Geral
Apenas 7% dos rios da Mata Atlântica apresentam água de boa qualidade

Levantamento da organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica revelou que somente 6,8% dos rios da Mata Atlântica do país apresentam água de boa qualidade. A pesquisa não identificou corpos d’água com qualidade ótima. Mais de 20% dos pontos de rios analisados apresentam qualidade de água ruim ou péssima, ou seja, sem condições para usos na agricultura, na indústria ou para abastecimento humano, enquanto em 72,6% dos casos as amostras podem ser consideradas regulares.
Os dados constam da nova edição da pesquisa O Retrato da Qualidade da Água nas Bacias Hidrográficas da Mata Atlântica, realizada pelo programa Observando os Rios da SOS Mata Atlântica. A entidade avalia que o Brasil ainda está distante de atingir o ideal de água em quantidade e qualidade para os diversos usos. O levantamento é divulgado no Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22).
“Os resultados de 2021 nos mostram que a gente continua numa situação de alerta em relação à água, aos nossos rios, já que menos da metade da população brasileira tem acesso ao serviço de esgotamento sanitário. E os rios vão nos contar o que está acontecendo”, disse o coordenador do programa Observando os Rios, Gustavo Veronesi.
Ele explicou que o retrato da qualidade da água nas bacias da Mata Atlântica é um alerta para a condição ambiental da maioria dos rios nos estados do bioma. A inadequação da água para usos múltiplos e essenciais pode ser, segundo a entidade, consequência de fatores como a poluição, a degradação dos solos e das matas nativas, além das precárias condições de saneamento.
Veronesi acrescentou que as populações mais pobres são as mais afetadas pelas deficiências de estrutura de atendimento ao fundamental, que são água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos e manejo de águas de chuva, pilares do saneamento básico.
Os indicadores foram obtidos entre janeiro e dezembro de 2021 por 106 grupos voluntários de monitoramento da qualidade da água. Foram realizadas 615 análises em 146 pontos de coleta de 90 rios e corpos d’água de 65 municípios em 16 estados do bioma Mata Atlântica. Esses estados são Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
De acordo com a SOS Mata Atlântica, houve pouca alteração em relação aos resultados do período anterior de monitoramento, no ano passado, com alguns casos localizados. As análises comparativas dos anos de 2020 e 2021 consideram os indicadores aferidos em 116 pontos fixos de monitoramento. Em 2021, foram nove pontos com qualidade boa (em 2020 eram 12); 84 com qualidade regular (80 em 2020); 22, ruins (21 no ano anterior) e apenas uma péssima, enquanto em 2020 foram três.
Sobre o fato de não haver grandes avanços de um ano para outro, Veronesi ressaltou que o processo de recuperação é muito mais lento que a ocorrência da poluição. “Um serviço de saneamento é muito demorado para dar resultado, vide o projeto de despoluição do Rio Tietê, são 30 anos para a gente conseguir aferir melhoras em alguns pontos, em alguns rios das bacias do Alto e Médio Tietê”.
“Sujar um rio é questão de segundos, é fácil. Agora limpar, despoluir, é muito mais demorado, porque depende do tempo de a natureza também se autodepurar e a gente parar também, a nossa natureza humana parar de sujar. O Rio não é sujo, quem suja somos nós. Somos os responsáveis pela sujeira e também pela limpeza, então é um esforço de toda a sociedade e, óbvio, o poder público tem papel central”.
Como exemplo positivo, a entidade destacou o Lago do Ibirapuera, localizado na capital paulista, onde a água passou de regular para boa, com relatos de aparecimento de peixes em sua foz. Outra evolução ocorreu no Tietê, em Santana do Parnaíba, saída da Grande São Paulo, que sempre recebeu muita carga de esgoto e lixo da região metropolitana e sempre vinha com qualidade péssima ou ruim ao longo do tempo. No entanto, este ano melhorou para qualidade regular, o que significa, segundo Veronesi, que as obras de saneamento estão fazendo efeito.
Por outro lado, uma situação que chamou a atenção da entidade foi a piora na qualidade dos rios em Mato Grosso do Sul, na região de Bonito. “Quando a gente fala dessa localidade, as pessoas logo pensam nas águas cristalinas que existem lá, principalmente o Rio Bonito. Houve piora em todos os pontos de monitoramento daquele estado. Os quatro pontos em que a gente podia fazer comparação em relação ao período anterior tiveram piora na média da qualidade.”
