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Cidades

Serra IPTU 2024: pedido de isenção deve ser feito até 10 de Maio

Redação Informe ES

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Aposentados e pensionistas que têm direito à isenção de IPTU na Serra devem ficar atentos ao prazo para fazer a solicitação do benefício, que vai até 10 de maio. Têm direito à vantagem aqueles com renda de até três salários mínimos por mês, moradores da Serra, que possuam apenas um imóvel com valor de até R$ 135.575,75 e que residam nele.

A isenção deve ser solicitada via processo eletrônico no link https://prefeiturasempapel.serra.es.gov.br/portal/login.aspx . O solicitante deve ter em mãos os seguintes documentos: cópia de RG e CPF ou documento equivalente do responsável pelo imóvel; cópia do comprovante de residência em nome do requerente; comprovante de renda de qualquer natureza, em que conste o nome do beneficiário e a espécie do rendimento (extrato de pagamento do benefício ou contracheque ou outro documento equivalente); e no caso de solicitação realizada por procurador deverá apresentar termo de procuração ou curatela.

Na Serra também estão isentos os proprietários de imóveis com valor de até R$ 62.279,67, desde que seja seu único imóvel e residência. Para esses casos, a isenção é automática.

Fonte: Secom/PMS – Texto: Djeisan Maria – Foto: Secom/PMS

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Cidades

Serra dá mais um passo rumo a um futuro sustentável: instituição da Comissão do Plano Serra 44+

Redação Informe ES

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A manhã da última sexta-feira, dia 13, marcou um momento importante para o desenvolvimento da Serra com a cerimônia de instituição da Comissão de Governança do Plano Estratégico de Longo Prazo Serra 2024-2044. O evento reuniu representantes do poder público, setor produtivo, academia e organizações da sociedade civil que participaram da elaboração do plano. 

A partir de agora, inicia-se a fase de implementação das estratégias e projetos que irão guiar a cidade nas próximas duas décadas. A expectativa agora é o início dos trabalhos de acompanhamento, divulgação dos projetos e mobilização da sociedade, garantindo que a visão construída para 2044 se torne realidade com o envolvimento e a corresponsabilidade de todos os setores.

Governança colaborativa e transparente

O modelo de governança adotado será multi-institucional, com a participação ativa de diferentes segmentos da sociedade. A Comissão será formada por dois comitês e grupos de trabalho dedicados a garantir uma gestão participativa, alinhada e transparente. Segundo o secretário de Gestão e Planejamento, Ricardo Pandolfi, “Estamos construindo juntos um caminho de progresso para a nossa cidade, com base em estudos, dados concretos e a participação ativa da sociedade”.

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Ele destacou ainda que o plano está focado em escutar as demandas da população e que será monitorado com base em uma carteira de nove projetos estruturantes, usando indicadores para tornar Serra uma das 20 principais cidades do Sudeste até 2044.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável

O Plano Serra 44+ é uma estratégia robusta que visa o crescimento equilibrado da cidade, priorizando a sustentabilidade ambiental, a inclusão social e o fortalecimento da economia local. “Estamos dando continuidade ao legado do ex-prefeito Vidigal, com muita responsabilidade e visão de futuro. Nosso planejamento é o norte para melhorar a qualidade de vida do serrano”, afirmou o prefeito Weverson Meireles.

Entre os avanços destacados pelo prefeito estão as melhorias na educação com salas de aula climatizadas, uso de energia solar e o desenvolvimento do plano de arborização da cidade. “Somos a cidade que mais investiu no Espírito Santo e o futuro começa agora. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar para isso”, completou.

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Parcerias e participação social

A elaboração do Plano contou com a consultoria da Macroplan e foi coordenada pela Associação de Empresários da Serra (Ases), com apoio técnico da Prefeitura. O presidente da Ases, Fábio Junger, ressaltou a importância da participação de vários atores na construção do documento. “O planejamento mostra onde estamos e o que precisamos avançar para a evolução da Serra”, comentou.

Fonte: Secom-PMS Texto: Djeisan Maria –  Foto: Dayana Souza

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Cidades

Presidente Kennedy realiza Conferência da Cidade com foco no futuro urbano sustentável

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A Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy, em parceria com instituições e representantes da sociedade civil, convida toda a comunidade para participar da Conferência da Cidade, que será realizada no dia 18 de junho de 2025, das 8h às 17h, no Auditório da Secretaria de Educação.

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o evento será um espaço democrático de diálogo e construção coletiva em torno de temas fundamentais para o futuro do município.

A programação inclui mesas de debate temáticas com especialistas e representantes locais, abordando mobilidade sustentável, saneamento básico, habitação, regularização fundiária e participação popular. Ao final, será realizada a Plenária Final, com apresentação das propostas prioritárias e eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência.

A participação é aberta a gestores públicos, conselheiros municipais, sociedade civil organizada, setor privado, técnicos e acadêmicos. Essa é uma oportunidade de contribuir ativamente com políticas públicas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

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Garanta sua participação! As inscrições já estão abertas.
Clique aqui para se inscrever!

Serviço:

Conferência da Cidade de Presidente Kennedy
Data: 18 de junho de 2025
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório SEME

Fonte das Informações: CCI – Coordenadoria de Comunicação Institucional

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Cidades

Cariacica: Agência do Trabalhador abre mais de mil vagas de emprego nesta segunda (09)

Redação Informe ES

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Notícia boa para quem está em busca de emprego! A partir de segunda-feira (9), a Agência do Trabalhador de Cariacica abre vagas para diversas áreas. São 1.088 oportunidades, incluindo 149 destinadas a pessoas com deficiência (PCD), para vários níveis de escolaridade e perfis profissionais.

Há vagas para auxiliar de logística, saladeira, auxiliar de estoque, atendente comercial, padeiro, fiscal de pátio, manobrista, auxiliar administrativo, entre outras. Para PCD, as vagas são de auxiliar de limpeza, controlador de acesso, auxiliar de cozinha, fiscal de pátio e outras. 

Os interessados devem comparecer à agência, localizada no Centro Administrativo de Cariacica, Avenida Alice Coutinho, nº 109, bairro Vera Cruz. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outra opção é preencher o formulário disponível abaixo e enviá-lo para o e-mail empregos@cariacica.es.gov.br, com o código e função da vaga no campo de assunto.

Atendimento via WhatsApp

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Por meio do WhatsApp, os candidatos podem acessar a lista de vagas, acompanhar o processo seletivo e tirar dúvidas sobre agendamento e candidatura. O atendimento é feito pelo número (27) 98831-6008, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As vagas também podem ser consultadas diretamente na sede da agência.

Fonte: Comunicação -PMC PorThaiz Blunck FotoClaudio Postay

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