Ligue-se a nós

Geral

Mulheres são mais conectadas, mas acessam menos serviços na internet

Colunista Noel Junior

Publicado

no

A semana começa e os clientes da doceira lida Ribeiro recebem, por meio de lista de transmissão, mensagem motivacional. Foi essa a estratégia adotada quando ela começou a usar a internet nos negócios: “Todos os domingos mandava uma mensagem para começarem a semana bem, mensagens com positividade. E daí vinham sempre três ou quatro encomendas”, conta. 

A proprietária de A Mineira Doceria Gourmet considera a internet importante aliada nas vendas. Agora, as mensagens motivacionais deixaram a lista de transmissão e são postadas no status. Pelas redes sociais, ela recebe atualmente pelo menos 90% dos pedidos.

A internet também é o instrumento de trabalho da empreendedora digital Tayane Andrade, que chega a trabalhar até 14 horas por dia quando precisa executar um projeto. “É um mundo muito rico em questão de conteúdo. Um mundo que dá para trabalhar e se sustentar”, defende.

Tanto Elida quanto Tayane não são regras entre as mulheres brasileiras. Apesar de estarem mais conectadas à internet que os homens, as mulheres ainda usam menos a rede para trabalhar ou para estudar.

A pesquisa Mulheres e Tecnologia – Dados sobre o acesso feminino a Tecnologias da Informação e Comunicação, da plataforma Melhor Plano, mostra que 85% das mulheres de 10 anos ou mais são usuárias de internet. Esse percentual entre os homens é menor, 77%.

Anúncio

Apesar disso, elas usam menos a internet para trabalhar. Em 2020, em meio à pandemia de covid-19, 32,47%, praticamente uma em cada três mulheres, usou a internet para realizar atividades relacionadas ao trabalho. Entre os homens, 44,16% fizeram esse uso.

estudo foi feito a partir dos dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Rotina na rede

As redes sociais entraram na rotina de Elida por causa de um cliente. Em Brasília, ela fazia doces e levava para vender nos bares da cidade. Foi quando um cliente a ajudou a criar perfis nas redes sociais. Ela passou então a postar onde estaria fazendo as vendas. Logo, passou a receber encomendas online e a ampliar os negócios, contratando funcionárias para a empresa. Quando veio a pandemia, já estava estabelecida de forma online e isso, segundo ela, foi fundamental.

“A minha mãe dependia de as pessoas comprarem, comerem e gostarem. Hoje, tem essa ferramenta gratuita que é Instagram”, diz Elida, que aprendeu a fazer bolos e doces com a mãe e a avó, que tinham o mesmo ofício.

Anúncio

Se não é possível conquistar os clientes pelo estômago, ela conquista pelos olhos: só posta aquilo “que dá vontade de comer com os olhos”, diz. “Os nossos doces são cem por cento artesanais e feitos diariamente. A gente tira várias fotos. O cuidado que temos é se olhamos a foto e temos vontade de comer. É a primeira coisa. Tem vontade de comer? Se sim, divulgo e, se não, nem divulgo”.

Muito trabalho

Para Tayane também foi fundamental o trabalho online, sobretudo na pandemia. “Essa pandemia não teve coisa boa, mas se tenho alguma coisa a agradecer desse tempo que fiquei em casa é justamente saber que mundo digital existe. É um privilégio”, diz.

Tayane dava aulas de empreendedorismo para mulheres. Com a necessidade de distanciamento social, as aulas passaram a ser online na pandemia. Foi aí que ela percebeu toda a dificuldade enfrentada por outras mulheres, que iam desde a falta de dinheiro para comprar pacotes de conexão, falta de equipamentos a até falta de tempo e de prioridade para se dedicar aos estudos. Como às vezes a família tinha um único celular, “a preferência era de quem trabalhava na rua ou era do marido, nunca dela”, diz.

Quando conseguiam passar muito tempo em frente às telas, se dedicando aos estudos, parecia que estavam fazendo algo errado. “Elas se sentiam um pouco desconfortáveis de passar tanto tempo dedicadas ao negócio porque era estranho e parecia que não estavam fazendo nada. No início, eu mesma me incomodava com isso também e, se não cuidar, até hoje a gente se incomoda porque parece que não está fazendo nada. Mas é tão trabalhosa quanto qualquer outra atividade, às vezes até mais”.