Segundo ele, este resultado mostra que a qualidade da água pode ser relacionada ao desmatamento, “porque também o Atlas da Mata Atlântica vem notando que essa é uma região que sofre bastante com desmatamento ilegal – isso vem acontecendo – e, quando você muda, tira a floresta, que é um filtro para a água e muda o uso do solo, isso causa impacto. O rio nos conta tudo, nos diz o que está acontecendo em uma bacia hidrográfica”, disse.
Para Veronesi, uma das soluções passa por conter o desmatamento ilegal. “Isso é uma questão que deveria ser de primeira ordem, de primeira necessidade, até por questões de emergência climática, e a Mata Atlântica é um dos biomas mais importantes para a gente conter o aquecimento global”, disse. Ele citou a necessidade de políticas públicas mais efetivas relacionadas ao reflorestamento, à preservação das áreas de proteção permanente e à restrição do uso de agrotóxicos.
Saiba mais: Dia da Água: especialista fala da importância de proteger este recurso
Clique aqui e confira também as notícias da Radioagência Nacional. |
Edição: Graça Adjuto Fonte: AgenciaBrasil
Geral
Filme “Conclave” dispara em audiência após morte do Papa Francisco

O filme Conclave, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, estreou no Prime Video em 16 de abril, mas foi apenas após a morte do Papa Francisco, no dia 21, que o longa-metragem ganhou enorme repercussão. De acordo com dados da Luminate, a audiência do filme cresceu impressionantes 283% após o falecimento do pontífice.
O drama, que aborda os bastidores da escolha de um novo papa após a morte de um líder da Igreja Católica, acabou se tornando ainda mais relevante e simbólico diante do contexto real. A coincidência entre a narrativa da obra e os acontecimentos atuais atraiu a atenção do público, impulsionando sua popularidade na plataforma de streaming.
Além do impacto emocional e da curiosidade despertada pelo tema, o prestígio do Oscar também colaborou para que Conclave se destacasse entre os títulos mais assistidos da semana. A expectativa é que o interesse pelo filme continue em alta, especialmente entre os que buscam compreender os rituais e as tensões que envolvem o conclave papal.
Terra
Geral
Justiça determina afastamento do presidente do INSS

A Justiça Federal determinou o afastamento do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, um dos alvos da operação que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quarta-feira (23).
Batizada de Operação Sem Desconto, a ação mobilizou cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU nas investigações sobre um suposto esquema de descontos criminosos de aposentados e pensionistas.
De acordo com a PF, investigadores já reuniram indícios que sugerem a existência de “um esquema nacional de descontos de mensalidade associativa não autorizados em aposentadorias e pensões”.
O cálculo é que as entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
A Justiça Federal também determinou que outros cinco servidores públicos cujos nomes não foram divulgados sejam afastados de suas funções. Além disso, autorizou o cumprimento de 211 mandados judiciais de busca e apreensão, seis prisões temporárias, além do sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão;
Os mandados foram cumpridos no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
A reportagem ainda não conseguiu contato com o presidente afastado Alessandro Stefanutto ou seus representantes legais. O espaço está aberto para inclusão de posicionamento do citado.
Agencia Brasil
Geral
Sistema Transcol e Aquaviário terão programação especial para Festa da Penha

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado Espírito Santo (Ceturb-ES) preparou uma programação especial para atender os devotos de Nossa Senhora da Penha, que forem participar das festividades neste fim de semana e feriado — sábado (26), domingo (27) e segunda-feira (28).
Nove linhas exclusivas vão levar os romeiros até a Catedral de Vitória, no sábado (26), e trazê-los de volta. Também haverá reforço do serviço noturno regular, na madrugada de domingo (27), para atender os fiéis na volta da Romaria dos Homens. Além disso, serão disponibilizados ônibus de reserva nos terminais, nos três dias de programação especial.
O diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, ressaltou a importância do transporte público para atender os fiéis nesse momento festivo. “Preparamos um esquema especial de transporte coletivo para a Festa da Penha, visando garantir o acesso dos devotos com conforto aos locais das celebrações. Teremos linhas exclusivas, reforço no serviço noturno e ônibus de reserva nos terminais, tudo monitorado de perto por nossos agentes para eventuais ajustes, assegurando que a mobilidade não seja um obstáculo para a fé e a participação neste importante evento religioso”, salientou Antunes.
Além das linhas regulares, neste sábado (26), duas linhas especiais sairão do Terminal Vila Velha (Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T. Vila Velha; Catedral / 3ª Ponte / Centro de Vila Velha / Retorno Costa Pereira, 3ª Ponte / T. Vila Velha); uma do Terminal Ibes (Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T.Ibes); e uma do Terminal Itaparica (Catedral / Lindenberg / retorno 3ª Ponte / T. Itaparica). Essas linhas começam a circular a partir das 16h05 e prosseguem até as 18h40, com partidas a cada cinco minutos.
