a economia local e valorizar a região, o parque garantirá conexão direta com o ambiente acadêmico, promovendo a colaboração entre instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas privadas. A integração com o entorno urbano será outro diferencial, fortalecendo o comércio, dinamizando cadeias produtivas e criando oportunidades para pequenos e grandes negócios.
“Com o Parque Tecnológico Alvo Serra, a cidade dá um passo decisivo para se consolidar como referência nacional em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida”, finaliza, Pedro.
Fonte: Secom- PMS – Texto: Djeisan Maria – Foto: Divulgação
Cidades
Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três

A Serra vai ganhar seis novos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e realizar a ampliação de três unidades já existentes. Os novos Cmeis vão proporcionar a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil, garantindo mais cuidado e tranquilidade para centenas de famílias da cidade. O investimento, de R$ 44 milhões, foi conquistado por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes) do Governo do Estado. O anúncio do investimento foi realizado na última sexta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do Prefeito Weverson Meireles, da Secretária Municipal de Educação, Mayara Candido, de autoridades estaduais e de outros municípios.
“Essa é uma notícia que enche os nossos corações de alegria. São seis novos Cmeis e três ampliações que vão gerar mais vagas, mais conforto e mais oportunidade para quem mais precisa: pais e mães que trabalham o dia inteiro e sonham com um lugar seguro, digno e perto de casa para cuidar dos seus filhos”, ressalta o prefeito Weverson Meireles.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou a importância desse investimento para a ampliação da rede e também para a população serrana. “Esse é um momento histórico para a educação da Serra. Quando a gente fala de novos Cmeis, estamos falando de mães que poderão trabalhar com mais tranquilidade e crianças que terão, desde cedo, cuidado, estímulo e amor. Seguimos construindo uma educação pública que valoriza cada etapa da trajetória educacional das nossas crianças, com foco na equidade e no desenvolvimento integral”, ressalta a secretária.
Maior rede pública municipal do Espírito Santo, a Serra conta atualmente com 70 mil crianças e estudantes em 147 unidades de ensino. Dessas, 78 são Centros Municipais de Educação Infantil. A localização das novas unidades será anunciada em breve pela prefeitura da Serra.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Hélio Filho/Secom ES
-
Política2 dias atrás
Breno NilRegi lidera preferências em Marataízes e consolida nome por vaga na Assembleia Legislativa
-
Desenvolvimento3 dias atrás
Presidente Kennedy desponta com incentivo do Fundesul
-
Tecnologia4 dias atrás
Como pagar uma multa do Detran online
-
Geral3 dias atrás
Espírito Santo terá mais 432 moradias do Minha Casa, Minha Vida
-
Geral3 dias atrás
Vitória terá unidade de apoio do Serviço Geológico do Brasil com foco em ações para prevenção de desastres
-
Segurança1 dia atrás
Governo do Estado inaugura novo Totem de Segurança em Cariacica
-
Justiça3 dias atrás
AGU pede que Meta exclua chatbots que promovem erotização infantil
-
Negócios3 dias atrás
Caminhada Japonesa: O que É e Como Melhora Sua Vida e Trabalho?
Eurenice Silva de Almeida
09/04/2024 no 00:08
Mto lindo esse projeto Dr. Alexandre? E espero que Deus esteja sempre ao seu lado, para te dar força sabedoria e serenidade! Toda sorte de Bençãos em sua vida é o que deseja sua família?🙏🏼👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