Anúncio

Hoje, Tayane deixou de dar aulas e se dedica ao próprio negócio, em que oferece mentorias e trabalha com marketing digital.

Fora do mercado digital

Segundo a pesquisa, a baixa proporção de mulheres que trabalham na rede pode estar relacionada à alta concentração da população feminina em trabalhos convencionais, que exigem pouco contato com os espaços online. “Talvez uma parte da população feminina ainda esteja concentrada em atividades que não exigem trabalho online, e sim mais presencial, físico, como domésticas ou mesmo cuidando da própria casa”, diz uma das sócias do Melhor Plano, Mariah Julia Alves.

“Grande parte das mulheres tem acesso à internet e isso é bem positivo”, complementa ela. “Mas, esses acessos têm sido usados em funções cotidianas – usam mensagens, chamadas de voz, para assistir vídeos, acessar redes sociais, coisas muito pessoais e que não são relacionadas à educação, ao desenvolvimento profissional”.

A desigualdade está também na formação. O estudo mostra que apenas 19,81% das mulheres entrevistadas revelaram ter feito cursos a distância em 2020. Entre os homens, o percentual foi 22,68%.

Anúncio

“Isso traduz muitas das desigualdades, em todos os aspectos, que nos atingem”, analisa a professora da Universidade de Brasília (UnB) Catarina de Almeida Santos.

“A gente enfrentou grande dificuldade para meninas e mulheres fazerem seus cursos de forma remota, durante a pandemia]. Quando estão em casa, ninguém entende que estão estudando. Muitas vezes, precisam olhar o filho ou são chamadas para fazer outra atividade. A própria infraestrutura domiciliar não possibilita que as mulheres tenham esse tempo e esse espaço”, diz Catarina.

Outras desigualdades

Os dados do Cetic.br mostram que há uma série de desigualdades no acesso à internet no Brasil, entre elas o tipo de equipamento pelo qual se acessa a rede. Homens têm mais acesso a múltiplos dispositivos, enquanto mulheres acessam mais a internet pelo celular, equipamento que tende a limitar algumas funções da rede.

A pesquisa Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros (TIC Domicílios) revela que mulheres negras acessaram a internet exclusivamente pelo telefone celular (67%) em maiores proporções que homens brancos (42%). Por outro lado, elas realizaram transações financeiras (37%), serviços públicos (31%) e cursos (18%) pela internet em proporções bastante inferiores às de homens brancos (51%, 49% e 30%, respectivamente).

Anúncio

“Essa questão de acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação foi inserida em contexto social cultural, ou seja, se se está em uma sociedade machista, em que mulheres têm menos oportunidades no offline, isso também vai se traduzir no mundo online”, diz o coordenador da pesquisa TIC Domicílios, Fabio Storino.

Segundo a analista do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão Cetic.br, Javiera Macaya, essa desigualdade de acesso e de oportunidades na internet começa desde cedo. “É preciso ter acessibilidade de gênero, ter acessibilidade considerando questões raciais. Sempre pensar em política pública, em dados, não parar em uma primeira camada de análise, mas incluir outras variáveis que são  importantes, ainda mais no contexto brasileiro”, diz.

Os pesquisadores enfatizam que é preciso garantir o acesso à internet, mas, além disso, a qualidade desse uso para todos, o que inclui equipamentos de qualidade, alta velocidade de conexão.

“Precisamos preparar nossa sociedade para esse mundo cada vez mais digital, pensar em políticas com as quais possamos trabalhar as habilidades digitais necessárias para conseguir a atividade online”, afirma Storino. “Não adianta o governo e as empresas estarem digitais se há uma população que ainda não é digital, que ainda é analógica, que precisa desenvolver certas habilidades. A gente precisa trabalhar tudo isso junto”, acrescenta.