Haverá ainda uma linha exclusiva que partirá da Praça do Papa para levar os romeiros até a Praça Costa Pereira. A ideia é que os devotos de Nossa Senhora da Penha deixem seus veículos na Praça do Papa e se dirijam de ônibus para o Centro de Vitória e depois sigam a pé em romaria. Essa linha vai funcionar das 15h20 até as 18h40 do sábado (26).
Para o retorno da Romaria dos Homens, na madrugada do domingo (27), haverá partidas, com intervalos de 11 minutos, a partir das 23h15 até as 02h30. São outras quatro linhas circulares, todas saindo do Terminal Vila Velha, com destino à Avenida Adalberto Simão Nader; à Avenida Vitória e à Avenida Maruípe; ao Terminal São Torquato e entrada de Campo Grande, via Lindenberg; e ao terminal Carapina, via Reta da Penha.
Após a meia-noite, oito linhas noturnas (bacurau) do Sistema Transcol também serão reforçadas. São elas: 634, 664, 665, 667, 774, 775, 776 e 777.
Romaria das Mulheres
No domingo (27), acontece, a partir das 15h30, a Romaria da Mulheres, com saída do bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, até a o Parque da Prainha, onde ocorrerá uma missa, às 17h. Por isso, quatro linhas terão horários de reforço para atender no retorno das mulheres, a partir das 18 horas até as 21 horas. São as linhas 552, 652, 606 e 612.
Na segunda-feira (28), ponto alto da festa da Padroeira, além das linhas que atendem a região, serão disponibilizados outros 24 carros, que ficarão à disposição nos terminais caso haja aumento de demanda. Nos dias do fim de semana e no feriado, um total de 53 carros extras serão distribuídos nos terminais e poderão ser acionados, sempre que for necessário.
A programação especial da Festa da Penha será acompanhada de perto por agentes da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado Espírito Santo, que poderão fazer ajustes na operação, caso seja necessário.
Aquaviário
Neste ano, a novidade é a programação especial das barcas do Aquaviário, que terão horários diferenciados de sexta-feira (25) até a segunda-feira (28). No sábado (26), os horários se estenderão até a 1 hora, para que os romeiros que vierem de Vitória possam retornar à Praça do Papa e de lá seguirem seus destinos. E haverá extensão de horário, até as 00h40, para as lanchas que saem da Prainha para Porto de Santana.
Na última quinta-feira (17), o Governo do Estado anunciou uma nova forma de pagamento no serviço Aquaviário e que vai dar mais praticidade a usuários eventuais e turistas. Trata-se da implementação do pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito nas estações. Abaixo, você confere a programação das barcas.
Roda D’Água
Também na segunda-feira (28), para atender a quem for participar da Festa do Congo, em Roda D’Água, Cariacica, a Ceturb-ES vai disponibilizar mais dez carros extras, que ficarão à disposição no Terminal Itacibá, no período das 6h às 20 horas, para atender a um eventual aumento de demanda para a festa.
Serviço:
Confira a Programação do Transcol:
Aumento de oferta do Serviço Noturno (bacurau) nas linhas:
Linha 634 – T. Vila Velha / Terra Vermelha via. Coqueiral de Itaparica
Linha 664 – T. São Torquato / Praia da Costa via T. Vila Velha / Boa Vista
Linha 665 – T. Vila Velha / T. São Torquato via Santos Dumont/ Santa Mônica / Itaparica
Linha 667 – T. Vila Velha / T. São Torquato via Cobilândia / Vale Encantado / Araçás / Ibes
Linha 774 – T. São Torquato / Nova Rosa da Penha via Bubu
Linha 775 – T. São Torquato / Jardim Botânico via Castelo Branco
Linha 776 – T. São Torquato / Flexal II via Porto Velho
Linha 777 – T. São Torquato / Novo Brasil via Marcílio de Noronha
Linhas Exclusivas (Ida para a Catedral, a partir das 16h05)
Terminal Vila Velha / Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T. Vila Velha
Terminal Vila Velha / Catedral / 3ª Ponte / Centro de Vila Velha / Retorno Costa Pereira, 3ª Ponte / T. Vila Velha
Terminal Ibes / Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T. Ibes
Terminal Itaparica / Catedral / Lindenberg / retorno 3ª Ponte / T. Itaparica
