A Serra deu um passo histórico para a educação para o trânsito: quase 70 mil estudantes da rede municipal de ensino irão estudar sobre o tema de forma integrada ao currículo escolar! O pioneirismo é resultado da sanção da Lei “Transitando”, que ocorreu em um evento nesta terça-feira (13), às 10 horas.
A sanção da lei aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alayde de Souza Moraes, em Vista da Serra II. O prefeito da Serra, Weverson Meireles, e outras autoridades do município estiveram presentes no evento, que teve interação entre agentes de trânsito, professores e estudantes.
O projeto Transitando é uma parceria do Departamento de Educação de Trânsito (Dot) com a Secretaria de Educação da Serra (Sedu) e aborda temas relacionados à segurança no trânsito por meio de atividades lúdicas. Agora, com a sanção da lei, essas atividades são obrigatórias no currículo escolar.
Brincadeiras, interação com os agentes de trânsito, oficinas, gincanas, musicalização e pintura, por exemplo, farão parte das estratégias pedagógicas para ensinar as crianças sobre bons comportamentos no trânsito.
Anúncio
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, defende que a sanção da lei do Projeto Transitando marca um passo fundamental na construção de uma cidade mais consciente, segura e voltada para o bem-estar das futuras gerações. Para ele, ao integrar de forma permanente a educação para o trânsito nas escolas da rede municipal, a Serra reafirma o compromisso com a formação de cidadãos mais responsáveis e preparados para a convivência em sociedade.
“Ao sancionar essa lei, não estamos apenas formalizando um projeto: estamos assumindo uma responsabilidade com o presente e, principalmente, com o futuro da Serra. Por meio do Transitando, levamos educação de trânsito para dentro das escolas, desde cedo, formando cidadãos conscientes, que respeitam a vida, as regras e o próximo. Essa transformação começa nas crianças e ecoa dentro de cada família. O impacto desse trabalho reflete no dia a dia, no trânsito, nas ruas, e, sobretudo, salva vidas”, afirma.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, analisa que a sanção da lei é um passo importante para garantir um futuro mais seguro nas vias da cidade. Ela parabeniza os agentes do DOT e os professores envolvidos e reafirma o compromisso com a educação e a segurança da população.
“A educação para o trânsito começa desde cedo, e o Projeto Transitando tem cumprido um papel fundamental ao ensinar, de forma leve e divertida, valores como o respeito e o cuidado com o próximo. Com a sanção da lei, nosso objetivo é formar cidadãos conscientes”, defende.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destaca a importância do projeto Transitando na formação de futuros cidadãos. Ela ressalta que as crianças e os estudantes tem o poder de provocar mudanças de comportamento em seus familiares a partir do conhecimento que adquirem nas unidades escolares.
“O projeto Transitando é uma iniciativa que contribui para formar futuros cidadãos conscientes e responsáveis que entenderão desde cedo a importância de um trânsito mais seguro, algo que é sempre abordado durante o Maio Amarelo. Esse trabalho do Departamento de Operações de Trânsito em parceria com a Sedu também incentiva o desenvolvimento integral de nossas crianças e dos nossos estudantes, o que é um compromisso da gestão do prefeito Weverson Meireles. Mais que isso, também estamos formando agentes transformadores da sociedade, já que as nossas crianças compartilham esse conhecimento com as suas famílias e provocam mudança de atitude nos adultos que convivem com elas”, afirma.
Para o diretor do DOT, Fábio Alves, o projeto ajuda a construir, desde a base, conhecimentos e valores necessários para a promoção da paz no trânsito e para a cidadania dos pequenos.
Anúncio
“O Projeto Transitando é um sucesso, uma medida essencial para a formação dos nossos estudantes. Sabemos a importância da educação de base e acreditamos que, ao abordarmos conhecimentos sobre o trânsito nesta fase escolar, iremos influenciar bons valores e comportamentos nas vias da cidade”, afirma.
O governador do Estado, Renato Casagrande, entregou, neste sábado (15), as obras de pavimentação do acesso ao Monte Aghá, importante atrativo turístico localizado entre Itapemirim e Piúma. Com investimento de R$ 3,29 milhões, a intervenção integra o programa Caminhos do Turismo. Durante a agenda, Casagrande também anunciou que o município de Itapemirim irá ganhar uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tipo I.