Anúncio

Edição: Graça Adjuto

Geral

Filme “Conclave” dispara em audiência após morte do Papa Francisco

Redação Informe ES

Publicado

no

O filme Conclave, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, estreou no Prime Video em 16 de abril, mas foi apenas após a morte do Papa Francisco, no dia 21, que o longa-metragem ganhou enorme repercussão. De acordo com dados da Luminate, a audiência do filme cresceu impressionantes 283% após o falecimento do pontífice.

O drama, que aborda os bastidores da escolha de um novo papa após a morte de um líder da Igreja Católica, acabou se tornando ainda mais relevante e simbólico diante do contexto real. A coincidência entre a narrativa da obra e os acontecimentos atuais atraiu a atenção do público, impulsionando sua popularidade na plataforma de streaming.

Além do impacto emocional e da curiosidade despertada pelo tema, o prestígio do Oscar também colaborou para que Conclave se destacasse entre os títulos mais assistidos da semana. A expectativa é que o interesse pelo filme continue em alta, especialmente entre os que buscam compreender os rituais e as tensões que envolvem o conclave papal.

Terra

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Justiça determina afastamento do presidente do INSS

Redação Informe ES

Publicado

no

A Justiça Federal determinou o afastamento do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, um dos alvos da operação que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quarta-feira (23).

Batizada de Operação Sem Desconto, a ação mobilizou cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU nas investigações sobre um suposto esquema de descontos criminosos de aposentados e pensionistas.

De acordo com a PF, investigadores já reuniram indícios que sugerem a existência de “um esquema nacional de descontos de mensalidade associativa não autorizados em aposentadorias e pensões”. 

O cálculo é que as entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

A Justiça Federal também determinou que outros cinco servidores públicos cujos nomes não foram divulgados sejam afastados de suas funções. Além disso, autorizou o cumprimento de 211 mandados judiciais de busca e apreensão, seis prisões temporárias, além do sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão;

Anúncio

Os mandados foram cumpridos no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

A reportagem ainda não conseguiu contato com o presidente afastado Alessandro Stefanutto ou seus representantes legais. O espaço está aberto para inclusão de posicionamento do citado.

Agencia Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Sistema Transcol e Aquaviário terão programação especial para Festa da Penha

Redação Informe ES

Publicado

no

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado Espírito Santo (Ceturb-ES) preparou uma programação especial para atender os devotos de Nossa Senhora da Penha, que forem participar das festividades neste fim de semana e feriado — sábado (26), domingo (27) e segunda-feira (28).

Nove linhas exclusivas vão levar os romeiros até a Catedral de Vitória, no sábado (26), e trazê-los de volta. Também haverá reforço do serviço noturno regular, na madrugada de domingo (27), para atender os fiéis na volta da Romaria dos Homens. Além disso, serão disponibilizados ônibus de reserva nos terminais, nos três dias de programação especial.

O diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, ressaltou a importância do transporte público para atender os fiéis nesse momento festivo. “Preparamos um esquema especial de transporte coletivo para a Festa da Penha, visando garantir o acesso dos devotos com conforto aos locais das celebrações. Teremos linhas exclusivas, reforço no serviço noturno e ônibus de reserva nos terminais, tudo monitorado de perto por nossos agentes para eventuais ajustes, assegurando que a mobilidade não seja um obstáculo para a fé e a participação neste importante evento religioso”, salientou Antunes.

Além das linhas regulares, neste sábado (26), duas linhas especiais sairão do Terminal Vila Velha (Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T. Vila Velha; Catedral / 3ª Ponte / Centro de Vila Velha / Retorno Costa Pereira, 3ª Ponte / T. Vila Velha); uma do Terminal Ibes (Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T.Ibes); e uma do Terminal Itaparica (Catedral / Lindenberg / retorno 3ª Ponte / T. Itaparica). Essas linhas começam a circular a partir das 16h05 e prosseguem até as 18h40, com partidas a cada cinco minutos.

Haverá ainda uma linha exclusiva que partirá da Praça do Papa para levar os romeiros até a Praça Costa Pereira. A ideia é que os devotos de Nossa Senhora da Penha deixem seus veículos na Praça do Papa e se dirijam de ônibus para o Centro de Vitória e depois sigam a pé em romaria. Essa linha vai funcionar das 15h20 até as 18h40 do sábado (26).

