Cidades
Linhares: “Nova ponte marca o começo da transformação na mobilidade urbana de nossa cidade.” afirma Roninho Passos

Na manhã do último sábado (22/02), o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos), o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), o presidente da câmara de vereadores linharense, Roninho Passos (Podemos), estiveram presentes na Avenida Vasco Fernandes Coutinho, no bairro Interlagos, no ponto onde será construída a ponte que ligará os bairros Interlagos e Aviso.

“A cidade de Linhares cresceu, e o número de veículos circulando diariamente também aumentou. Conhecemos os desafios de mobilidade que o município enfrenta, como o trecho no contorno da Fiat, a travessia próxima a Joana D’Arc, no Lagoa do Meio, e as grandes filas na Região 5 nos horários de pico. Estamos aqui para garantir os recursos necessários para que o município possa desenvolver essa e outras obras, seja por meio de investimentos ou de legislação. A necessidade dessa ponte é uma demanda que temos levantado desde o nosso primeiro mandato. Foram quatro anos buscando diálogo com a antiga gestão, que não mantinha comunicação com o governo do Estado, com todos os vereadores e nem com a própria população. Agora, finalmente, vivemos um novo tempo”, afirmou Roninho Passos, presidente da Câmara.
A construção de uma nova alça viária promete beneficiar mais de 50 mil moradores de Linhares, proporcionando maior fluidez no trânsito e reduzindo o tempo de deslocamento em áreas estratégicas da cidade. A nova ponte será erguida no final da Avenida Vasco Fernandes Coutinho, criando uma ligação direta entre o bairro Interlagos e o loteamento Morada do Lago, no Aviso. Com essa nova rota, motoristas vindos do balneário de Pontal do Ipiranga terão um caminho alternativo, sem precisar passar pela Avenida Filogônio Peixoto, Conceição da Barra e pela ponte Araçá x Interlagos. A expectativa é que o trajeto entre os bairros seja reduzido para cerca de três minutos.

A Prefeitura de Linhares ficou responsável pelo desenvolvimento do projeto e pela desapropriação dos terrenos necessários para a obra, enquanto o Governo do Estado assegurou os recursos financeiros para sua execução. O vice-governador Ricardo Ferraço reforçou o comprometimento estadual: “Com o apoio da Assembleia e sob a orientação do governador Renato Casagrande, garantimos que essa obra será realizada.”
A construção da ponte também representa um novo momento na relação entre a administração municipal e o governo estadual. Nos últimos anos, a falta de alinhamento político teria dificultado a chegada de investimentos para Linhares. Sobre isso, Ferraço enfatizou:
“Se o prefeito tem pressa, o Governo e a Assembleia também têm. Queremos recuperar o tempo perdido e garantir a Linhares o que lhe é de direito.”

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, destacou a relevância do projeto:
“Estamos superando as barreiras que existiam e fortalecendo o compromisso de transformar Linhares em um lugar melhor para viver.”
Lideranças políticas estiveram no terreno onde será construída a ponte, no bairro Interlagos. Entre os presentes estavam o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), o deputado estadual Hudson Leal (Republicanos), o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), o prefeito Lucas Scaramussa (Podemos), o presidente da câmara de vereadores de Linhares, Roninho Passos (Podemos) demais vereadores e outras autoridades.
A Prefeitura de Linhares seguirá com os trâmites necessários para a execução do projeto, incluindo definições arquitetônicas e urbanísticas, além da estimativa de custos. Após essa etapa, a administração municipal apresentará o orçamento ao Governo do Estado e aguardará aprovação para iniciar o processo de licitação e o início das obras.
Por: Vinícius Sant’ Ana –Assessoria de Comunicação – Câmara de Linhares
Cidades
Calendário Escolar: aulas na rede municipal de Cariacica começam dia 9 de fevereiro

Os alunos da rede municipal de Cariacica já podem se preparar para o retorno às atividades escolares. De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o ano letivo de 2026 terá início no dia 9 de fevereiro, conforme Calendário Escolar disponibilizado no site da Prefeitura. Veja AQUI!
A secretária de Educação, Luzian Belisário, ressaltou o compromisso com o novo ano letivo. “Estamos preparando nossas escolas com muito carinho e planejamento para receber cada aluno. O calendário escolar é a nossa bússola para garantir que os estudantes tenham todos os dias de aprendizado garantidos, aliando o ensino de qualidade ao suporte pedagógico que nossos professores realizam com excelência”, disse.
Além das datas de aulas, o calendário detalha os períodos de jornada pedagógica, feriados e o recesso escolar de julho, que está programado para ocorrer entre os dias 13 e 20.
Pré-matrícula
No próximo dia 16 de janeiro será divulgado o resultado da pré-matrícula da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A efetivação da pré-matrícula de alunos contemplados poderá ser feita entre os dias 19 a 30 de janeiro, diretamente na unidade de ensino com a documentação para confirmar a matrícula.
Segundo a secretaria, foram ofertadas cerca de 65 mil vagas para este ano, distribuídas da seguinte forma: 3.894 para creche, 10.364 para a Educação Infantil, 48.426 para o Ensino Fundamental e 2.230 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Confira o cronograma da Chamada Pública Escolar 2026
16/01/2026
– Divulgação do resultado da pré-matrícula da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
19/01 a 30/01/2026
– Efetivação das matrículas dos estudantes contemplados na pré-matrícula
02/02 a 20/02/2026
– Efetivação das matrículas dos estudantes da lista de suplência
23/02/2026
– Abertura da lista de espera para 2026
Fonte: SemCom/PMC –
Cidades
Moradias do Residencial Alegre são entregues às 431 famílias contempladas