Linhas exclusivas (Volta dos Romeiros, saindo do T. Vila Velha, a partir da meia-noite)
Terminal Vila Velha / Centro de V. Velha / 3ª Ponte / Av. Adalberto Simão Nader / Camburi / T. Vila Velha
Terminal Vila Velha / Centro de Vila Velha / 3ª Ponte / Reta da Penha / Terminal Carapina
Terminal Vila Velha / Centro de Vila Velha / Av. Vitória via Maruípe / T. Vila Velha
Terminal Vila Velha / Av. Lindenberg / T. São Torquato / Entrada de Campo Grande
Programação do Aquaviário:
SEXTA FEIRA DATA 25/04/2025 401 Saída Porto de Santana Saída Praça do Papa 06:20 07:50 09:20 10:50 12:20 13:55 07:00 08:30 10:05 11:35 13:10 14:45 15:30 17:05 18:40 16:20 17:55 19:30 402 Saída Praça do Papa Saída Prainha 06:25 06:45 07:10 07:30 07:50 08:10 06:25 06:45 07:10 07:30 07:50 08:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:30 11:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:10 10:50 12:00 12:45 13:35 14:20 15:10 15:35 11:40 12:25 13:15 14:00 14:50 15:35 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 18:20 18:45 19:05 19:30 20:20 21:00 18:20 18:45 19:05 20:00 20:40 21:20 21:40 22:00 SÁBADO DATA 26/04/2025 401 Saída Porto de Santana Saída Praça do Papa 09:10 10:40 12:20 14:00 15:40 17:20 08:10 09:50 11:30 13:10 14:50 16:30 402 Saída Praça do Papa Saída Prainha 08:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:30 11:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:10 10:50 12:00 12:45 13:35 14:20 15:10 15:35 11:40 12:25 13:15 14:00 14:50 15:35 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 18:20 18:45 19:05 19:30 20:30 21:20 18:20 18:45 19:05 20:00 21:00 21:40 22:00 22:40 23:20 00:00 00:40 22:20 23:00 23:40 00:20 01:00 403 Saída Porto de Santana Saída Prainha 08:20 10:05 11:45 13:25 15:05 16:45 09:15 10:55 12:35 14:15 15:55 17:35 23:50 23:05 00:40 DOMINGO DATA 27/04/2025 401 Saída Porto de Santana Saída Praça do Papa 08:10 09:50 11:30 13:10 14:50 16:30 09:00 10:40 12:20 14:00 15:40 17:20 402 Saída Praça do Papa Saída Prainha 08:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:30 11:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:10 10:50 12:00 12:45 13:35 14:20 15:10 15:35 11:40 12:25 13:15 14:00 14:50 15:35 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 18:20 18:45 19:05 19:30 20:00 21:00 18:20 18:45 19:05 19:30 20:40 21:20 21:40 22:00 403 Saída Porto de Santana Saída Prainha 10:15 11:55 13:35 15:15 16:55 19:00 09:25 11:05 12:45 14:25 16:05 18:00 21:00 20:00 22:00 SEGUNDA FEIRA DATA 28/04/2025 401 Saída Porto de Santana Saída Praça do Papa 06:20 07:50 09:20 10:50 12:20 13:55 07:00 08:30 10:05 11:35 13:10 14:45 15:30 17:05 18:40 16:20 17:55 19:30 402 Saída Praça do Papa Saída Prainha 08:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:30 11:10 08:40 09:00 09:20 09:40 10:10 10:50 12:00 12:45 13:35 14:20 15:10 15:35 11:40 12:25 13:15 14:00 14:50 15:35 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 15:55 16:25 16:45 17:10 17:30 18:00 18:20 18:45 19:05 19:30 20:00 21:00 18:20 18:45 19:05 19:30 20:40 21:20 21:40 22:00 403 Saída Porto de Santana Saída Prainha 10:15 11:55 13:35 15:15 16:55 19:00 09:25 11:05 12:45 14:25 16:05 18:00 21:00 20:00 22:00
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
3232-4510 /9 9849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br
-
Entretenimento5 horas atrás
Festival Gastronômico “A Moqueca é Aqui” celebra a cultura capixaba com entrada gratuita em Guarapari
-
Saúde2 dias atrás
Governo do Estado inicia novo serviço para pessoas com Doença Renal Crônica
-
Geral3 dias atrás
Câmara da Serra terá Feirão do Dia do Consumidor para negociação de dívidas
-
Geral2 dias atrás
Sistema Transcol e Aquaviário terão programação especial para Festa da Penha
-
Cidades3 dias atrás
Serra é a primeira no ranking de investimentos no Estado
-
Internacional3 dias atrás
Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano
-
Geral2 dias atrás
Justiça determina afastamento do presidente do INSS
-
Tecnologia4 dias atrás
Como remover o Gemini do seu Gmail para aumentar sua privacidade