Para o retorno da Romaria dos Homens, na madrugada do domingo (27), haverá partidas, com intervalos de 11 minutos, a partir das 23h15 até as 02h30. São outras quatro linhas circulares, todas saindo do Terminal Vila Velha, com destino à Avenida Adalberto Simão Nader; à Avenida Vitória e à Avenida Maruípe; ao Terminal São Torquato e entrada de Campo Grande, via Lindenberg; e ao terminal Carapina, via Reta da Penha.

Após a meia-noite, oito linhas noturnas (bacurau) do Sistema Transcol também serão reforçadas. São elas: 634, 664, 665, 667, 774, 775, 776 e 777.

Romaria das Mulheres

No domingo (27), acontece, a partir das 15h30, a Romaria da Mulheres, com saída do bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, até a o Parque da Prainha, onde ocorrerá uma missa, às 17h. Por isso, quatro linhas terão horários de reforço para atender no retorno das mulheres, a partir das 18 horas até as 21 horas. São as linhas 552, 652, 606 e 612.

Na segunda-feira (28), ponto alto da festa da Padroeira, além das linhas que atendem a região, serão disponibilizados outros 24 carros, que ficarão à disposição nos terminais caso haja aumento de demanda. Nos dias do fim de semana e no feriado, um total de 53 carros extras serão distribuídos nos terminais e poderão ser acionados, sempre que for necessário.

A programação especial da Festa da Penha será acompanhada de perto por agentes da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado Espírito Santo, que poderão fazer ajustes na operação, caso seja necessário.

Aquaviário

Neste ano, a novidade é a programação especial das barcas do Aquaviário, que terão horários diferenciados de sexta-feira (25) até a segunda-feira (28). No sábado (26), os horários se estenderão até a 1 hora, para que os romeiros que vierem de Vitória possam retornar à Praça do Papa e de lá seguirem seus destinos. E haverá extensão de horário, até as 00h40, para as lanchas que saem da Prainha para Porto de Santana.

Na última quinta-feira (17), o Governo do Estado anunciou uma nova forma de pagamento no serviço Aquaviário e que vai dar mais praticidade a usuários eventuais e turistas. Trata-se da implementação do pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito nas estações. Abaixo, você confere a programação das barcas.

Roda D’Água

Também na segunda-feira (28), para atender a quem for participar da Festa do Congo, em Roda D’Água, Cariacica, a Ceturb-ES vai disponibilizar mais dez carros extras, que ficarão à disposição no Terminal Itacibá, no período das 6h às 20 horas, para atender a um eventual aumento de demanda para a festa.


Serviço:

Anúncio

Confira a Programação do Transcol:

Aumento de oferta do Serviço Noturno (bacurau) nas linhas:

Linha 634 – T. Vila Velha / Terra Vermelha via. Coqueiral de Itaparica

Linha 664 – T. São Torquato / Praia da Costa via T. Vila Velha / Boa Vista

Anúncio

Linha 665 – T. Vila Velha / T. São Torquato via Santos Dumont/ Santa Mônica / Itaparica

Linha 667 – T. Vila Velha / T. São Torquato via Cobilândia / Vale Encantado / Araçás / Ibes

Linha 774 – T. São Torquato / Nova Rosa da Penha via Bubu

Linha 775 – T. São Torquato / Jardim Botânico via Castelo Branco

Anúncio

Linha 776 – T. São Torquato / Flexal II via Porto Velho

Linha 777 – T. São Torquato / Novo Brasil via Marcílio de Noronha

Linhas Exclusivas (Ida para a Catedral, a partir das 16h05)

Terminal Vila Velha / Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T. Vila Velha

Anúncio

Terminal Vila Velha / Catedral / 3ª Ponte / Centro de Vila Velha / Retorno Costa Pereira, 3ª Ponte / T. Vila Velha

Terminal Ibes / Catedral / Lindenberg / Retorno 3ª Ponte / T. Ibes

Terminal Itaparica / Catedral / Lindenberg / retorno 3ª Ponte / T. Itaparica

Linhas exclusivas (Volta dos Romeiros, saindo do T. Vila Velha, a partir da meia-noite)