“Essa é uma obra importante para potencializarmos o turismo de Itapemirim, Piúma e de toda essa linda região que envolve o Monte Aghá. Um local com uma vista linda e ótimo para exercícios ao ar livre. Vamos seguindo investindo em obras para dar aos moradores toda a estrutura necessária para uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, atrair mais visitantes. Temos um Estado cada vez mais estruturado para que possamos ter no turismo um dos pilares do nosso desenvolvimento”, afirmou o governador.
As intervenções foram realizadas pela Secretaria de Turismo (Setur), contemplando a pavimentação em blocos intertravados nos 2,8 quilômetros de extensão do trecho que liga a Rodovia ES-060 à comunidade de Artemis. A utilização de blocos intertravados proporciona maior durabilidade, melhor drenagem do solo e reduz a necessidade de manutenção, favorecendo a segurança viária — especialmente durante períodos de chuva, quando o trecho apresentava dificuldades de circulação.
O Monte Aghá é um dos principais cartões-postais do litoral sul capixaba, atraindo visitantes em busca de trilhas, contemplação da natureza e experiências de ecoturismo. A melhoria no acesso deve impulsionar o fluxo de visitantes e ampliar oportunidades para empreendedores locais, como pousadas, restaurantes, guias turísticos e pequenos comércios, fortalecendo a economia e incentivando a geração de empregos diretos e indiretos.
Mais investimentos
Durante a agenda, o governador anunciou o repasse de R$ 12,4 milhões para a construção de uma nova UPA em Itapemirim. O convênio formaliza a implantação da unidade, que contará com seis leitos de observação e um leito de isolamento, ampliando a assistência à população local. A futura UPA funcionará 24 horas por dia, com oferta de serviços como exames laboratoriais, atendimento pediátrico, estabilização de pacientes, administração de medicamentos e permanência em observação.
Além de reforçar o atendimento imediato, a nova unidade vai agilizar o acesso a tratamentos e contribuir para o fortalecimento da rede de urgência e emergência da região sul, ampliando a capacidade instalada do sistema de saúde capixaba.
Anúncio
“É com grande satisfação que anunciamos a construção da UPA de Itapemirim. Essa será uma entrega estruturante, pensada para responder à crescente demanda da região e fortalecer toda a rede de atenção à saúde. Itapemirim ganha um equipamento essencial e o Estado reafirma seu compromisso de trabalhar lado a lado com os municípios para construir um SUS cada vez mais eficiente, humano e acessível”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Governo Giovani Pagotto giovani.pagotto@gmail.com
Pais e responsáveis por alguma criança ou adolescente, que está fora da rede municipal da Serra e buscam uma vaga para o ano letivo de 2026 em uma das 148 unidades de ensino da prefeitura, devem ficar atentos. Isso porque o prazo para solicitação de vagas para o próximo ano letivo começa na segunda-feira (17) e vai até 15 de dezembro.
O cadastro deve ser realizado por meio do site serra.prematricula.online. Nesse mesmo período, quem tem mais de 15 anos e ainda não concluiu o ensino fundamental, também pode se inscrever para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma das unidades que a ofertam.
Na educação infantil, além das unidades já existentes, será possível solicitar vagas em dois novos centros de educação infantil (Cmeis) que serão inaugurados, até o início do ano letivo, nos bairros Enseada de Jacaraípe e Planalto Serrano.
“Mais vagas na educação infantil significa pais e mães sabendo que os seus filhos estão bem cuidados e aprendendo. Essas obras foram iniciadas e planejadas na gestão de Sergio Vidigal e nós estamos aqui, dando continuidade no nosso compromisso de ampliar as vagas da educação infantil e de cuidar da nossa primeira infância“, destacou o prefeito Weverson Meireles.
A solicitação de vagas faz parte da Chamada Pública Escolar do município. Para participar, é necessário criar uma conta no sistema com um endereço de e-mail válido. Pela plataforma digital, é possível acompanhar a lista de espera, conferir resultados e consultar as chamadas. O processo é voltado a quem ainda não faz parte da rede municipal ou a crianças e estudantes que não foram contemplados nas etapas anteriores da matrícula. Quem tiver dificuldades para acessar a internet pode ir até uma das unidades de ensino da rede.
“Estamos oferecendo um processo de matrícula organizado, transparente e acessível a todas as famílias. A tecnologia é uma aliada importante para que o atendimento aconteça de forma ágil e com responsabilidade. Nossas equipes estão sempre à disposição das famílias para auxiliar nessa jornada”, destacou a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido.
Anúncio
Rede A rede municipal da Serra conta atualmente com 148 unidades de ensino, sendo 79 centros de educação infantil e 69 escolas de ensino fundamental. A confirmação das matrículas será realizada a partir do final deste ano, conforme a etapa de ensino. Após esse período, a solicitação de vagas será reaberta em fevereiro de 2026.
A alocação das vagas segue os critérios determinados na portaria, priorizando as crianças e estudantes que são publico da educação especial, filhos de mulheres vítimas de violência, aqueles que os pais têm deficiência ou são idosos acima de 60 anos, e os que tenham irmãos já matriculados na mesma unidade. O sistema também considera a proximidade da residência para definir a escola mais adequada por meio de georreferenciamento.
A magia do Natal vai tomar conta de Cariacica a partir da próxima quarta-feira (12), às 19h, com a abertura oficial da Vila de Natal, no Parque O Cravo e a Rosa, em Itanguá. A noite será marcada pela contagem regressiva para o acendimento das luzes, que promete emocionar o público. A Orquestra de Violões Cordas & Acordes também fará uma grande apresentação. Além da Vila, outros dez pontos da cidade também estarão iluminados, transformando a cidade em um verdadeiro espetáculo natalino.
“O Natal é tempo de união, de amor e de esperança. Queremos que cada canto de Cariacica esteja iluminado com esse espírito de renovação e alegria. A cidade está linda, preparada para receber as famílias com muito carinho no próximo dia 12”, destacou o prefeito da cidade, Euclério Sampaio.
A Vila de Natal deste ano está repleta de novidades. O público poderá apreciar 14 árvores flutuantes no lago, que representam as regiões do município, incluindo uma principal de 12,5 metros de altura com 80 mil microlâmpadas de LED, cercada por um chafariz iluminado. Haverá ainda uma árvore em terra com 23 metros de altura, revestida por 250 mil microleds, e um deck com a cadeira do Papai Noel sobre o lago, garantindo muitas fotos.
“Essa será a maior Vila de Natal de Cariacica. É um espaço de convivência, emoção e pertencimento, que enche nosso coração de orgulho”, afirmou a secretária de Governo e vice-prefeita, Shymenne de Castro.
Anúncio
Além da decoração deslumbrante, a Vila contará com praça de alimentação, amplo estacionamento e atrações para todas as idades: roda-gigante com acessibilidade, trenzinho, carrossel, parquinho temático de Natal e diversos objetos cenográficos em fibra, que tornam o ambiente ainda mais bonito. O público também poderá visitar a Casa do Papai Noel e o presépio em tamanho real.
“Nossa equipe trabalhou com muito carinho para que cada detalhe fosse pensado com qualidade e segurança. Queremos que os moradores de Cariacica e de outras cidades venham viver essa experiência inesquecível”, ressaltou o secretário de Serviços, Marcos Aranda.
Natal & Luz por toda a cidade
O espírito natalino vai iluminar todo o município, serão mais de 600 mil microlâmpadas espalhadas por Cariacica. O Complexo Esportivo Hugo Viola, praças da Expedito Garcia e da Bíblia, Parque da Biquinha, Trevo de Alto Lage, Cariacica-Sede, Mercado Municipal, Nova Orla, entrada da cidade pela Segunda Ponte e Polo Gastronômico de Vila Palestina serão os pontos que vão abrilhantar a cidade.
Anúncio
Na Segunda Ponte e em Cariacica-Sede, duas árvores de 23 metros com 55 mil microleds cada vão se transformar em cartões-postais de fim de ano.