A Prefeitura de Sooretama realizou, na segunda-feira, dia 29 de dezembro de 2025, a entrega oficial de 431 unidades habitacionais do Residencial Alegre, empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida. A solenidade marcou a conclusão de um projeto iniciado em 2013 e aguardado por 12 anos pelas famílias contempladas.
O evento contou com a presença do prefeito Fernando Camiletti, do governador do Espírito Santo Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço, de autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da Caixa Econômica Federal.
Com a entrega das unidades, surge um novo bairro no município, localizado entre a Bionativa e o Parque das Palmeiras, dotado de infraestrutura urbana completa, incluindo pavimentação, iluminação pública, sistema de abastecimento de água tratada e rede de coleta e tratamento de esgoto.

Durante a solenidade, o prefeito Fernando Camiletti anunciou a construção de uma creche em tempo integral destinada aos moradores do Residencial Alegre. Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras, previsto para janeiro, com investimento superior a R$ 7 milhões, por meio de convênio com o Governo Federal, no âmbito do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O Residencial Alegre recebeu investimento total superior a R$ 40 milhões, contemplando a desapropriação do terreno pelo município, a construção das unidades habitacionais pelo Governo Federal e a execução das obras de infraestrutura, custeadas pelo Governo do Estado.

A entrega das unidades encerra uma demanda social histórica do município.
Fonte: Comunicação/PMS
Cidades
Serra fecha 2025 com menor número de homicídios em 30 anos

A Serra encerrou o ano de 2025 com o menor número de homicídios das últimas três décadas. Dados oficiais consolidados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) apontam que a cidade registrou 101 homicídios entre janeiro e dezembro, o menor número desde que o levantamento começou a ser realizado, em 1996.
A redução representa uma queda de 16,5% em comparação ao ano de 2024, quando 121 crimes contra a vida foram registrados. Na comparação com o ano de 2002, quando foi a cidade atingiu o pico de homicídios da série – com 434 casos – a redução foi de 76,7%.
“É o resultado de um trabalho contínuo, com planejamento, integração das forças de segurança, inteligência e presença do poder público nos territórios. Seguimos avançando com responsabilidade, porque cada vida importa e segurança se constrói todos os dias”, destaca o prefeito Weverson Meireles.
O prefeito também destacou que o resultado é fruto de um trabalho de longo prazo, inciado na gestão Sérgio Vidigal.
“Esse avanço também é fruto da base sólida construída na gestão do prefeito Sergio Vidigal, que estruturou políticas importantes para a segurança pública da cidade. Damos continuidade a esse trabalho, aprimorando as ações e mantendo o foco no que realmente importa: proteger as pessoas”, ressalta.
Um dos destaques do ano foi o período entre 12 de novembro e 9 de dezembro, quando a cidade alcançou a marca de 26 dias consecutivos sem nenhum registro de crime contra a vida.
Feminicídios
Outro dado positivo do balanço anual foi a queda nos feminicídios, que apresentaram uma redução de 20%, passando de cinco casos em 2024 para quatro em 2025.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, reforçou que essas reduções são fruto de um trabalho que une inteligência e presença territorial.
“Este marco histórico, o melhor resultado em quase três décadas, assim como a redução dos feminicídios, não é fruto do acaso, mas sim da integração total entre as forças. O trabalho que nós estamos realizando na Secretaria de Defesa Social (Sedes) tem como pilar a valorização e o fortalecimento da nossa Guarda Civil Municipal, que atua com dedicação incansável na ponta, garantindo a proteção do cidadão serrano. Somamos o empenho da GCM ao diálogo constante com as polícias, o Ministério Público e o Judiciário, provando que, com método e responsabilidade, é possível retomar a paz nos territórios. Seguimos com diretrizes claras: inteligência, presença e tolerância zero contra o crime.”
Gracimeri também destaca que essa eficiência também se reflete na proteção à vida das mulheres.
“Neste ano tivermos a criação da Patrulha Maria da Penha, em parceria com a Seppom, que une o braço operacional da GCM ao acolhimento especializado para garantir que as medidas protetivas sejam cumpridas e vidas sejam salvas”, finaliza.
Fonte: Secom/PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Gabriel Barroso
-

Tecnologia2 dias atrásO que Einstein tem a ver com o GPS do seu celular? Entenda a ciência por trás da localização
-

Negócios2 dias atrásStone Anuncia Troca de CEO e Reorganiza Alta Liderança
-

Tecnologia15 horas atrás10 formas de abaixar a temperatura da GPU sem trocar a pasta térmica
-

Política9 horas atrásLewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça a Lula
-

Negócios15 horas atrás25 Empregos em Alta para 2026, Segundo o LinkedIn
-

Geral9 horas atrásGoverno anuncia R$ 10 bilhões em crédito para compra de caminhões
-

Cidades9 horas atrásCalendário Escolar: aulas na rede municipal de Cariacica começam dia 9 de fevereiro
-

Cidades1 dia atrásMoradias do Residencial Alegre são entregues às 431 famílias contempladas



