Anúncio


Terminal Vila Velha / Centro de V. Velha / 3ª Ponte / Av. Adalberto Simão Nader / Camburi / T. Vila Velha

Terminal Vila Velha / Centro de Vila Velha / 3ª Ponte / Reta da Penha / Terminal Carapina

Terminal Vila Velha / Centro de Vila Velha / Av. Vitória via Maruípe / T. Vila Velha

Terminal Vila Velha / Av. Lindenberg / T. São Torquato / Entrada de Campo Grande

Programação do Aquaviário:

SEXTA FEIRA DATA  25/04/2025
401
Saída Porto de SantanaSaída Praça do Papa
06:2007:5009:2010:5012:2013:5507:0008:3010:0511:3513:1014:45
15:3017:0518:40   16:2017:5519:30   
402
Saída Praça do PapaSaída Prainha
06:2506:4507:1007:3007:5008:1006:2506:4507:1007:3007:5008:10
08:4009:0009:2009:4010:3011:1008:4009:0009:2009:4010:1010:50
12:0012:4513:3514:2015:1015:3511:4012:2513:1514:0014:5015:35
15:5516:2516:4517:1017:3018:0015:5516:2516:4517:1017:3018:00
18:2018:4519:0519:3020:2021:0018:2018:4519:0520:0020:4021:20
21:40 22:00 
SÁBADO DATA 26/04/2025
401
Saída Porto de SantanaSaída Praça do Papa
09:1010:4012:2014:0015:4017:2008:1009:5011:3013:1014:5016:30
402
Saída Praça do PapaSaída Prainha
     08:10      
08:4009:0009:2009:4010:3011:1008:4009:0009:2009:4010:1010:50
12:0012:4513:3514:2015:1015:3511:4012:2513:1514:0014:5015:35
15:5516:2516:4517:1017:3018:0015:5516:2516:4517:1017:3018:00
18:2018:4519:0519:3020:3021:2018:2018:4519:0520:0021:0021:40
22:0022:4023:2000:0000:40 22:2023:0023:4000:2001:00 
    
403
Saída Porto de SantanaSaída Prainha
08:2010:0511:4513:2515:0516:4509:1510:5512:3514:1515:5517:35
23:50 23:0500:40 
DOMINGO DATA 27/04/2025
401
Saída Porto de SantanaSaída Praça do Papa
08:1009:5011:3013:1014:5016:3009:0010:4012:2014:0015:4017:20
            
402
Saída Praça do PapaSaída Prainha
     08:10      
08:4009:0009:2009:4010:3011:1008:4009:0009:2009:4010:1010:50
12:0012:4513:3514:2015:1015:3511:4012:2513:1514:0014:5015:35
15:5516:2516:4517:1017:3018:0015:5516:2516:4517:1017:3018:00
18:2018:4519:0519:3020:0021:0018:2018:4519:0519:3020:4021:20
21:40     22:00     
403
Saída Porto de SantanaSaída Prainha
10:1511:5513:3515:1516:5519:0009:2511:0512:4514:2516:0518:00
21:00 20:0022:00 
  SEGUNDA FEIRA DATA 28/04/2025
401
Saída Porto de SantanaSaída Praça do Papa
06:2007:5009:2010:5012:2013:5507:0008:3010:0511:3513:1014:45
15:3017:0518:40   16:2017:5519:30   
402
Saída Praça do PapaSaída Prainha
     08:10      
08:4009:0009:2009:4010:3011:1008:4009:0009:2009:4010:1010:50
12:0012:4513:3514:2015:1015:3511:4012:2513:1514:0014:5015:35
15:5516:2516:4517:1017:3018:0015:5516:2516:4517:1017:3018:00
18:2018:4519:0519:3020:0021:0018:2018:4519:0519:3020:4021:20
21:40     22:00     
403
Saída Porto de SantanaSaída Prainha
10:1511:5513:3515:1516:5519:0009:2511:0512:4514:2516:0518:00
21:00     20:0022:00    

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
3232-4510 /9 9849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados